Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Ações para a inclusão de pessoas idosas no Instituto Federal de Brasília: políticas públicas para a qualidade de vida
    Publication . Valdineia, C.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Costa, C.
    No mundo atual, as constantes mudanças exigem uma sociedade, cada dia mais conectada, globalizada e envolvida em um contexto que demanda por atualizações, novos conhecimentos e capacidades, independente da faixa etária dos indivíduos. Desta forma, é preciso o desenvolvimento de ações educacionais conscientes e que aconteçam de maneira permanente, possibilitando a evolução do homem durante toda a sua vida, considerando o seu espaço histórico, cultural, político e social, que permita sua a evolução junto com a sociedade. Os instrumentos legais no Brasil asseguram a educação como direito fundamental para todos, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, a sua preparação para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho, conforme previsto no Art. 205 da Constituição Federal (Brasil, 1988). Considerando a população idosa como parte desse todo com direito à educação, reforçado em outros documentos legais como o Estatuto do Idoso (Brasil, 2003), percebe-se que ainda não existe nenhuma política que trate especificamente da educação para a terceira idade.
  • Problemáticas de doenças ocupacionais de servidores públicos e dos cuidadores formais e informais
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    Constitui-se como objetivo central apresentar os estudos empíricos realizados em relação à problemática das doenças ocupacionais de servidores públicos brasileiros desenvolvidos no IFB assim como os estudos empíricos desenvolvidos com cuidadores formais e informais na área da inclusão realizados na APPACDM de Santarém.
  • EBEPS-A© Instrumento para prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso académica
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Loureiro, Manuel
    Na centralidade da variável bem-estar nos domínio da educação e da qualidade de vida, pela complexidade subjacente e importância que tem para o desenvolvimento e para a vida social dos indivíduos (Soares, Pais-Ribeiro & Silva, 2019), é nosso objetivo apresentar a Escala EBEPS-A©, um instrumento para a população portuguesa, de auto-resposta ordinal de 5 pontos tipo Likert constituida por 76 itens (alpha de Cronbach .96) distribuidos por 5 subescalas: 1- Motivação, 2- Auto-Estima, 3- Bem-Estar Interpessoal, 4- Auto-Eficácia e 5- Suporte Social, sendo que cada subescala tem respetivamente 26, 14, 16, 14 e 6 itens constituintes da sua estrutura fatorial, explicados por uma % de variância respetiva de 24,17%, 4,53%, 3,66%, 2,41% e 2,38%. Os valores de Alpha de Cronbach situam-se entre .93 e .77. A amostra do estudo possui características de uma amostra probabilística, existindo uma probabilidade conhecida igual de 0% a 100% de ser selecionada, o que significa que a probabilidade de seleção é desconhecida. Caracteriza-se essencialmente por uma amostra heterogénea onde são representados todos os valores e ainda porque existe mais do que uma variável representada. O predomínio do sexo feminino muito saliente acompanha a tendência para o fenómeno da feminização com dados de 1044 alunos de Portugal Continental e Insular (N= 1044; 61.1% fem. 38.9% masc; idade 12-19). O estudo métrico da EBEPS-A evidencia uma boa dispersão dos resultados (valor de desvio padrão) apresentando também os coeficientes de correlação item/total da escala valores significativos de serem considerados (p=.01). Os factores encontrados explicam 37,15% da variância encontrada. Já na sua constituição final de 76 itens, a EBEPS-A apresenta um valor de alpha muito semelhante ao inicial (.96) sendo um valor apontado na literatura como excelente (Almeida & Freire, 2003; Hill & Hill, 2002; Maroco, 2003; Pestana & Gageiro, 2003; Galinha & Loureiro, 2006). Os dados sugerem a não existência de diferenças significativas entre a EBEPS-A e a validação por referência a critério MHI (Pais Ribeiro, 2002). Relativamente à EBEPS-A a media da nossa amostra situa-se nos 307,46 pontos, para um DP de 30,99. Resulta ainda evidente que a distribuição, curva de Gauss, parece distribuir-se num contínuo normal, embora apresentando uma ligeira deslocação à direita, situando-se o limite inferior nos 276,47 pontos e o limite superior nos 338,45 pontos, encontrando-se a zona intermédia no intervalo dos valores referidos.
  • Relevância do envelhecimento e da capacitação na intervenção gerontológica
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    Partindo da importância cada vez maior da afirmação dos projetos socioeducativos para seniores, constitui-se como objetivo perspetivar no contextos atuais o envelhecimento bem-sucedido como eixo norteador para a melhoria da qualidade de vida das populações, num foco alargado, e das famílias e dos indivíduos, num foco mais individualizado. São considerados alguns Novos Desafios do Envelhecimento para a Qualidade e a Capacitação numa visão multidisciplinar, dados Portugueses e ímpares da Região Centro, e por último, especificamente algumas características da Intervenção Socio Emocional e Cognitiva e da Intervenção Psicológica em Grupo.
  • Qualidade de vida dos cuidadores familiares de adultos com deficiência ou incapacidade intelectual
    Publication . Santos, Ana; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Cunha, Bruno
    Este estudo tem como principais objetivos (1) avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos Cuidadores Familiares (CF) de Adultos com Deficiência ou Incapacidade Intelectual, através da identificação dos domínios e facetas do WHOQOL-Bref mais afetadas; (2) estudar a medida de associação entre algumas variáveis relacionadas com a prestação de cuidados e a QV dos CF; (3) avaliar as diferenças nos indicadores de QV entre CF do sexo masculino e feminino e (4) avaliar a relação entre o desgaste associado à prestação de cuidados dos CF e a sua QV