Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superiorPublication . Loureiro, AnaNeste artigo iremos apresentar a prática pedagógica implementada nas U.C. de Recursos Educativos Digitais I e II e Metodologias de Investigação, onde se recorreu a metodologias ativas de aprendizagem que combinam estratégias de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem através de workshops e seminários. Iremos descrever como foram implementadas as estratégias relacionadas com os workshops e seminários e a sua importância para atingir os objetivos de aprendizagem definidos para as U.C. em particular e para o curso em geral. Entendemos que os workshops e seminários são de importância crucial uma vez que permitem aos estudantes o contacto com especialistas de uma determinada área core de formação do curso, facilitam os saberes partilhados e a promoção do conhecimento coletivo. Entendemos que esta metodologia vai ao encontro dos pressupostos do quadro teórico do conetivismo, em que quanto mais ampla for a rede de contatos, a um maior leque de informação se poderá aceder.
- A influência das práticas contabilísticas no processo de criação da Diocese de SantarémPublication . Carvalho, Cristiana Mata de; Robalo, RuiEste estudo tem como objetivo estudar a influência das práticas contabilísticas no processo de criação da diocese de Santarém, compreendido no período de 1956 a 1975. O estudo adota uma metodologia de investigação qualitativa, analisando este processo longitudinalmente, com recurso a documentos e a entrevistas semiestruturadas. O estudo contribui de diferentes formas para a literatura em contabilidade. A sua principal contribuição resulta do facto de providenciar evidência de que as práticas contabilísticas institucionalizadas podem influenciar as relações de poder de ambos os tipos, top-down e bottom-up, e não apenas as do tipo top-down. Este estudo contribui também para a literatura em contabilidade que assenta no uso de ferramentas contabilísticas por parte de agentes intra-organizacionais, com o objetivo de desencadear e suportar processos de mudança organizacional. Por último, este estudo contribui ainda para a escassa literatura de contabilidade em contextos de organizações religiosas.
- Ciência Aberta e Recursos Educacionais AbertosPublication . Loureiro, Ana; Rocha, DinaO Workshop pretende contribuir para a divulgação do movimento da ciência e da educação aberta em Portugal, em particular nas Instituições de Ensino Superior. Pretende-se dinamizar um debate sobre que vantagens para a práticas pedagógicas no uso de recursos educativos abertos e de dados abertos, tanto para estudantes como para docentes. Serão exploradas diferentes bases de dados, repositórios e portais de acesso aberto, enquadrando as políticas nacionais e institucionais vigentes nesta área. No final espera-se que os participantes compreendam a importância do movimento da ciência e da educação aberta e que se sintam motivados a participar ativamente no mesmo, através da sua integração nas práticas pedagógicas, académicas e científicas. Metodologia: brainstorming, debate, exploração guiada, BYOD.