Publication
Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade
dc.contributor.author | Cerejeira, L. | |
dc.contributor.author | Costa, B. | |
dc.contributor.author | Graça, F. | |
dc.contributor.author | Pereira, A. | |
dc.contributor.author | Brito, M | |
dc.contributor.author | Serrão-Arrais, Ana | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.date.accessioned | 2024-02-10T15:31:35Z | |
dc.date.available | 2024-02-10T15:31:35Z | |
dc.date.issued | 2023-11 | |
dc.description.abstract | As crianças são capazes de desenhar organizações espaciais. Fomos verificar se o estádio de desenvolvimento gráfico da criança (D) condicionaria a sua atividade de orientação (O). Amostra: 38 crianças de 4 e 5 anos (4,58±0,5 anos, 4 anos n=16; meninas= 24), com consentimento informado e assentimento. Método: Para análise do D, foram usados os critérios de [1], [2], [14] e [15]. Para análise da O aplicou-se o protocolo de [16], com possibilidade de a criança escolher entre levar ou deixar "mapa" alinhado no local de partida [3]. Crianças sem atingir D de realismo intelectual (RI), fizeram a O através da fotografia aérea. Resultados: As crianças conseguiram representar através de desenho um local reduzido (sala) que lhes era familiar e usá-lo como seu mapa para uma O. Entre géneros, não houve diferença em D e O. Nos 4 anos, o investimento no pormenor revelado em D, esteve diretamente associado à sua capacidade de autonomia na O. Para ambas as idades, um maior número de objetos similares e de locais a encontrar reduziu a autonomia na O. Conclusão: Aos 4 anos de idade o D pode condicionar a autonomia na O, mas não impedi-la. | pt_PT |
dc.description.abstract | Children are able to draw spatial organizations. We went to check whether the child's stage of graphic development (D) would constrain her/his orienteering activity (O). Sample: 38 children aged 4 and 5 years (4.58±0.5 years, 4 years n=16; girls=24), with informed consent and assent. Method: For the analysis of D, the criteria of [1], [2], [14] and [15] were used. For the analysis of O, the protocol of [16) was applied, with the possibility of the child choosing between taking or leaving the "map" lined up at the starting point [3]. Children without reaching a D for intellectual realism (RI) made an O through aerial photography. Results: The children were able to draw a reduced place (room) that was familiar to them and use it as their map for an O. Between genders, there was no difference in D and O. In the 4 years, the investment in detail revealed in D, was directly associated with their autonomy capacity in O. For both ages, a greater number of similar objects and places to find reduced autonomy in O. Conclusion: At 4 years of age, D can condition autonomy in O, but do not impeach it. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cerejeira, L., Costa, B., Graça, F., Pereira, A., Brito, M. C., Serrão-Arrais, A., & Catela, D. (2023). Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 205-210). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53655-5-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4731 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Publicações/Universidade da Maia | pt_PT |
dc.relation | FCT UIDP/04748/2020-UIDB/04748/2020 CIEQV | pt_PT |
dc.subject | orientação | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento gráfico | pt_PT |
dc.subject | desenho próprio | pt_PT |
dc.subject | mapa | pt_PT |
dc.subject | pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | orienteering activity | pt_PT |
dc.subject | graphic development stage | pt_PT |
dc.subject | own drawing | pt_PT |
dc.subject | photography | pt_PT |
dc.subject | preschoo | pt_PT |
dc.title | Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade | pt_PT |
dc.title.alternative | Own drawing of known reduced space for orienteering activity in 4-5 years-old children | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Maia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 210 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 205 | pt_PT |
person.familyName | Arrais | |
person.familyName | Catela | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | David | |
person.identifier | 000000006879862X | |
person.identifier.ciencia-id | 7519-5ACF-4F26 | |
person.identifier.ciencia-id | 2118-1841-45D3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9025-6031 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0759-8343 | |
person.identifier.rid | J-3158-2016 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c | |
relation.isAuthorOfPublication | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- cerejeira_catela_des-prop-map-orient-pré-esc_edmc_23.PDF
- Size:
- 345.55 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: