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Borrego, Carla Maria Chicau

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  • Relação entre ambiguidade do papel e ansiedade competitiva no futebol jovem
    Publication . Grande, Edna; Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, C. ou Chicau Borrego, C.
    O objetivo do estudo foi examinar a relação entre a ambiguidade de papel e a ansiedade no contexto do futebol jovem. Participam no estudo 286 jogadores de futebol, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos (17,03±1,34). Para avaliar a ambiguidade e a ansiedade, recorremos às versões portuguesas do Role Ambiguity Scale (Beauchamp et al. 2002) e CSAI-2 (Martens, Burton, Vealey, Bump e Smith, 1983). Para analisarmos a relação existente entre os dois conceitos utilizamos o teste de Pearson, e a regressão múltipla para verificar os preditores da ansiedade. Os resultados sugerem que a ambiguidade de papel está positiva e moderadamente relacionada com a ansiedade-estado. Verificamos ainda que o principal preditor da ansiedade-estado somática é a dimensão extensão das responsabilidades ofensivas e a dimensão consequências do não cumprimento do papel defensivo é o principal preditor da ansiedade-estado cognitiva. - The aim of the study was to examine the relationship between role ambiguity and anxiety in the context of youth football. This study analyzed 286 male soccer players, ages between 15 and 19 years (17.03 ± 1.34). In order to evaluate the ambiguity and anxiety, we use the Portuguese versions of the Role Ambiguity Scale (Beauchamp et al. 2002) and CSAI-2 (Martens, Burton, Vealey, Bump and Smith, 1983). To analyze the relationship between the two concepts we use the Pearson test and multiple regression and, therefore determine the predictors of anxiety. Results suggest that role ambiguity is positively and moderately related to state anxiety. We also found that the main predictor of somatic state anxiety is the offensive responsibilities and the consequences of not fulfilling defensive role are the main predictor of cognitive state anxiety.
  • Qualidade de vida dos estudantes do Ensino Superior Politécnico de Santarém e Leiria durante o confinamento da Covid 19
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Rosa, Marta; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Coelho, M. T.; Gonzaga, Luis; Borrego, C.
    Introdução: A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais em todo o mundo, levando ao encerramento das instituições educacionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a Qualidade de Vida dos estudantes do ensino superior dos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria durante o confinamento face à pandemia COVID-19. Métodos: Um total de 775 participantes selecionados por amostragem de conveniência participaram no estudo. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da WHO. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente à Qualidade de Vida é globalmente superior à autoavaliação com a sua satisfação com a saúde, sendo os estudantes do género feminino que apresentam valores médios inferiores aos estudantes do género masculino. Os domínios do WHOQOL-bref referentes à Qualidade de Vida com valores superiores foram o domínio físico e meio ambiente, sendo os domínios das relações sociais e psicológico, os que apresentam valores menores. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID-19.
  • Visualização mental – definições e aplicações
    Publication . Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, C. ou Chicau Borrego, C.
    O tema da visualização mental tem fascinado muitas pessoas no contexto do desporto e na atividade física. Ela é considerada uma das técnicas mais eficazes no desenvolvimento de competências físicas e psicológicas devido à sua polivalência em trabalhos de vários tipos. A visualização mental tem sido referida ao longo dos tempos por uma série de nomes - visualização, ensaio mental, prática mental e desenvolvimento cognitivo para citar apenas alguns. Este trabalho pretende resumir os principais conceitos estruturantes do tema, assim como as principais teorias que suportam o seu desenvolvimento. Apresentamos também um conjunto de investigações efetuadas no âmbito do LID Psicologia do Desporto, na ESDRM.- The theme of mental visualization has fascinated many people in the context of sport and physical activity. It’s considered one of the most effective techniques in the development of physical and psychological skills due to their versatility in the work of various kinds. The mental visualization has been referred to over the years by a number of names - visualization, mental rehearsal, mental practice and cognitive development to name a few. This paper aims to summarize the main structural concepts of the topic, as well as the major theories that support their development. We also present a set of investigations carried out under the LID Sport Psychology in ESDRM.
  • Tradução e validação do instrumento de avaliação da perceção de crenças na reabilitação (SIRBS – Sport Injury Rehabilitation Beliefs Survey)
    Publication . Silva, Mariana; Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, C. ou Chicau Borrego, C.; Teques, Pedro; Gonzaga, Luis
    A Psicologia das Lesões é uma das áreas que se insere na Psicologia do Desporto. Uma vez que as lesões são algo que acontece muito no âmbito desportivo, que por consequência afeta o bem-estar psicológico do individuo, desta forma torna-se importante que exista acompanhamento por parte de um profissional especializado na área, que saiba lidar com os indivíduos de ambos os géneros, com várias idades e crenças. A psicologia das lesões contribui para a otimização da recuperação das lesões desportivas, assim como, na prevenção da ocorrência das mesmas.
  • IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTARÉM E LEIRIA
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui; Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Coelho, Teresa; Borrego, C.
    Background: Estudar o Impacto da pandemia Covid-19 nos estudantes do ensino superior torna-se evidente, já que é uma doença infeciosa, que tem consequências não só ao nível da saúde física, mas também da saúde mental, do bem-estar psicológico e qualidade de vida. A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais com impacto em 99,4% da população estudantil do mundo. O ensino a distância apresentou-se como a solução. Esta situação veio trazer alterações significativas na vida das escolas e principalmente na vida dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e posteriormente identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. A população é constituída pelos estudantes que frequentam o ensino superior, dos dois Institutos. Aplica-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da OMS. O tratamento e análise dos dados será realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: a relação entre os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente permitirá caraterizar a qualidade de vida dos estudantes. Conclusão: Com a avaliação do impacto da pandemia Covid-19, pretendemos desenvolver um programa on-line de promoção da qualidade de vida.
  • Estudo do impacto do programa de reabilitação e estratégias de coping utilizadas em função da modalidade e género
    Publication . Silva, Mariana; Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, C. ou Chicau Borrego, C.; Teques, Pedro; Gonzaga, Luís
    O objetivo do estudo, foi perceber se existiam diferenças na perceção da lesão desportiva (SIRBS), relativamente à sua recuperação, em função do género e da modalidade. Para além deste ponto tentamos perceber se as estratégias de coping (Brief-Cope) utilizadas para lidar com a recuperação da lesão desportiva diferiam em função do género e da modalidade.
  • Effects of a Motivational Climate on Psychological Needs Satisfaction, Motivation and Commitment in Teen Handball Players
    Publication . Alesi, Marianna; Gómez-López, Manuel; Borrego, C. ou Chicau Borrego, C.; Monteiro, Diogo; Granero-Gallegos, Antonio
    The aim of this study was to examine the effects of the motivational climate created by the coach and perceived by a group of young high-performance handball players on their sport motivation, self-determination, sport psychological needs and sport commitment. The study participants were 479 young handball players. The age range was 16-17 years old. Players were administered a battery composed of a Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire, Sport Motivation Scale, the Basic Psychological Needs in Exercise Scale and Sport Commitment Questionnaire to measure the above-mentioned theoretical constructs. Results showed that the handball players showed high levels of a task-involving climate, of basic psychological needs satisfaction and of self-determined motivation and commitment. Higher levels of basic psychological needs such as autonomy and competence were associated with a higher task-involving climate, self-determined index and sport commitment (task-involving climate-basic psychological needs (β = 0.55; 95% IC 0.387/0.682; p = 0.001); Ego-involving climate-basic psychological needs (β = 0.06; 95% IC -0.069/0.181; p = 0.387); Basic psychological needs-self-determined index (β = 0.48; 95% IC 0.376/0.571; p = 0.001); Self-determined index-commitment (β = 0.58; 95% IC 0.488/0.663; p = 0.001). The obtained model showed that basic psychological needs mediated the association between a task-involving climate and self-determination, and self-determination mediated the association between basic psychological needs satisfaction and commitment.