Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Cuidados de saúde à família migrante doente. Da formação à prática clínicaPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaA comunicação que se apresenta teve como ponto de partida a prática clínica dos enfermeiros com famílias migrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde e na gestão de situações de doença; e a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para aprender a cuidar famílias migrantes em situação de doença. Organiza-se em três eixos temáticos que identificamos: 1) a pessoa/família migrante em situação de doença aguda; 2) os estudantes de enfermagem em processo de formação; 3) da formação à prática clínica com famílias migrantes. Como objetivo define-se: analisar os cuidados de saúde à família migrante doente desde o processo de formação dos estudantes de enfermagem. Mobilizam-se diferentes instrumentos de colheita de dados em processos de saúde-doença. Em Síntese torna-se fundamental o desenvolvimento da investigação do processo de formação conducente à prática clínica em enfermagem no sentido da sustentação dos cuidados – através da compreensão cultural das pessoas envolvidas – profissionais e migrantes.
- Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, Madalena
- Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PELPublication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Projeto Your PEL - desafio e inovação em literacia para a saúde dos jovens.Publication . Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; Amendoeira, José; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliasPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaCuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem
- Supervisão Clínica em Enfermagem: uma Estratégia de FormaçãoPublication . Spínola Madeira, Ana; Viana Paz, Aniceta Maria; Esparteiro, Maria Joao; Coelho, TeresaA supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual. Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos enfermeiros/estudantes.
- As TIC em aplicação na plataforma YourPELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacyPublication . Figueiredo, Maria; Amendoeira, José; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Cruz, Olímpia; Cândido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Santiago, Maria Conceição
- Plataforma de intervenção em promoção da literacia na população jovem – Your PELPublication . Madeira, Filipe; Duarte, Josué; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué