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- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- Gestão da dor – que respostas de enfermagem. Um roteiro para o diagnóstico de situaçãoPublication . Santos, Irene; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Rosa, Marta; Marques, Gina Maria Da SilvaA gestão de sintomas em situação de doença crónica é, atualmente, uma das principais razões para a procura dos cuidados de saúde, constituindo, como resposta, um interesse crescente dos profissionais e instituições de saúde. Salienta-se, neste contexto, a dor, enquanto fenómeno clínico e epidemiológico, dadas as repercussões a nível da perceção individual do estado de saúde-doença bem como as consequências familiares, sociais e económicas. Na sequência duma revisão sistemática da literatura, realizada em 2013, no âmbito do projeto Gestão de sintomas: Dor e autocuidado no âmbito do processo de doença crónica, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS), foi realizado um diagnóstico de situação no sentido de caracterizar os contextos de prestação de cuidados de saúde à pessoa com dor, no concelho de Santarém. Desse diagnóstico damos conta neste artigo, cujos objetivos são apresentar o roteiro metodológico seguido e perspetivar a continuidade do processo de planeamento, na procura de respostas conjuntas para um problema de saúde relevante, quer para o indivíduo quer para a comunidade.
- O uso da narrativa no paradigma da investigação qualitativaPublication . Barroso, Isabel; Amendoeira, JoséRESUMO A investigação qualitativa em saúde tem vindo a adquirir relevância, nomeadamente quando se pretende a identificação dos sentidos atribuídos ao conteúdo do cuidado de saúde e de forma concreta ao cuidado de Enfermagem. Releva-se a reflexão desenvolvida a partir da experiência profissional, nomeadamente quando operacionalizada através da narrativa das práticas Objetivo Compreender o contributo da narrativa em estudos de investigação qualitativa. Método-. Desenvolvemos um ensaio metodológico a partir de uma revisão da literatura centrada no tópico atual – a narrativa como técnica de investigação. Resultados – a análise de narrativas com conteúdo profissional, nomeadamente nas áreas da educação e da investigação, constituem-se como um resultado com identificação de domínios valorizados pelos profissionais de saúde (enfermeiros), na compreensão dos sentidos e significados do cuidar. Conclusões - recorrendo à narrativa como técnica de produção de dados, permite-nos identificar na perspetiva dos profissionais, atributos definidores de conceitos relacionados com a natureza da ação em enfermagem.
- Os instrumentos básicos na construção da disciplina de enfermagem. Expressões e significadosPublication . Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Coelho, Teresa; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Saragoila, Fátima; Marques, Gina Maria Da Silva; Filipe, Domingos