Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
325.61 KB | Adobe PDF | |||
1.93 MB | Microsoft Powerpoint XML |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ser-se digitally literate é fator-chave para se alcançar sucesso. Ser um cidadão com
competências ao nível da literacia digital é fundamental. Hoje em dia vivemos na rede e em
rede. No entanto, o facto de tudo poder ser partilhado online acarreta alguns riscos - tanto
para utilizadores como para autores. Situações de usurpação e de plagio podem ser mais
frequentes. Assim, ter a capacidade e o discernimento de conseguir pesquisar e selecionar a
informação mais credível é um requisito e uma competência essencial numa sociedade em
rede. Neste artigo serão abordados os conceitos de literacia digital e de literacia da informação
enquanto competências-chave numa sociedade em rede. - Being digitally literate is a key factor to achieve success. Being a citizen with skills in digital
literacy is essential. Nowadays we are online like 24/7. However, the fact that everything can
be shared online carries some risk - both for users and for authors. Cases of theft and
plagiarism may be more frequent. Therefore, having the ability and insight to achieve search
and select the most credible information is a requirement and an essential skill in a networked
society. In this paper we will discuss the concepts of digital literacy and information literacy as
key competences in a networked society.
Description
Keywords
literacia digita literacia da informação sociedade em rede aprendizagem ao longo da vida
Citation
Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). Literacia Digital e Literacia da Informação - Competências de uma era digital. In Matos, J. et al (Eds.) Atas do ticEDUCA2012 - II Congresso Internacional TIC e Educação (pp. 2726-2738). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-96999-8-4.
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa