Publication
EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académica
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Loureiro, Manuel | |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T14:58:43Z | |
dc.date.available | 2020-12-04T14:58:43Z | |
dc.date.issued | 2019-06-27 | |
dc.description.abstract | Na centralidade da variável bem-estar nos domínio da educação e da qualidade de vida, pela complexidade subjacente e importância que tem para o desenvolvimento e para a vida social dos indivíduos (Soares, Pais-Ribeiro & Silva, 2019), é nosso objetivo apresentar a Escala EBEPS-A©, um instrumento para a população portuguesa, de auto-resposta ordinal de 5 pontos tipo Likert constituida por 76 itens (alpha de Cronbach .96) distribuidos por 5 subescalas: 1- Motivação, 2- Auto-Estima, 3- Bem-Estar Interpessoal, 4- Auto-Eficácia e 5- Suporte Social, sendo que cada subescala tem respetivamente 26, 14, 16, 14 e 6 itens constituintes da sua estrutura fatorial, explicados por uma % de variância respetiva de 24,17%, 4,53%, 3,66%, 2,41% e 2,38%. Os valores de Alpha de Cronbach situam-se entre .93 e .77. A amostra do estudo possui características de uma amostra probabilística, existindo uma probabilidade conhecida igual de 0% a 100% de ser selecionada, o que significa que a probabilidade de seleção é desconhecida. Caracteriza-se essencialmente por uma amostra heterogénea onde são representados todos os valores e ainda porque existe mais do que uma variável representada. O predomínio do sexo feminino muito saliente acompanha a tendência para o fenómeno da feminização com dados de 1044 alunos de Portugal Continental e Insular (N= 1044; 61.1% fem. 38.9% masc; idade 12-19). O estudo métrico da EBEPS-A evidencia uma boa dispersão dos resultados (valor de desvio padrão) apresentando também os coeficientes de correlação item/total da escala valores significativos de serem considerados (p=.01). Os factores encontrados explicam 37,15% da variância encontrada. Já na sua constituição final de 76 itens, a EBEPS-A apresenta um valor de alpha muito semelhante ao inicial (.96) sendo um valor apontado na literatura como excelente (Almeida & Freire, 2003; Hill & Hill, 2002; Maroco, 2003; Pestana & Gageiro, 2003; Galinha & Loureiro, 2006). Os dados sugerem a não existência de diferenças significativas entre a EBEPS-A e a validação por referência a critério MHI (Pais Ribeiro, 2002). Relativamente à EBEPS-A a media da nossa amostra situa-se nos 307,46 pontos, para um DP de 30,99. Resulta ainda evidente que a distribuição, curva de Gauss, parece distribuir-se num contínuo normal, embora apresentando uma ligeira deslocação à direita, situando-se o limite inferior nos 276,47 pontos e o limite superior nos 338,45 pontos, encontrando-se a zona intermédia no intervalo dos valores referidos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Galinha, S. A. & Loureiro, M.J. (2019, junho 27-29). Escala EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académico. In M. Pocinho; D. Lopes; D. Rodrigues; S. Garcês; E. Câmara (Ed.), Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96606-5-6. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3120 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | SNIP | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | bem estar | pt_PT |
dc.title | EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Galinha | |
person.givenName | Sónia Maria Gomes Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isProjectOfPublication | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce |