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  • A importância da matemática na inovação das ciências agrárias
    Publication . Neres, Rita; Charana, Ana; Adaixo, Manuel; Ferreira, Albertina; Coelho, Rosa; Paulo, Ana; Grifo, Anabela
    Conhece-se a interdisciplinaridade entre a matemática e outras áreas da ciência. As ciências agrárias utilizam a matemática para se desenvolverem e os estudos agronómicos e biológicos promovem avanços na matemática. Esta simbiose tem ajudado a propulsionar diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente na física, biologia e computação. Este trabalho tem como principal objetivo estimular a visão da matemática de forma a haver consciência da sua importância no desenvolvimento e ampliação de conhecimentos. Uma instituição ligada ao ensino agrário deve valorizar a matemática. Para além do conhecimento que proporciona, é essencial na formação e educação, pois contribui para o desenvolvimento das habilidades analíticas e de resolução de problemas, cria a base para o pensamento estruturado, melhora as capacidades necessárias para chegar a conclusões lógicas, desenvolve a resiliência e resistência por treinar a tentativa e erro, entre outros. A matemática está nos fundamentos de muitas técnicas e metodologias e é com o estudo das bases que estruturam o conhecimento que se pode inovar e ser criativo. Estamos perante a exigência de desenvolver a agricultura com métodos inovadores, baseados na agricultura de precisão e inteligência artificial. Para ser mais do que excelentes executores de cópias, é preciso promover o interesse na academia pelas ciências matemáticas. Só assim se consegue que a inovação aconteça e seja efetiva, o que já é reconhecido por empresas agrícolas e tecnológicas.
  • Water footprint sustainability as a tool to address climate change in the wine sector: a methodological approach applied to a portuguese case study
    Publication . Saraiva, Artur; Presumido, Pedro; Silvestre, José; Feliciano, Manuel; Rodrigues, Gonçalo; Silva, Pedro Oliveira e; Damásio, Miguel; Ribeiro, António; Ramôa, Sofia; Ferreira, Luís; Gonçalves, Artur; Ferreira, Albertina; Grifo, Anabela; Paulo, Ana; Ribeiro, António Castro; Mota de Oliveira, Maria Adelaide; Dias, Igor; Mira, Helena; Amaral, Anabela; Mamede, Henrique; Oliveira, Margarida
  • Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
    Publication . Ferreira, Albertina; Santos Coelho, Rosa; Grifo, Anabela
    A pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.
  • Ciclo cultural do milho: análise da cobertura vegetal utilizando índices de vegetação derivados do Sentinel-2
    Publication . Grifo, Anabela; Palminha, António; Ferreira, Albertina
    Os índices de vegetação são hoje amplamente utilizados para avaliar e caracterizar a cobertura vegetal. Na agricultura estes índices permitem obter informações ao longo do ciclo cultural e atuar oportunamente, caso se justifique. Neste estudo foram calculados diferentes índices de vegetação (NDVI - Normalized Difference Vegetation Index, NDRE - Normalized Difference Red Edge Index, EVI - Enhanced Vegetation Index) para avaliação do vigor vegetativo. Estes índices foram obtidos a partir de imagens do satélite Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia, de maio a setembro de 2021. Esta análise incidiu sobre a cultura do milho, numa parcela situada no Ribatejo (38.994975°; -8.369681°). No processamento dos dados foram utilizados os softwares ArcGis TM e Microsoft Excel. Este trabalho tem como objetivos: a) desenvolver mapas temáticos de índice de vegetação para avaliar a produtividade da cultura do milho; b) analisar o comportamento dos índices de vegetação ao longo do ciclo cultural; c) perceber qual ou quais os índices que são mais confiáveis nas fases mais avançadas do ciclo cultural. A correlação entre o NDVI e o EVI foi forte (r=0,95) mas o EVI evidenciou diferenças na refletância do milho em fases do ciclo cultural em que o NDVI mostrou saturação. O NDRE apresentou uma forte correlação com o NDVI (r=0,99). Nas fases do ciclo cultural em que a cobertura do solo fica mais densa, principalmente na fase vegetativa da floração, o NDRE superou o EVI e o NDVI, mostrando ser eficiente na deteção espacial das diferenças do vigor vegetativo.
  • Quinta do Juncal: gerir o olival do futuro
    Publication . Grifo, Anabela; Guerreiro, Samuel; Ferreira, Albertina; Ferreira, Mafalda; Saraiva, Artur; Saraiva, Raquel; Noéme, João; Barba, Nuno; Paulo, Ana; Oliveira, Margarida
    A condutividade elétrica aparente do solo (CEa) é uma medida que permite avaliar a variabilidade da parcela agrícola de forma rápida e expedita, tornando possível a identificação de zonas com propriedades semelhantes, a delimitação de unidades de gestão diferenciada e a orientação estratégica na colheita de amostras de solo. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão das relações entre a CEa e algumas características do solo e teve como principal objetivo perceber se a avaliação da CEa do solo é uma ferramenta importante na gestão da rega de culturas plurianuais. O estudo foi efetuado no âmbito do projeto H2Oliva – Eficiência do uso da água na cultura do olival, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parcela de olival, localizada na Quinta do Juncal, região de Pernes, Santarém. A recolha de dados georreferenciados de CEa foi efetuada por um sensor de indução eletromagnética, sem contacto com o solo, às profundidades de 50 e 100 cm, propriedade da empresa TERRAPRO. As cartas de altimetria e de CEa a 50 e 100 cm foram elaboradas recorrendo ao software ArcGISTM (ESRI, 2019). Os resultados permitiram identificar i) zonas que deverão ser alvo de distinta gestão de rega; ii) zonas com textura arenosa, com valores mais elevados de CEa devido à presença de água em profundidade; iii) zonas de textura mais argilosa com menores valores de CEa devido à diferenciação de camadas em profundidade (abaixo dos 40 cm).
  • Delimitação de áreas diferenciadas: caso de estudo na cultura do milho
    Publication . Grifo, Anabela; Palma, Raquel; Ferreira, Albertina; Palminha, António
    Em consequência do aumento populacional esperado para os próximos anos e dos desafios da PAC, a agricultura tem hoje um papel protagonista na produção suficiente de alimentos de forma a garantir a alimentação da população e em simultâneo contrariar a degradação ambiental e as alterações climáticas. Este trabalho incidiu sobre uma parcela agrícola localizada na Herdade dos Boicilhos, concelho de Coruche, que recebeu a cultura do milho em 2021. O estudo teve como objetivo perceber se se justifica o tratamento diferenciado dos fatores de produção, com base no ano cultural antecedente (2021). Para alcançar este objetivo recorreu-se a: condutividade elétrica aparente do solo; imagens de satélite; compactação do solo; produtividade da cultura milho e ferramentas de sistemas de informação geográfica através do software ArcGISTM (ESRI, 2019). Este trabalho permitiu delimitar diferentes zonas candidatas à implementação de práticas agrícolas diferenciadas. Desta forma foi possível obter uma melhor perceção das zonas da parcela, em termos espaciais, o que permitirá a dinamização de boas práticas agrícolas, a fomentação de práticas mais sustentáveis e consequentemente melhorar a gestão da parcela.
  • Análise da evolução da rede de estágios do curso de Mecanização e Tecnologia Agrária
    Publication . Ferreira, Albertina; Fortunato, Luís; Grifo, Anabela
    Nos cursos técnicos superiores profissionais, 46 dos estudantes que participaram na formação conferida pelo curso técnico superior profissional em Mecanização e Tecnologia Agrária, entre 2016 e 2021, concluíram com sucesso o estágio curricular. O estágio (2º ano do curso) deverá ser realizado em empresas agronómicas, com as quais a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) estabeleceu previamente um protocolo para a formação em contexto de trabalho. Estas empresas devem estar inseridas geograficamente num raio de cerca de 50 km da ESAS, considerando indicações da Direção Geral do Ensino Superior. Mas serão estas as empresas eleitas pelos estudantes? Qual o fator mais importante, a distância da empresa à ESAS ou à sua residência? As métricas analisadas foram obtidas no software Gephi. O trabalho realizado permitiu concluir que a distância do local de residência ao local de estágio não é um fator decisivo chegando mesmo a ser aleatório. Apenas 20% dos estudantes realizaram estágio até uma distância de 10 km da sua residência e 30% entre 10 e 50 km. A preferência do local de estágio pareceu estar relacionada com a rede de conhecimentos dos estudantes e a oportunidade de estagiar em locais apelativos, tendo sido necessário estabelecer novos protocolos por solicitação dos estudantes. Os resultados do estudo demonstraram não ser importante a distância, mas sim a oportunidade de adquirirem competências em áreas atuais da mecanização agrícola.
  • H2Oliva: uso eficiente da água no olival
    Publication . Saraiva, Artur; Saraiva, Raquel; Ferreira, Albertina; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Noéme, João; Ferreira, Mafalda; Geraldes Barba, Nuno; Guilherme, Pedro; Guerreiro, Samuel; Garcia, Sónia; Oliveira, Margarida
    O uso eficiente da água é hoje uma necessidade por parte dos olivicultores, dados os constrangimentos crescentes verificados na sua disponibilidade atual e futura. O projeto H2Oliva, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve como objetivo a promoção e demonstração de práticas eficientes de gestão de água de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes. As sessões foram estruturadas com uma metodologia baseada no princípio do "aprender-fazendo" e procurou que os participantes acompanhassem as diferentes fases de implementação de um roteiro dirigido ao uso eficiente da água, onde puderam experienciar em primeira mão as vantagens, desvantagens, desafios e oportunidades da sua utilização. As sessões, com componente teórica e prática, decorreram nos três produtores parceiros do projeto, nas duas regiões abrangidas (Alentejo e Ribatejo). A utilização de exemplos concretos e o acompanhamento do ciclo cultural permitiu transmitir o conhecimento de base fundamental para um uso eficiente da água.