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Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade

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As crianças são capazes de desenhar organizações espaciais. Fomos verificar se o estádio de desenvolvimento gráfico da criança (D) condicionaria a sua atividade de orientação (O). Amostra: 38 crianças de 4 e 5 anos (4,58±0,5 anos, 4 anos n=16; meninas= 24), com consentimento informado e assentimento. Método: Para análise do D, foram usados os critérios de [1], [2], [14] e [15]. Para análise da O aplicou-se o protocolo de [16], com possibilidade de a criança escolher entre levar ou deixar "mapa" alinhado no local de partida [3]. Crianças sem atingir D de realismo intelectual (RI), fizeram a O através da fotografia aérea. Resultados: As crianças conseguiram representar através de desenho um local reduzido (sala) que lhes era familiar e usá-lo como seu mapa para uma O. Entre géneros, não houve diferença em D e O. Nos 4 anos, o investimento no pormenor revelado em D, esteve diretamente associado à sua capacidade de autonomia na O. Para ambas as idades, um maior número de objetos similares e de locais a encontrar reduziu a autonomia na O. Conclusão: Aos 4 anos de idade o D pode condicionar a autonomia na O, mas não impedi-la.
Children are able to draw spatial organizations. We went to check whether the child's stage of graphic development (D) would constrain her/his orienteering activity (O). Sample: 38 children aged 4 and 5 years (4.58±0.5 years, 4 years n=16; girls=24), with informed consent and assent. Method: For the analysis of D, the criteria of [1], [2], [14] and [15] were used. For the analysis of O, the protocol of [16) was applied, with the possibility of the child choosing between taking or leaving the "map" lined up at the starting point [3]. Children without reaching a D for intellectual realism (RI) made an O through aerial photography. Results: The children were able to draw a reduced place (room) that was familiar to them and use it as their map for an O. Between genders, there was no difference in D and O. In the 4 years, the investment in detail revealed in D, was directly associated with their autonomy capacity in O. For both ages, a greater number of similar objects and places to find reduced autonomy in O. Conclusion: At 4 years of age, D can condition autonomy in O, but do not impeach it.

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Keywords

orientação desenvolvimento gráfico desenho próprio mapa pré-escolar orienteering activity graphic development stage own drawing photography preschoo

Citation

Cerejeira, L., Costa, B., Graça, F., Pereira, A., Brito, M. C., Serrão-Arrais, A., & Catela, D. (2023). Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 205-210). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

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Centro de Publicações/Universidade da Maia

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