Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rodrigues Ribeiro Barroso da Silva, Isabel Maria

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular
    Publication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro da
    A formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
  • Gestão da dor – que respostas de enfermagem. Um roteiro para o diagnóstico de situação
    Publication . Santos, Irene; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Rosa, Marta; Marques, Gina Maria Da Silva
    A gestão de sintomas em situação de doença crónica é, atualmente, uma das principais razões para a procura dos cuidados de saúde, constituindo, como resposta, um interesse crescente dos profissionais e instituições de saúde. Salienta-se, neste contexto, a dor, enquanto fenómeno clínico e epidemiológico, dadas as repercussões a nível da perceção individual do estado de saúde-doença bem como as consequências familiares, sociais e económicas. Na sequência duma revisão sistemática da literatura, realizada em 2013, no âmbito do projeto Gestão de sintomas: Dor e autocuidado no âmbito do processo de doença crónica, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS), foi realizado um diagnóstico de situação no sentido de caracterizar os contextos de prestação de cuidados de saúde à pessoa com dor, no concelho de Santarém. Desse diagnóstico damos conta neste artigo, cujos objetivos são apresentar o roteiro metodológico seguido e perspetivar a continuidade do processo de planeamento, na procura de respostas conjuntas para um problema de saúde relevante, quer para o indivíduo quer para a comunidade.
  • O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educação
    Publication . Martins, Luísa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
    O artigo baseia-se num relatório de estágio sob a temática " necessidades de educação do cuidador informal de pessoa idosa dependente em contexto domiciliário”. Objetivos: fundamentar a prática de enfermagem comunitária, tendo por base a literatura e dados relevantes para a sua prática, assim como o Modelo de Enfermagem de Betty Neuman; refletir sobre as intervenções de enfermagem realizadas em contexto domiciliário, com o cuidador informal, tendo por base a revisão sistemática da literatura. O estágio realizou-se em Ourém, local onde foi caracterizado o cuidador informal e as suas necessidades de educação. Foram alvo das intervenções 10 cuidadores de pessoas idosas dependentes, inscritos e residentes na área geográfica de abrangência do Centro de Saúde, freguesia de Nossa Senhora da Piedade em que as pessoas idosas dependentes, necessitavam de cuidados de enfermagem no domicílio. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário, que foi aplicado em contexto domiciliário. Os resultados revelaram que os cuidadores tinham um perfil sociodemográfico semelhante ao referido na pesquisa efetuada, com recurso à revisão sistemática da literatura, assim como as suas necessidades de educação. Os temas abordados foram ao encontro das necessidades identificadas. Descreve-se ainda a importância das estratégias utilizadas na educação do cuidador informal, sendo este o sujeito principal da intervenção do enfermeiro.
  • Health Literacy questionnaire development for 9 and 10 years old: a discussion of assessment tools!
    Publication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Barroso, Isabel; Saboga-Nunes, Luís; Bittlingmayer, Uwe
    With Health literacy (HL) investments - to promote health and self-care during people’s life cycles (childhood, especially) health professionals approach is multi-dimensional: within the family, school settings and community. The objective of this study is to explore the feasibility and usability of a questionnaire to characterize HL levels among 9 and 10 years old. It is expected that this will help health care personal to better focus health promotion initiatives in the school setting. Methods: The CrAdLiSa project in conjunction with the HLCA German Consortium, implemented a field test for the newly developed HL assessment tool for children in the Portuguese context. This is a deductive-inductive, exploratory-descriptive study including 16 children, with 9 and 10 years old, from 2 different elementary schools in Santare´m District (rural and urban areas). Semi-structured interviews aim at exploring the cognitive appraisal of concepts and indicators at the base of the questionnaire developed to assess HL levels. Data was subjected to content analysis, with a priori and a posteriori categorization. Results: Preliminary results point to the cognitive comprehension by children of the feasibility of an instrument to assess their HL levels. It depicts discriminatory capabilities (to allow characterization of low, medium or high levels of HL). Children living in urban areas, having better financial resources are less likely to develop obesity, or low weight. Better self-perception of school performance, good relationship with family members, parents with higher education or higher levels of HL appear to have better quality of life. Conclusions: Results suggest the need to invest in children’s and families’ HL, while taking into consideration personal, environmental and socioeconomic determinants. School settings should be considered as a natural arena to improve children’s (and, as a result, families’ and communities’) HL levels.