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- CNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Resumos]Publication . Loureiro, Ana (ed.lit.); Rocha, Dina (ed.lit.); Cardona, Maria João (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)Tal como nos congressos anteriores, ocorreu uma sessão de posters e múltiplas sessões paralelas com apresentação de comunicações sobre diversas temáticas que evidenciam a diversidade dos projetos realizados a nível nacional e das questões sentidas pelo/as docentes a nível pedagógico e organizacional no ensino superior.
- Literacia Digital e Literacia da Informação - competências de uma era digitalPublication . Loureiro, Ana; Rocha, DinaSer-se digitally literate é fator-chave para se alcançar sucesso. Ser um cidadão com competências ao nível da literacia digital é fundamental. Hoje em dia vivemos na rede e em rede. No entanto, o facto de tudo poder ser partilhado online acarreta alguns riscos - tanto para utilizadores como para autores. Situações de usurpação e de plagio podem ser mais frequentes. Assim, ter a capacidade e o discernimento de conseguir pesquisar e selecionar a informação mais credível é um requisito e uma competência essencial numa sociedade em rede. Neste artigo serão abordados os conceitos de literacia digital e de literacia da informação enquanto competências-chave numa sociedade em rede. - Being digitally literate is a key factor to achieve success. Being a citizen with skills in digital literacy is essential. Nowadays we are online like 24/7. However, the fact that everything can be shared online carries some risk - both for users and for authors. Cases of theft and plagiarism may be more frequent. Therefore, having the ability and insight to achieve search and select the most credible information is a requirement and an essential skill in a networked society. In this paper we will discuss the concepts of digital literacy and information literacy as key competences in a networked society.
- Direitos de Autor e Creative CommonsPublication . Rocha, DinaDar a conhecer as questões dos direitos de autor em relação à (re) utilização da informação na Web, de forma a cumprir normas legais existentes e questões éticas.
- Ciência Aberta e Recursos Educacionais AbertosPublication . Loureiro, Ana; Rocha, DinaO Workshop pretende contribuir para a divulgação do movimento da ciência e da educação aberta em Portugal, em particular nas Instituições de Ensino Superior. Pretende-se dinamizar um debate sobre que vantagens para a práticas pedagógicas no uso de recursos educativos abertos e de dados abertos, tanto para estudantes como para docentes. Serão exploradas diferentes bases de dados, repositórios e portais de acesso aberto, enquadrando as políticas nacionais e institucionais vigentes nesta área. No final espera-se que os participantes compreendam a importância do movimento da ciência e da educação aberta e que se sintam motivados a participar ativamente no mesmo, através da sua integração nas práticas pedagógicas, académicas e científicas. Metodologia: brainstorming, debate, exploração guiada, BYOD.
- Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarémPublication . Rocha, Dina; Loureiro, AnaA Ciência Aberta ou Open Science tem vindo a incrementar-se nos últimos anos a nível nacional e internacional, sob a premissa de que “O conhecimento é de todos e para todos”. Representa uma nova abordagem para o processo científico baseado no trabalho cooperativo e em novas formas de difusão do conhecimento, com recurso a tecnologias digitais e a ferramentas colaborativas. [EC, 2016:33]. A investigação científica deve, assim, ser partilhada e reutilizada, identificando-se como pilares de suporte o Acesso Aberto, os Dados Abertos, a Investigação e Inovação Aberta, as Redes Abertas de Ciência e a Ciência Cidadã. [MCTES, 2016]. Estes pilares estão consolidados do ponto de vista institucional pelos Estados, através de Políticas e Estratégias de Ciência, Desenvolvimentos & Inovação, de Legislação, de Recursos Educacionais Abertos (REA) e de Iniciativas de Ciência Aberta, de forma a que as sociedades se desenvolvam do ponto de vista social, económico e cultural em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos. Tornar os resultados de investigação mais acessíveis a todos os atores sociais contribui para uma ciência melhor e mais eficiente e para a inovação nos setores público e privado. Partindo desta base, o IPSantarém, enquanto instituição de ensino superior que tem como missão “(…) a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação”, considera estratégico o ensino a distância (EaD), como forma de fazer chegar a todos esta missão. Assim, foi definido o Projeto “Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém - #eCapacitar”, que tem por objetivo dinamizar e incrementar a adoção de cursos na modalidade de EaD através da operacionalização de uma infraestrutura capacitada para a aplicação de meios de comunicação síncrona e assíncrona que permitam cumprir todo um quadro de ensino, formação e capacitação não presencial, dentro do processo de modernização dos serviços a prestar às comunidades servidas pelo IPSantarém, tentando aumentar o seu potencial de captação de estudantes, prestação de serviços e transferência de conhecimento, nas suas áreas de negócio. O projeto #eCapacitar assenta em 3 eixos, a saber: • Plataforma CRM – transformação digital, simplificação dos processos, facilitação do acesso a serviços, tecnologias digitais e instrumentos de recolha de dados. • Plataforma de EaD – capacitação através do desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica para a disseminação da oferta formativa não presencial, democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento. • Arquivo Digital do Conhecimento – sistema de Knowledge Database que privilegie a análise e agregação de grandes volumes de dados, tendo por base a combinação de diferentes fontes de informação, com vista à compilação, consolidação, organização, análise, monitorização e avaliação de atividades a desenvolver, de forma a preservar e tornar acessível a memória coletiva do IPSantarém. Este projeto, pretende, ainda, ir ao encontro da Meta 2 do Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 – 2023, que prevê o alargamento da participação de adultos no ensino superior. Referências Bibliográficas EC - European Commission (2016). Open innovation, Open Science, open to the world. A vision for Europe. Retrieved from: https://publications.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3213b335-1cbc-11e6-ba9a-01aa75ed71a1 FOSTER. What is Open Science? Retrieved from: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction Governo da República Portuguesa (2019). Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 –2023. Retrieved from: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=contrato-para-a-legislatura-com-o-ensino-superior-para-2020-2023 MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. Retrieved from: https://www.ciencia-aberta.pt/ UNESCO. Open Educational Resources (OER). Retrieved from: https://en.unesco.org/themes/building-knowledge-societies/oer