Loading...
Person
do Rosário dos Santos Figueiredo Pinto da Batista, Maria
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
- Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping reviewPublication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, JoséAnamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem
- Autocuidado gestão do regime terapêutico – intervenção do enfermeiro: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Amendoeira, José; Cunha, Fátima; Pinto, M. Rosario; Silva, Mário; Rosa, MartaA promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes traduz-se em resultados sensíveis, ganhos em saúde e num grande desafio para os enfermeiros, exigência para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Quando falamos de Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes, não encontramos especificamente, evidência científica que nos demonstre como capacitar as pessoas especificamente nestes processos de saúde/doença, cuja complexidade é cada vez mais um desafio para os profissionais de saúde. Assim, pretendemos identificar as intervenções de enfermagem promotoras do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular e com diabetes. Da pesquisa realizada na plataforma EBSCO em julho de 2013, emergem as seguintes dimensões: importância da avaliação, relação interpessoal, comunicação/sistemas de informação e registos, capacitação para a tomada de decisão, competências culturais e promoção da saúde, relacionadas com intervenções de enfermagem, fulcrais na promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos. A evidência dos resultados obtidos, sensíveis às intervenções de enfermagem, permite afirmar que as competências desenvolvidas por estes profissionais são catalisadoras da capacitação das pessoas para os processos de tomada de decisão, relacionados com o Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos.