Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
483.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos
formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos
formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros
de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica
em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão
clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual.
Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção
em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em
mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como
facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos
enfermeiros/estudantes.
Description
Comunicação apresentada no Congresso da UI_IPS 2017 e artigo publicado na revista UI_IPS 2018
Keywords
ensino clínico estudantes mapa conceptual supervisão
Citation
Spínola, A. C.; Paz A.; Coelho, M.T.; Esparteiro, M.J. (2018). Supervisão Clínica em Enfermagem: uma Estratégia de Formação. Revista da UI_IPS - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 4 (2) 95-101.