Mestrado em Desporto - Atividades Desportivas para Crianças
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Desporto - Atividades Desportivas para Crianças by Title
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ESCOLA ATIVA - Implementação de um Programa de Exercício em crianças dos 6 aos 11 anos do concelho de Torres Vedras. Efeitos no padrão de atividade física, condição física e composição corporal das meninas.Publication . Ferreira, Jil Janine MendonçaA prevalência mundial de excesso de peso e obesidade infantil tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Portugal tem acompanhado esta tendência, sendo um dos países da Europa com maior percentagem de crianças obesas e o país que detém a maior percentagem de sedentarismo na União Europeia. A literatura tem vindo a demonstrar que a escola poderá desempenhar um papel muito importante na promoção do exercício e saúde em jovens em idade escolar. Este estudo teve como objetivos: 1) promover e implementar um programa de atividade física para a população infantil, atendendo às suas caraterísticas e necessidades, incluindo sessões de exercício realizadas em ginásio/pavilhão disponibilizados pela escola e; 2) avaliar os efeitos de um programa de exercício físico no padrão de atividade física, condição física e na composição corporal em meninas dos 6 aos 11 anos e comparar com os resultados obtidos após a aplicação do programa. A amostra foi constituída por meninas dos 6 aos 11 anos das escolas do 1º Ciclo do concelho de Torres Vedras que entregaram o consentimento informado devidamente assinado pelos encarregados de educação. Os instrumentos utilizados para avaliar as principais variáveis foram: questionário QAPACE - Quantification de l’Activite Physique en Altitude Chez le Enfants - para avaliar o padrão de atividade física, o Fitnessgram para avaliar a condição física e a composição corporal foi avaliada através dos percentis do Índice de Massa Corporal, perímetros e pregas adiposas, segundo o protocolo da ISAK (Internacional Society for the Advancement of Kinanthropometry). Para analisar os dados recolhidos foi utilizada uma estatística descritiva. A principal limitação do estudo foi o facto de não ter sido possível recolher dados do grupo de controlo. Através dos resultados verificámos que houve um ligeiro aumento do padrão de atividade física, na condição física os resultados foram bastante relevantes, sendo que houve uma grande melhoria da condição física. Na composição corporal não houve diferenças na percentagem de massa gorda e na relação cinta/anca, e verificou-se uma melhoria dos percentis do Índice de Massa Corporal.
- ESCOLA ATIVA – Implementação de Um Programa de Exercício Físico em Meninos dos 6 aos 10 Anos no Concelho de Torres Vedras. Efeitos no Padrão de Atividade Física, Composição Corporal e Condição Física.Publication . Santos, Carina Joana Nunes dos; Rocha, Rita SantosRESUMO: Título: ESCOLA ATIVA – Implementação de um programa de exercício físico em meninos dos 6 aos 10 anos do concelho de Torres Vedras. Efeitos no padrão de atividade física, composição corporal e condição física. Autores: Carina Nunes dos Santos, Jil Janine Ferreira e Rita Santos Rocha Em Portugal, a prevalência de obesidade é estimada em 13% para o sexo masculino e 15% para o sexo feminino. Cerca de 32% de crianças portuguesas entre os 7 e os 9 anos têm excesso de peso, ou sofrem mesmo de obesidade. Dados recentes confirmam que 1/3 das crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade apresentam excesso de peso, sendo 14,6% obesas. O presente estudo refere-se à implementação de um programa de exercício físico (fitness), que visa complementar os programas escolares existentes nas áreas da atividade física e educação física, na população infantil. O estudo teve como objetivos: implementar o programa no Agrupamento de Escolas de Campelos, concelho de Torres Vedras; analisar os efeitos do programa de exercício físico no padrão da atividade física, na condição física e na composição corporal. A amostra foi constituída por crianças do género masculino, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, alunos do Agrupamento de Escolas de Campelos, concelho de Torres Vedras, que entregaram o consentimento informado devidamente assinado pelos encarregados de educação. Foi caracterizado o padrão de atividade física através do questionário Quantification de l’Activite Physique en Altitude Chez le Enfants (QAPACE). Os parâmetros de condição física foram avaliados através da bateria de testes Fitnessgram (testes de aptidão aeróbia, aptidão muscular, força e resistência e flexibilidade). Os parâmetros de composição corporal, foram avaliados através das medições antropométricas segundo a Internacional Society for the Advancement of Kinanthropometry, através da percentagem de massa gorda, segundo Slaughter e seus colaboradores (1988), e através dos percentis segundo o Centers for Disease and Prevention (2000). Foi utilizada a análise estatística descritiva para apresentar os dados recolhidos. Para caracterizar a amostra recorreu-se às técnicas estatísticas t-Pares e Wilcoxon para comparar os efeitos do programa, após 6 meses de intervenção. Os principais resultados evidenciaram diferenças significativas na condição física das crianças. Os resultados sugerem que o programa contribuirá para melhorar a aptidão física dos meninos nas escolas.
- Escola Secundária Jerónimo Emiliano de AndradePublication . Ferreira, FredericoRESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ESJEA) de Angra do Heroísmo, através da Secretaria Regional da Educação, estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estágio Pedagógico ao mestrando, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do Processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste Processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em Unidades Escolares do Sistema de Ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física Escolar nasce com a necessidade de formar e educar futuros cidadãos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento global e harmonioso, a aquisição de hábitos de higiene e disciplina, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promovendo elevados níveis de desempenho e preparando os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma CRER 8º ano, composta por vinte alunos, com uma idade média de 15,09 ± 0,75, sendo a idade mínima de treze anos e a máxima de dezoito anos. A turma era constituída por seis alunos do sexo masculino e catorze alunos do sexo feminino. Pretendeu-se a operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Kickboxing e Natação, organização e realização de uma acção de Formação para os alunos, realização de um Planeamento Escolar por blocos, dividido em Unidades didácticas. O processo de Ensino e Aprendizagem teve como referência fundamental, para o sucesso das aulas de Educação Física, uma Avaliação centrada em três domínios: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o questionário que visa caracterizar os gostos e preferências dos alunos na disciplina de Educação Física (Caracterização da turma Semedo 1998). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, caracterizando os alunos, os Mestrado em Educação Física Escolar Relatório de Estágio – ESDRM/ ESJEA iii seus gostos pessoais para as diferentes matérias curriculares e matérias de Educação física, realçando também as relações com os encarregados de educação, a forma de transporte para a escola os hábitos alimentares e as características que mais apreciam num professor. Em suma, este documento contém todos os planeamentos e eventos que foram organizados ao longo deste ano lectivo e evidencia o planeamento e a avaliação realizadas.