Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- A escola como espaço de construção pessoal: Como Prevenir o Bullying?Publication . Carreira, Teresa Margarida; André, Clara; Candido, Anabela; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséA escola tem hoje a missão de contribuir para a construção pessoal e social de cada aluno a todos os níveis, particularmente na prevenção de comportamentos associados ao bullying. Assim, ao nível do desenvolvimento pessoal e social, existem muitos aspetos que urgem ser trabalhados e discutidos ao longo do crescimento e desenvolvimento de cada jovem. A Escola Superior de Saúde de Santarém do IPSantarém, como Escola Promotora de Saúde tem concretizado um conjunto de sessões de educação para a saúde com o objetivo de prevenir o bullying em meio escolar junto dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. The school has now the mission of contributing to the personal and social construction of each student at all levels, particularly in the prevention of behaviours associated with bullying. Therefore, there are many aspects of personal and social development that need to be worked on and discussed throughout each young person's growth and development. The School of Health of Santarém of the IPSantarém, as a Health Promoting School, has carried out a series of health education sessions with the aim of preventing bullying in the school environment among students in the 1st and 2nd cycle of basic education.
- PROGRAMAS DE CESSAÇÃO TABÁGICA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL: UMA SCOPING REVIEWPublication . Dias, Hélia; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; André, Clara; Escabelado, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséObjetivo: Identificar programas de intervenção para a cessação tabágica na mulher no ciclo gravídico-puerperal. Questão: Quais os programas de intervenção para a cessação tabágica na mulher no ciclo gravídico-puerperal? Background: Fumar durante a gravidez pode causar graves problemas de saúde e um aumento do risco de aborto espontâneo, parto prematuro, morte fetal, baixo peso à nascença e síndrome de morte súbita do lactente. A cessação tabágica antes da conceção, ou no início da gravidez, mantendo a abstinência durante este período, traz benefícios quer para o feto e mãe. Material e métodos: População: mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Conceitos: gravidez, puerpério, cessação tabágica e programas de intervenção. Contexto: a comunidade onde vivem as mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A partir dos descritores MeSH, construiu-se a expressão de pesquisa: Smoking Cessation AND Pregnant Women OR Postpartum period. Realizou-se a pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL, Mediclatina, Nursing & Allied Health Collection e MEDLINE, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2014 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados: Estudos selecionados pela utilização do Prisma 2009 Flow Diagram proposto pelo Joanna Briggs Institute. Extração dos dados, com recurso aos instrumentos disponibilizados, garantindo-se a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão: Os resultados encontrados permitiram identificar programas de intervenção de cessação tabágica sugestivos de resultados em saúde para a mulher grávida, puérpera e criança, onde a qualidade da relação entre profissional e grávida fumadora promove a informação sobre efeitos adversos do fumo durante a gravidez e aumenta a consciencialização e adesão à cessação tabágica. Contudo, identificaram-se barreiras durante a implementação destes programas a três níveis: institucionais (dificuldades ao nível da comunicação e desvalorização deste tipo de intervenção), profissionais e grávidas fumadoras (conhecimentos, atitudes e crenças). Referências: DGS (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Lisboa: DGS. Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas.
- The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacyPublication . Figueiredo, Maria; Amendoeira, José; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Cruz, Olímpia; Cândido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Santiago, Maria Conceição
- Desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIFPublication . Reis, Alcinda; Sousa, Edmundo; Spinola, Ana; Dias, Hélia; Santiago, Maria ConceiçãoExplora-se o desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIF, a partir da proposta de um estudo dedutivo-indutivo.
- Instruments to evaluate alcohol consumption in the pregnant women: A Scoping ReviewPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Carreira, Teresa; Dias, Hélia; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olimpia; Amendoeira, José
- Desenvolvimento das Competências Culturais nos Enfermeiros com Famílias Migrantes a partir da Utilização do MDAIFPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Spínola, Ana Cristina; Dias, Hélia; Sousa, Edmundo; Santiago, Maria ConceiçãoNas unidades de cuidados de saúde primários nacionais, tem-se registado nos últimos anos uma afluência considerável de famílias de diferentes origens culturais. Esta situação coloca aos enfermeiros dificuldades específicas, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais bem como com a mobilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) em contexto da prática clínica, nomeadamente na etapa de avaliação inicial das famílias. Pretende-se estudar a prática de mobilização do MDAIF pelos enfermeiros na especificidade das famílias migrantes, identificando soluções a implementar (estruturação de guidelines) para as boas práticas de enfermagem com estas famílias.
- PROJETO MEIOS: DA ESTRATÉGIA AOS RESULTADOS PRELIMINARES IDENTIFICADOS EM CONTEXTOS DE CUIDADOS DE SAÚDEPublication . Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Backström, Bárbara; Chaves, Cláudia; Santiago, Maria Conceição; Santinho, Cristina; Coutinho, Emília; Quintela, Maria; Karimo, Neila; Dénis, TeresaNos cuidados de saúde às pessoas migrantes, há necessidade de considerarem-se caraterísticas étnicas e culturais e a barreira da língua. A omissão destes aspetos compromete a coerência na prática clínica nas organizações prestadoras de cuidados de saúde. O Alto Comissariado para as Migrações [ACM] desenvolveu em Portugal (2009-2012) o Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos [MISP], colocando mediadores interculturais nos contextos de cuidados de saúde: elementos neutros particularmente ativos na resolução de tensões. Findo o Projeto inicial cria-se em 2015 a Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural e o grupo temático da Saúde. Iniciase um estudo no paradigma qualitativo, com orientação etnometodológica, para identificação dos resultados do MISP na saúde, designado MEIOS. Pretende-se evidenciar resultados preliminares obtidos, de acordo com a etapa do estudo desenvolvida. Conclui-se sobre a importância da inclusão de mediadores nos contextos, do reconhecimento do seu estatuto de neutralidade e da promoção da sensibilidade cultural.