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  • Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda
    Cuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem
  • Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PEL
    Publication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PEL
    Publication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Projeto Your PEL - desafio e inovação em literacia para a saúde dos jovens.
    Publication . Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; Amendoeira, José; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Desenvolvimento das Competências Culturais nos Enfermeiros com Famílias Migrantes a partir da Utilização do MDAIF
    Publication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Spínola, Ana Cristina; Dias, Hélia; Sousa, Edmundo; Santiago, Maria Conceição
    Nas unidades de cuidados de saúde primários nacionais, tem-se registado nos últimos anos uma afluência considerável de famílias de diferentes origens culturais. Esta situação coloca aos enfermeiros dificuldades específicas, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais bem como com a mobilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) em contexto da prática clínica, nomeadamente na etapa de avaliação inicial das famílias. Pretende-se estudar a prática de mobilização do MDAIF pelos enfermeiros na especificidade das famílias migrantes, identificando soluções a implementar (estruturação de guidelines) para as boas práticas de enfermagem com estas famílias.
  • Plataforma YourPEL Promoção da literacia para a saúde na população jovem - Workshop
    Publication . André, Clara; Godinho, Celeste; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Duarte, Josué
  • PROJETO MEIOS: DA ESTRATÉGIA AOS RESULTADOS PRELIMINARES IDENTIFICADOS EM CONTEXTOS DE CUIDADOS DE SAÚDE
    Publication . Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Backström, Bárbara; Chaves, Cláudia; Santiago, Maria Conceição; Santinho, Cristina; Coutinho, Emília; Quintela, Maria; Karimo, Neila; Dénis, Teresa
    Nos cuidados de saúde às pessoas migrantes, há necessidade de considerarem-se caraterísticas étnicas e culturais e a barreira da língua. A omissão destes aspetos compromete a coerência na prática clínica nas organizações prestadoras de cuidados de saúde. O Alto Comissariado para as Migrações [ACM] desenvolveu em Portugal (2009-2012) o Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos [MISP], colocando mediadores interculturais nos contextos de cuidados de saúde: elementos neutros particularmente ativos na resolução de tensões. Findo o Projeto inicial cria-se em 2015 a Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural e o grupo temático da Saúde. Iniciase um estudo no paradigma qualitativo, com orientação etnometodológica, para identificação dos resultados do MISP na saúde, designado MEIOS. Pretende-se evidenciar resultados preliminares obtidos, de acordo com a etapa do estudo desenvolvida. Conclui-se sobre a importância da inclusão de mediadores nos contextos, do reconhecimento do seu estatuto de neutralidade e da promoção da sensibilidade cultural.
  • Plataforma de intervenção em promoção da literacia na população jovem – Your PEL
    Publication . Madeira, Filipe; Duarte, Josué; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara
  • Comunicação intercultural em saúde: contributos para a formação e cuidados de enfermagem
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda
    Neste capítulo apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das competências culturais nos enfermeiros e do processo de comunicação intercultural em saúde, cujos resultados foram posteriormente mobilizados no contexto do processo de ensino – aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem. Neste contexto de formação definiram-se diferentes etapas – de acordo com as evidências anteriormente produzidas – visando despoletar-se o processo de construção das competências culturais nos estudantes; traçou-se como objetivo o de analisar a construção das competências culturais nos estudantes da licenciatura em enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros.
  • Supervisão Clínica em Enfermagem: uma Estratégia de Formação
    Publication . Spínola Madeira, Ana; Viana Paz, Aniceta Maria; Esparteiro, Maria Joao; Coelho, Teresa
    A supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual. Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos enfermeiros/estudantes.