Publication
Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica
dc.contributor.author | Pinto, M. O. | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-01-07T14:28:19Z | |
dc.date.available | 2024-01-07T14:28:19Z | |
dc.date.issued | 2023-09 | |
dc.description.abstract | Esta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita, desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”, reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na “sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira & Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, M. O. & Cardoso, I. (2023). Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro. https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/ | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4649 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CELGA‐ILTEC / CLUNL | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/livro-de-resumos/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | escrita académica | pt_PT |
dc.subject | interacionismo sociodiscursivo | pt_PT |
dc.subject | modo de verbalização | pt_PT |
dc.subject | relatório de investigação | pt_PT |
dc.subject | sequência de ensino | pt_PT |
dc.title | Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 28 | pt_PT |
oaire.citation.title | ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. | pt_PT |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Microsoft Word - ENDA3_Livro_de_resumos_v7.docx.pdf
- Size:
- 145.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: