Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentoPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida
- Um estudo sobre educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelEm Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
- A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudarPublication . Hamido, GracindaÉ sobretudo centrados numa discussão dos traços identitários da Escola e dos conceitos de mudança, de inovação e de aprendizagem, que nos propomos analisar algumas implicações do papel da escola, enquanto organização, no acesso ao conhecimento e ao saber que é suposta promover. Este papel converte-a num elemento nuclear dos processos de mudança e inovação das sociedades, sendo certo, porém, que a obriga a desenvolver a capacidade de, ela própria, aprender. Entre os traços identitários da escola e dos agentes que a habitam e a sua reclamada mudança, existe uma relação dialógica que importa analisar. Ela envolve (re)avaliações de pressupostos, valores e práticas, numa dinâmica que mobiliza competências para pensar e agir, interagir e decidir com outros, ou seja, competências de pensamento e de aprendizagem colectivos/organizacionais. Defendemos que estas competências se geram no (inter)agir colectivo que relaciona, conecta, articula e integra diferentes lógicas de acção, epistemologias e ideologias. Geram-se, portanto, na assunção do dialogismo essencial que atravessa os processos de construção de conhecimento. - School, as an organization, plays a central role in society’s processes of change and innovation, by promoting the access to learning and knowledge. This implies, however, that school itself should be able to learn. In this article we analyse this core learning competence of schools, by focusing on a conceptual discussion on school identity and change, innovation and learning. There is a dialogical relation between identity and change, whether we refer to schools, or to agents that live and work in it. This dialogical relation involves re-evaluating presuppositions and reconverting values and practices, i.e, developing a dynamic process that mobilizes a competence to think and act, interact and decide with others. We claim that this competence emerges from collective, situated (inter)acting, where different logics of action, epistemologies and ideologies confront, articulate and integrate one another. It emerges, therefore, from the essential dialogism that cuts across all knowledge construction processes.
- Analysing projects of professionalizing education: the challenge of qualityPublication . Hamido, Gracinda; Roldao, Maria; César, MargaridaThis work intends to describe the theoretical-conceptual design of an investigation whose main aim is to analyse and interpret an ongoing process of reconstruction of a teacher education curricular project (1st to the 4th grade teaching) as well as its bases. We use several theoretical frameworks that form three dimensions of analysis: curricular, organisational and personal / interpersonal. We are seeking to identify points and levels of intersection of these analysis dimensions, in search of a "pluralist" synthesis of several theoretical frameworks, that will provide conceptual consistency to the interpretations of the phenomenon under scrutiny.
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentos IIPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida