Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Neuromuscular Fatigue during 200 M Breaststroke
    Publication . Conceição, Ana; Silva, António; Barbosa, Tiago; Karsai, Istvan; Louro, Hugo
    The aims of this study were: i) to analyze activation patterns of four upper limb muscles (duration of the active and non-active phase) in each lap of 200m breaststroke, ii) quantify neuromuscular fatigue, with kinematics and physiologic assessment. Surface electromyogram was collected for the biceps brachii, deltoid anterior, pectoralis major and triceps brachii of nine male swimmers performing a maximal 200m breaststroke trial. Swimming speed, SL, SR, SI decreased from the 1st to the 3rd lap. SR increased on the 4th lap (35.91 ± 2.99 stroke·min-1). Peak blood lactate was 13.02 ± 1.72 mmol·l-1 three minutes after the maximal trial. The EMG average rectified value (ARV) increased at the end of the race for all selected muscles, but the deltoid anterior and pectoralis major in the 1st lap and for biceps brachii, deltoid anterior and triceps brachii in the 4th lap. The mean frequency of the power spectral density (MNF) decreased at the 4th lap for all muscles. These findings suggest the occurrence of fatigue at the beginning of the 2nd lap in the 200m breaststroke trial, characterized by changes in kinematic parameters and selective changes in upper limb muscle action. There was a trend towards a non-linear fatigue state.
  • Neuromuscular and motor patterns in breaststroke technique
    Publication . Conceição, Ana; Silva, António; Barbosa, Tiago; Campaniço, Jorge; Louro, Hugo
    Abstract – Te aim of this study was to analyze the inter-temporal neuromuscular and motor patterns in breaststroke technique. Five national level male swimmers performed 200 m breaststroke at maximal effort. Electromyography data onbiceps brachii, deltoid anterior, pectoralis major and triceps brachiiwere analysed. Te relative duration of active and non-active phase and the average rectifed value for the neuromuscular patterns were recorded. Te swim bouts were videotaped in sagittal plane with a pair of cameras and the Teme software 5.0 was used toanalyse the detected patterns in each swimmer. Te neuromuscular pattern revealed that by the average rectifed value the biceps brachiiand triceps brachiiwere increased at the end of the test for swimmers 1 and 5, while biceps brachii, deltoid anteriorand pectoralis majorwere increased for swimmers 2 and 4. Different motor patterns between cycles, and between swimmers were observed.We found similarities between the swimmers, adjusting their style to the technical model. Te absence of a neuromuscular pattern for all swimmers could be related to different technical models used by each swimmer, as presented in the motor patterns. Tese fndings suggested that each swimmers adapted their own motor and neuromuscular pattern in a unique and distinct way
  • As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
    Publication . Conceição, Ana; Garrido, Nuno; Marinho, Daniel; Costa, Aldo; Barbosa, Tiago; Reis, Vitor; Ferraz, Cristina; Silva, António; Louro, Hugo
    ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. Para que se verifique uma aprendizagem eficaz, é fundamental que no ensino de qualquer técnica de nado se estabeleça um programa de trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica, e ir realizando pequenos acréscimos até se chegar à técnica global. Qualquer programa de ensino pretende estimular o desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras do aluno. Para que se possa repercutir em efeitos positivos, o ensino da natação deve basear-se na sequencialização e hierarquização dos conteúdos a serem transmitidos; na quantidade de informação a transmitir; na qualidade da execução que se pretende atingir; e no envolvimento do professor/treinador no seio de todo o processo (Sarmento, 1994).
  • Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológica
    Publication . Conceição, Ana; Garrido, Nuno; Barbosa, Tiago; Matos, Telmo; Louro, Hugo; Marinho, Daniel; Costa, Aldo; Silva, António
    A técnica deve ser considerada como um acto motor no qual o objectivo é a produção de um determinado padrão de movimento, resultante de um processo de aprendizagem (1). Existem, como consequência, duas questões prévias que devem ser formuladas, antes da apresentação de qualquer programa de ensino/treino técnico: (i) qual o modelo técnico que se quer ver inscrito num determinado programa motor; (ii) qual a forma mais adequada de entender o processo de aprendizagem motora e desportiva, de forma a poderem ser inferidas as necessárias reflexões para a metodologia de ensino a aplicar. Com este artigo, procuramos: (i) enquadrar duma forma conceptual, quer o modelo biomecânico geral condicionante da velocidade de nado; quer o complexo sistema de investigação biomecânica nas técnicas alternadas sob a forma de princípios biomecânicos que deverão nortear a intervenção pedagógica ao nível do processo de ensino; (iii) operacionalizar estes princípios ao nível do processo de aprendizagem inicial e treino técnico da técnica de Crol.
  • As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
    Publication . Louro, Hugo; Garrido, Nuno; Ferraz, Cristina; Marinho, Daniel; Conceição, Ana; Tolentino, Jaime; Barbosa, Tiago; Silva, António
    O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.