Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Qualidade de vida dos estudantes do Ensino Superior Politécnico de Santarém e Leiria durante o confinamento da Covid 19
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Rosa, Marta; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Coelho, M. T.; Gonzaga, Luis; Borrego, C.
    Introdução: A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais em todo o mundo, levando ao encerramento das instituições educacionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a Qualidade de Vida dos estudantes do ensino superior dos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria durante o confinamento face à pandemia COVID-19. Métodos: Um total de 775 participantes selecionados por amostragem de conveniência participaram no estudo. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da WHO. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente à Qualidade de Vida é globalmente superior à autoavaliação com a sua satisfação com a saúde, sendo os estudantes do género feminino que apresentam valores médios inferiores aos estudantes do género masculino. Os domínios do WHOQOL-bref referentes à Qualidade de Vida com valores superiores foram o domínio físico e meio ambiente, sendo os domínios das relações sociais e psicológico, os que apresentam valores menores. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID-19.
  • Qualidade de Vida dos estudantes de enfermagem – A Scoping Review
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José
    Introdução: A qualidade de vida dos estudantes é influenciada positiva ou negativamente por fatores estruturais e organizacionais das instituições, ambiente académico, estilos de vida entre outros, que fundamentam ações de promoção da saúde neste contexto. Objetivos: Com a questão: “Quais os fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem?” pretende-se mapear a literatura relativa aos fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Uma Scoping Review, segundo Joanna Briggs Institute (2015), através da metodologia PCC, com as palavras-chave: Quality of life, Students, Nursing, conjugadas pelo booleano AND. Definidos critérios de inclusão dos estudos. Pesquisa na plataforma EBSCOhost, nas bases de dados: CINAHL, Medline, MedicLatina; e nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF. Como limitadores: texto completo; referências disponíveis; resumo disponível; friso temporal: 01/01/2016 a 31/12/2020; língua inglesa, espanhola e portuguesa. Resultados: Identificados 56 artigos. Através do Prisma 2009 Flow Diagram, foram selecionados 11 artigos. Como fatores positivos: os direitos; processos relacionais e espirituais; tranquilidade; satisfação; apoio familiar; acompanhamento de amigos; oportunidades de comunicação e aprendizagem; interação comunidade científica e comunidade. Como fatores negativos: baixo poder económico; alterações no bem-estar físico, (estágios, hábitos de vida não saudáveis, sono, não acesso aos serviços de saúde e recreativos, hábitos etílicos e tabagismo); intensidade das atividades académicas; adaptação ao ensino superior; medo, angústia, conflitos, stress e sintomas depressivos; carga horária excessiva para o estudante trabalhador; estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Conclusões: Determinantes estruturais, organizacionais e situacionais condicionam positivamente e negativamente a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem no espaço da escola, nas atividades, no cumprimento de responsabilidades e nas relações entre discente e docente e enfermeiro. As Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação dos estudantes, devem avaliar as necessidades dos estudantes, visando implementar estratégias promotoras da sua qualidade de vida.
  • IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTARÉM E LEIRIA
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui; Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Coelho, Teresa; Borrego, C.
    Background: Estudar o Impacto da pandemia Covid-19 nos estudantes do ensino superior torna-se evidente, já que é uma doença infeciosa, que tem consequências não só ao nível da saúde física, mas também da saúde mental, do bem-estar psicológico e qualidade de vida. A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais com impacto em 99,4% da população estudantil do mundo. O ensino a distância apresentou-se como a solução. Esta situação veio trazer alterações significativas na vida das escolas e principalmente na vida dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e posteriormente identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. A população é constituída pelos estudantes que frequentam o ensino superior, dos dois Institutos. Aplica-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da OMS. O tratamento e análise dos dados será realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: a relação entre os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente permitirá caraterizar a qualidade de vida dos estudantes. Conclusão: Com a avaliação do impacto da pandemia Covid-19, pretendemos desenvolver um programa on-line de promoção da qualidade de vida.
  • Qualidade de vida das pessoas idosas que residem em contexto comunitário, com apoio de serviço domiciliário: uma revisão scoping
    Publication . Rosa, Marta; Marques, Andréa; Santos, Eduardo; Amendoeira, José
    Introdução: O envelhecimento da população, implica o desenvolvimento de novas estratégias, que vão ao encontro das necessidades das pessoas idosas na contemporaneidade. Face à possibilidade e perspetiva da pessoa idosa sobre a permanência no seu domicílio, o serviço de apoio domiciliário surge como fundamental, assim como a qualidade de vida das pessoas idosas apoiadas por este. Objetivo: Mapear os níveis de qualidade de vida das pessoas idosas que residem em contexto comunitário, com apoio de serviço domiciliário Método: Trata-se de um protocolo para revisão scoping elaborada segundo o método proposto pelo Joanna Briggs Institute. Formulou-se uma questão de revisão baseada na mnemónica PCC (população, conceito e contexto), que define os critérios de inclusão e exclusão. A localização dos estudos realizou-se através de pesquisa, nas bases de dados MEDLINE (interface Pubmed).
  • QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE COVID-19
    Publication . Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Amendoeira, José
    Introdução A epidemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), cuja doença é designada por COVID 19, afetou os sistemas educacionais de todo o mundo, levando ao encerramento das instituições de ensino. Em Portugal, a partir de 12 de março 2020, foram suspensas as atividades presenciais, letivas e não letivas, como medida extraordinária e de caráter urgente de resposta à situação. As escolas são centros de atividade social e interação humana. Quando fecham, muitos jovens perdem o contato social, o que é essencial para a aprendizagem e para o desenvolvimento. Objetivos Avaliar o impacto da pandemia COVID 19 na Qualidade de vida dos estudantes de enfermagem do Instituto Politécnico de Santarém. Materiais e métodos Participaram no estudo, 183 estudantes de enfermagem, do 2º ao 4º ano, do curso de licenciatura, do Instituto Politécnico de Santarém. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref da World Health Organization. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados A autoavaliação dos estudantes relativamente à satisfação com a sua saúde é superior à satisfação com a qualidade de vida. Dos domínios da qualidade de vida, o físico diferencia-se significativamente dos outros, e o do meio ambiente é significativamente superior ao psicológico e relações sociais. Conclusões Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes de enfermagem, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID 19. Relevância para a Enfermagem e/ou Saúde Analisar a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem é fundamental para compreender as suas condições de vida, os estilos de vida e necessidades, com vista ao desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde neste âmbito.
  • QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: A SCOPING REVIEW
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo; Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José; Rosa, Marta
    Introdução: A World Health Organization definiu qualidade de vida como o valor que cada cidadão atribui ao seu estatuto social e individual, numa sociedade em que as pessoas se relacionam e interagem para satisfazer as suas ambições, necessidades e expetativas. A qualidade de vida dos estudantes pode ser comprometida ou beneficiada por fatores, como características estruturais e organizacionais das instituições, ambiente académico, estilos de vida entre outros, que fundamentam a atenção dada à promoção da saúde neste contexto. Objetivos: Pretende-se dar resposta à seguinte questão: Quais os fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem? Assim, o objetivo visa mapear a literatura relativa aos fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Scoping Review, baseada nos princípios de Joanna Briggs Institute (2015), De acordo com a metodologia PCC, definiram-se as palavras-chave: Quality of life, Students, Nursing. Estas foram validadas no MeSH Browser 2021, interligadas pelo booleano AND na conjugação da estratégia de pesquisa. Definidos critérios para inclusão dos estudos. Pesquisa nas bases de dados: na plataforma EBSCOhost: CINAHL, Medline, MedicLatina; nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF, com os limitadores definidos: texto completo; referências disponíveis; resumo disponível; friso temporal: 01/01/2016 a 31/12/2020; língua inglesa, espanhola e portuguesa. Resultados: Identificados 56 artigos. Para a avaliação da qualidade metodológica dos estudos seguiram-se as etapas do Prisma 2009 Flow Diagram, foram selecionados 11 artigos. Os estudantes valorizam como fatores positivos: os direitos; processos relacionais e espirituais; tranquilidade e satisfação; apoio familiar; acompanhamento de amigos; oportunidades de comunicação e aprendizagem; interação comunidade científica e comunidade. Como fatores que afetam a sua qualidade de vida, foram referidos: baixo poder económico; alterações no bem-estar físico, pelo esforço físico em estágio, hábitos de vida não saudáveis (sono, não acesso aos serviços de saúde e recreativos, alimentação inadequada, hábitos etílicos e tabagismo); grande parte do tempo nas atividades académicas, além do horário normal; adaptação ao ensino superior; estágios em ambiente hospitalar associados à ansiedade, medo, angústia, conflitos, stress e sintomas depressivos; falta de acolhimento por parte dos professores e enfermeiros em estágio; carga horária excessiva para o estudante trabalhador; atividades práticas das disciplinas; estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Conclusões: Identificaram-se determinantes estruturais, organizacionais e situacionais que condicionam positivamente e negativamente a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem no espaço da escola, no desempenho das suas atividades, no cumprimento de responsabilidades e nas relações entre discente e docente e enfermeiro. A identificação e conhecimento dos fatores promotores da qualidade de vida dos estudantes, permite a compreensão da forma como estes percecionam os mesmos e o seu contributo no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. As Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação dos estudantes, devem avaliar as necessidades dos estudantes, visando implementar estratégias promotoras da sua qualidade de vida.