Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- SOS BiodiversidadePublication . Linhares, Elisabete; Nobre, Sílvia; Neto, Beatriz; Cunha, Luísa; Mendes, EmaA presente oficina, dinamizada por estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza, procurou abordar a proteção da vida terrestre do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -15, que visa a conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo desertificação, reduzindo degradação de habitats, integrando valores e biodiversidade no planeamento nacional/local e promovendo a reflorestação. Destaca-se a desflorestação, que resulta na perda de habitat e biodiversidade. A oficina procurou sensibilizar as crianças sobre as consequências dessa realidade, com o objetivo de consciencializar o público sobre estas problemáticas ambientais. O público-alvo foi formado por alunos do 3.º ano de uma escola pública do distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os sete e oito anos de idade. A oficina consistiu na simulação de um episódio de desflorestação, através da realização do tradicional jogo das cadeiras adaptado à temática. Destaca-se a personagem do lenhador e a caracterização das espécies de aves e árvores autóctones. Foi possível verificar que as crianças foram bastante participativas, envolvendo-se no jogo realizado sobre a desflorestação e as consequências da mesma. Considera-se que o jogo promoveu uma interação positiva entre as crianças através das questões colocadas e pela partilha de situações do quotidiano vivenciadas com a família. A dinamização da oficina permitiu às estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza aprender a lidar com crianças desta faixa etária e a sair da zona de conforto. Concomitantemente, procurou-se educar o público-alvo em relação à problemática ambiental explorada na oficina. Concluise que esta dinâmica foi bastante importante, não só para quem dinamizou a oficina, mas também para as crianças aprenderem mais, e de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar o ambiente.
- BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Casanova, Joana; Cíntia, Rosa; Pereira, TomásAs cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.
- Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBPublication . Antunes, Ana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.
- Circuito ecológico no Campus do IPSantarém – um projeto desenvolvido por Educadores AmbientaisPublication . Linhares, Elisabete; Gonçalves Camacho, António GeorgeNo âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza os estudantes do 3.º ano do curso foram desafiados a criar um circuito ecológico no Campus do IPSantarém. O trabalho desenvolveu-se em torno dos seguintes momentos: a) inventariação e caracterização da biodiversidade florística existente em pontos estratégicos do campus, com interesse ambiental, didático e turístico, e caracterizar estas espécies botânicas (de porte arbóreo e arbustivo); b) elaboração de placas de identificação digitais em Adobe Illustrator com a colaboração do FAbLab da Escola Superior de Educação para, posteriormente, serem colocadas no campus; c) planeamento e conceção de atividades pedagógicas para alunos do 1.º CEB – 4.º ano); d) dinamização do circuito ecológico com uma turma do 4.º ano dividida em dois grupos para participar em atividades de cinco paragens; e e) criação de uma página online com a descrição mais completa das espécies que irá funcionar como página do percurso criado pela turma e como forma de divulgação do projeto. O envolvimento dos estudantes permitiu promover diversas competências e realizar aprendizagens, nomeadamente relacionadas com um melhor conhecimento da paisagem, clima, geomorfologia, aspetos da flora e da fauna da região em que se insere o campus do IPSantarém; com a identificação da biodiversidade botânica do local e as suas principais características; a planificação e implementação de um percurso com atividades práticas com vista a divulgar o potencial do local e promover conhecimentos, atitudes e valores. Para além do valor pedagógico e formativo que este tipo de atividade proporciona nos estudantes em formação e nos participantes, são práticas que visam também contribuir para a promoção dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 15. Contudo, é um projeto exigente em termos de planeamento, apelando à responsabilização e compromisso de todos os envolvidos.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Cavadas, Bento; Colaço, Susana; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Cavadas, Bento; Branco, Neusa; BrancoA biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado: “One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”, que visa o desenvolvimento de competências de sustentabilidade expressas no GreenComp Framework. Este póster apresenta os resultados de uma tarefa exploratória realizada com seis alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a quem foi solicitado para criarem individualmente um ecossistema com blocos de construção, identificar possíveis danos no ecossistema, as suas causas, e propor ações para o proteger ou recuperar. Esta tarefa visou trabalhar os domínios “incorporar valores de sustentabilidade” e “prever futuros sustentáveis”. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos desenvolverem valores de sustentabilidade, promoverem a natureza e a criatividade e o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.