Repository logo
 
Publication

Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica

dc.contributor.authorPinto, M. O.
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.date.accessioned2024-01-07T14:28:19Z
dc.date.available2024-01-07T14:28:19Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractEsta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita, desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”, reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na “sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira & Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. O. & Cardoso, I. (2023). Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro. https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4649
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCELGA‐ILTEC / CLUNLpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sites.ipleiria.pt/3enda2023/livro-de-resumos/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectescrita académicapt_PT
dc.subjectinteracionismo sociodiscursivopt_PT
dc.subjectmodo de verbalizaçãopt_PT
dc.subjectrelatório de investigaçãopt_PT
dc.subjectsequência de ensinopt_PT
dc.titleFormando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage28pt_PT
oaire.citation.titleENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico.pt_PT
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Microsoft Word - ENDA3_Livro_de_resumos_v7.docx.pdf
Size:
145.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: