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EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académica

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FINAL EBEPS-A FUNCHAL 2019.pdf836.6 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na centralidade da variável bem-estar nos domínio da educação e da qualidade de vida, pela complexidade subjacente e importância que tem para o desenvolvimento e para a vida social dos indivíduos (Soares, Pais-Ribeiro & Silva, 2019), é nosso objetivo apresentar a Escala EBEPS-A©, um instrumento para a população portuguesa, de auto-resposta ordinal de 5 pontos tipo Likert constituida por 76 itens (alpha de Cronbach .96) distribuidos por 5 subescalas: 1- Motivação, 2- Auto-Estima, 3- Bem-Estar Interpessoal, 4- Auto-Eficácia e 5- Suporte Social, sendo que cada subescala tem respetivamente 26, 14, 16, 14 e 6 itens constituintes da sua estrutura fatorial, explicados por uma % de variância respetiva de 24,17%, 4,53%, 3,66%, 2,41% e 2,38%. Os valores de Alpha de Cronbach situam-se entre .93 e .77. A amostra do estudo possui características de uma amostra probabilística, existindo uma probabilidade conhecida igual de 0% a 100% de ser selecionada, o que significa que a probabilidade de seleção é desconhecida. Caracteriza-se essencialmente por uma amostra heterogénea onde são representados todos os valores e ainda porque existe mais do que uma variável representada. O predomínio do sexo feminino muito saliente acompanha a tendência para o fenómeno da feminização com dados de 1044 alunos de Portugal Continental e Insular (N= 1044; 61.1% fem. 38.9% masc; idade 12-19). O estudo métrico da EBEPS-A evidencia uma boa dispersão dos resultados (valor de desvio padrão) apresentando também os coeficientes de correlação item/total da escala valores significativos de serem considerados (p=.01). Os factores encontrados explicam 37,15% da variância encontrada. Já na sua constituição final de 76 itens, a EBEPS-A apresenta um valor de alpha muito semelhante ao inicial (.96) sendo um valor apontado na literatura como excelente (Almeida & Freire, 2003; Hill & Hill, 2002; Maroco, 2003; Pestana & Gageiro, 2003; Galinha & Loureiro, 2006). Os dados sugerem a não existência de diferenças significativas entre a EBEPS-A e a validação por referência a critério MHI (Pais Ribeiro, 2002). Relativamente à EBEPS-A a media da nossa amostra situa-se nos 307,46 pontos, para um DP de 30,99. Resulta ainda evidente que a distribuição, curva de Gauss, parece distribuir-se num contínuo normal, embora apresentando uma ligeira deslocação à direita, situando-se o limite inferior nos 276,47 pontos e o limite superior nos 338,45 pontos, encontrando-se a zona intermédia no intervalo dos valores referidos.

Description

Keywords

educação qualidade de vida bem estar

Citation

Galinha, S. A. & Loureiro, M.J. (2019, junho 27-29). Escala EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académico. In M. Pocinho; D. Lopes; D. Rodrigues; S. Garcês; E. Câmara (Ed.), Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal.

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