Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A filosofia da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), tem por base a promoção da autonomia da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. Através da implementação deste novo modelo de cuidados pretende-se o desenvolvimento de um trabalho integrado e pró-activo de equipas de saúde e de apoio social com o envolvimento dos utentes e familiares/cuidadores informais, respeitando as suas necessidades e preferências.
Vários profissionais desenvolvem a sua actividade nestes contextos, da área psicossocial e de saúde, nomeadamente os enfermeiros, sendo o desenvolvimento das actividades destes profissionais transversais a todas as tipologias preconizadas pela RNCCI.
A nossa preocupação tem vindo a centrar-se nos resultados sensíveis que decorrem do desenvolvimento das intervenções do enfermeiro em contextos da RNCCI. Os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem referem-se às consequências ou efeitos das intervenções levadas a cabo pelos enfermeiros e manifestam-se por mudanças no estado de saúde/doença dos utentes, comportamento ou percepção e/ ou pela resolução do presente problema pelo qual a intervenção de enfermagem foi proporcionada (Doran, 2003). Como objetivo do desenvolvimento da nossa tese enunciamos: Identificar o potencial das intervenções de enfermagem prestadas em contextos da RNCCI, como resposta às necessidades da pessoa idosa; Sistematizar indicadores de ganhos em saúde resultantes das intervenções de enfermagem à pessoa idosa em contextos da RNCCI. Propomo-nos realizar uma revisão sistemática da literatura no sentido da identificação de instrumentos de colheita de dados, identificando dimensões e/ou variáveis mediadas pelos focos definidos pela Ordem dos Enfermeiros (OE, 2009), como áreas centrais de actuação em contextos da RNCCI. Estas constituir-se-ão como dimensões/variáveis a submeter a um painel constituído por peritos das cincos regiões de saúde recorrendo à técnica de Delphi, para sua validação. Após esta validação construir-se-ão os instrumentos de colheita de dados que serão aplicados respectivamente aos enfermeiros que desenvolvem actividades nas unidades de internamento da RNCCI da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – Distrito de Santarém e a uma amostra intencional de utentes. Para a concretização do desenho do estudo, propomo-nos seguir uma perspectiva metodológica de triangulação metodológica – inter-métodos, que pressupõe a utilização de diferentes métodos em relação ao mesmo objecto de estudo (Denzi, 1989; Flirck, 2005) com implementação sequencial, que sustentará o tratamento e análise de dados conducentes à explicação de como as intervenções de enfermagem produzem ganhos em saúde nas pessoas idosas em contextos da RNCCI. Pretendemos assim que o nosso estudo contribua para a explicação de como as intervenções de enfermagem produzem ganhos em saúde nas pessoas idosas em contextos da RNCCI
Description
Poster apresentado no VII Congresso Hispano-Luso de Estudiantes de Enfermeria. Oviedo Março 2012
Keywords
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM RESULTADOS SENSIVEIS PESSOA IDOSA