Repository logo
 
Publication

Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.contributor.authorSantos, Elvira
dc.contributor.authorGuerreiro, Helena Gil
dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.contributor.authorCorreia, Paulo
dc.date.accessioned2025-02-13T23:37:09Z
dc.date.available2025-02-13T23:37:09Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAs Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos alunos, a experiência prévia do professor e o mérito da tarefa proposta ou dos recursos disponíveis, por exemplo. A definição de uma tarefa e a gestão da sua implementação requerem um trabalho exigente, continuado e sujeito a adaptações, ajustes e melhorias decorrentes da experiência. Não menos relevante é a avaliação das aprendizagens, com ênfase na sua função reguladora, como forma de orientar o trabalho do professor e alunos na contínua melhoria das aprendizagens. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a conceção e implementação de tarefas na sala de aula, do ponto de vista do professor, partindo de experiências desenvolvidas com turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos que anteciparam a operacionalização das AE.por
dc.identifier.citationBrunheira, L., Santos, E., Guerreiro, H. G., Branco, N., & Correia, P. (2024). Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor, Educação e Matemática, 174, 22-28. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/3003
dc.identifier.issn2795-4730
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5699
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação dos Professores de Matemática
dc.relation.hasversionhttps://em.apm.pt/index.php/em/article/view/3003
dc.rights.uriN/A
dc.subjectaprendizagens essenciais
dc.subjectformação de professores
dc.subjectmatemática
dc.subjectensino básico
dc.titleDas aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professorpor
dc.typejournal
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28
oaire.citation.startPage22
oaire.citation.titleEducação e Matemática
oaire.citation.volume174
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBranco
person.givenNameNeusa
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24 E&M Dasaprendizagensessenciais.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: