Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, Bento
    Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
  • Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores
    Publication . Correia, Marisa; Santos, Raquel; Maia E Carmo, Teresa
    O avanço vertiginoso das tecnologias digitais nos últimos anos tornou urgente a formação de cidadãos com novas competências, que lhes permitam tirar partido das suas potencialidades de forma crítica e consciente. Além disso, o desenvolvimento e a massificação das tecnologias abriram caminho a novos empregos nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). De acordo com indicadores da União Europeia (Caprile, Palmén, Sanz & Dente, 2015), a taxa de emprego em profissões STEM deverá aumentar significativamente até 2025, tornando-se necessário formar mais indivíduos altamente qualificados nestas áreas. Cabe, assim, à escola estimular desde cedo os alunos para prosseguirem carreiras nestas áreas, o que implica repensar o papel do aluno e do professor (Cohen & Patterson, 2012). Capraro e Slough (2013) consideram que, para dar resposta a tais desafios, os professores deverão apostar em metodologias de ensino inovadoras baseadas em projetos interdisciplinares, que envolvam os alunos em experiências autênticas e contextualizadas. Diversos autores têm destacado a integração da programação e da robótica na realização de projetos interdisciplinares (Bers, 2008; Chalmers, 2017; Jaipal-Jamani & Angeli, 2017; Martins & Fernandes, 2015; Sáez-López, Román-González & VázquezCano, 2016), com o intuito de promover as aprendizagens nas áreas STEM, desde o pré-escolar. Para além das vantagens da robótica na promoção de competências de lógica, de resolução de problemas, de pensamento crítico (Sáez-López et al., 2016), da criatividade (Martins, Teixeira & Vargas, 2016), da interdisciplinaridade (Bers, 2008; Sáez-López et al., 2016) e do interesse dos alunos (Benitti, 2012), esta permite a articulação com as Artes e com a aprendizagem da língua (Rusk, Resnick, Berg & Pezalla-Granlund, 2008). Em linha com estas ideias, Martins e Fernandes (2015) concluíram, no seu estudo, que o desenvolvimento de projetos no 1.º Ciclo com recurso a robôs fomenta a cooperação, a aprendizagem da Matemática e a escrita de histórias. Face aos importantes desafios que se colocam à escola, é fundamental preparar os professores, em formação (JaipalJamani & Angeli, 2017) e em exercício (Chalmers, 2017; Han, Yalvac, Capraro & Capraro, 2015), para integrar a programação e a robótica em projetos interdisciplinares nas áreas STEM. Neste sentido, apresentamos uma experiência interdisciplinar realizada com futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).
  • Como funciona o balancé?
    Publication . Correia, Marisa; Santos, Raquel
    A atividade interdisciplinar proposta enquadra-se na Bloco 5 - “À Descoberta dos Materiais e Objetos”, que consta do Programa de Estudo do Meio do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991). Enquadra-se também nos domínios de Números e Operações (NO) e Geometria e Medida (GM) para esse mesmo ano de escolaridade (MEC, 2013), promovendo assim o início do trabalho de natureza algébrica com o estabelecimento de relações entre NO e GM (ME, 2016).
  • CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    O CreativeLab_Sci&Math é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior. Através do envolvimento dos estudantes em atividades interdisciplinares que integram os conteúdos e os processos de construção do conhecimento da Matemática e das Ciências Físico-Naturais, pretende desenvolver competências como o saber científico, técnico e tecnológico, o pensamento crítico e criativo, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas. Este processo de integração curricular assenta num forte trabalho colaborativo entre os docentes das duas áreas. Neste artigo apresentam-se as dinâmicas de trabalho, as dificuldades e as mais-valias que este processo colaborativo trouxe para a aprendizagem dos estudantes, as práticas didáticas dos docentes e para o seu desenvolvimento profissional, assim como os desafios futuros.
  • CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    CreativeLab_Sci&Math ® is a project of the teachers of the Department of Mathematics and Natural Sciences of Polytechnic Institute of Santarém/School of Education. This project focuses in higher education innovation for teaching, learning and assessment in Science and Mathematics (S&M).