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- Apontamentos de Macroeconomia:Lições sobre Modelos Keynesianos e o Modelo IS-LM (análise de Mundell-Fleming)Publication . Oliveira, PedroNesta sebenta reúnem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a Teoria Keynesiana e a sua aplicação aos mercados de bens e serviços e ao mercado monetário, num contexto de economia fechada mas também de economia aberta. De forma minuciosa mas pedagogicamente muito acessível, sem descurar da formalização matemática, procura-se evidenciar a importância desta teoria ao nível da compreensão de questões como a influência das variáveis da procura interna e da procura externa nos equilíbrios interno e externo e o tipo de eficácia que as políticas orçamental e monetária poderão ter conforme o regime cambial considerado, num contexto de perfeita mobilidade de capitais.
- Lições sobre Modelos Keynesianos e o Modelo IS-LMPublication . Oliveira, PedroNeste documento pedagógico reúnem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a Teoria Keynesiana e a sua aplicação aos mercados de bens e serviços e ao mercado monetário, primeiramente num contexto de economia fechada e posteriormente de economia aberta. De forma pedagogicamente muito acessível, sem descurar da formalização matemática, procura-se evidenciar a importância desta teoria ao nível da compreensão de questões como a influência das variáveis da procura interna e da procura externa nos equilíbrios interno e externo e o tipo de eficácia que as políticas orçamental e monetária poderão ter conforme o regime cambial considerado, em regime de perfeita mobilidade de capitais.
- Youth's education for social entrepreneurship:outcomes and pitfalls of an applied projectPublication . Cordeiro, Cláudia; Oliveira, PedroNowadays the European Union’s social policy, in overall, advocates that society must lead efforts to overtake its problems by self-regulation. In coherence with such perspective, our research analyses the impact of a pioneer educational project aiming to create social value through the governance mentoring. Empowering citizens implies a priori to develop educational resources, boosting competences related to management and demystifying some pre-assumed myths about social economy.
- Os fundamentos económicos do Desenvolvimento SustentávelPublication . Oliveira, PedroNeste documento de carácter didático, concebido à imagem do programa da unidade curricular de Economia e Inovação Social, do curso de Mestrado em Gestão das Organizações de Economia Social, na primeira parte procura-se percorrer os principais blocos teóricos do pensamento económico em que assentam alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em concreto veremos como as várias reflexões associadas às Teorias da Localização, do Crescimento Regional e do Desenvolvimento Regional desembocam no relevo dado pelas Nações Unidas a temas marcantes na atualidade no que concerne à problemática do desenvolvimento sustentável. Na segunda parte propõe-se uma atividade na forma de um exercício que consiste em relacionar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável selecionados na parte anterior com os corpos teóricos nesta sistematizados. Na terceira parte procede-se à problematização em torno da relação entre crescimento económico (numa visão estritamente económica de desenvolvimento) e bem-estar social. De modo que se formula uma questão de partida - em que medida o crescimento económico é condição necessária, mas não suficiente para se alcançar o bem-estar social? – para, de seguida, se estabelecerem algumas questões instrumentais. O documento conclui-se com a resposta sistematizada essas mesmas questões, tendo como suporte algumas referências indicadas no corpo de texto.
- Territorial governance and sustainable development in peripherical regions:economic and institutional challengesPublication . Oliveira, PedroThis research aims to investigate how territorial governance can induce sustainable development, bearing in mind the challenge of smart growth, lasting employment creation, de-carbonization of economy and touristic valuation of intangible assets embedded in a certain territory. It is expected to be a contribution as critical reflection inspired on regional cases (the Tagus wine route and the River Sorraia’s Valley hydrographic harnessing, in Coruche) focusing the competitiveness of a huge spatial agroforestry production system covering a significant part of the inner territory of Portugal.
- Revisiting marginal intra-industry trade and portuguese labour marketPublication . Leitão, Nuno Carlos; Braz, Henrique Freixa; Oliveira, Pedro.Objectives - This study aims to empirically test the smooth adjustment hypothesis (SAH) in the Portuguese labour market during 2000–2018, considering changes in employment, wage, productivity, consumption and the marginal intra-industry trade. Research Design - So, following the literature, a greater marginal intra-industry trade intensity should reduce adverse shocks expressed in temporary inefficiencies such as undesirable job search costs and workers’ relocation and retraining. According to state of the art, our research strategy considered a battery of diagnosis tests about the random generating process of variables included in a dynamic panel data model. Methods - The extensive work developed in this paper is a further step to introduce recent techniques such as the Method of Moments Quantile Regression and the cointegration panel models to infer long-term dynamics. Results and Conclusions - Overall, the main point is that we find evidence confirming the hypothesis mentioned above, showing that mutual interactions reduce adverse shocks above mentioned. Thus, the study demonstrates that the marginal intra-industry trade promotes smooth adjustment in the Portuguese economy.
- Educational innovation as a driver for regional development sustainabilityPublication . Oliveira, PedroThe purpose of our research is to discuss the orchestration capacity of the regional innovation ecosystem on the part of higher education institutions based in their capacity to fulfill gaps in firms' endowment of R&D and innovation inputs by designing proactively 'double degrees' in the framework of Erasmus Mundus Joint Masters. As research methodology it was followed an ethnographic case study approach, based upon an initiative of two higher education institutions (located in Finland and Portugal). The paper's contribution, of empirical nature, is to stimulate a deeper analysis about economic and institutional aspects that might impede transnational cooperation between educational sector and, thus, their capacity to induce knowledge spillovers and stimulate regional development sustainability.