Browsing by Issue Date, starting with "2011-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Escola Secundária Jerónimo Emiliano de AndradePublication . Ferreira, FredericoRESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ESJEA) de Angra do Heroísmo, através da Secretaria Regional da Educação, estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estágio Pedagógico ao mestrando, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do Processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste Processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em Unidades Escolares do Sistema de Ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física Escolar nasce com a necessidade de formar e educar futuros cidadãos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento global e harmonioso, a aquisição de hábitos de higiene e disciplina, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promovendo elevados níveis de desempenho e preparando os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma CRER 8º ano, composta por vinte alunos, com uma idade média de 15,09 ± 0,75, sendo a idade mínima de treze anos e a máxima de dezoito anos. A turma era constituída por seis alunos do sexo masculino e catorze alunos do sexo feminino. Pretendeu-se a operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Kickboxing e Natação, organização e realização de uma acção de Formação para os alunos, realização de um Planeamento Escolar por blocos, dividido em Unidades didácticas. O processo de Ensino e Aprendizagem teve como referência fundamental, para o sucesso das aulas de Educação Física, uma Avaliação centrada em três domínios: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o questionário que visa caracterizar os gostos e preferências dos alunos na disciplina de Educação Física (Caracterização da turma Semedo 1998). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, caracterizando os alunos, os Mestrado em Educação Física Escolar Relatório de Estágio – ESDRM/ ESJEA iii seus gostos pessoais para as diferentes matérias curriculares e matérias de Educação física, realçando também as relações com os encarregados de educação, a forma de transporte para a escola os hábitos alimentares e as características que mais apreciam num professor. Em suma, este documento contém todos os planeamentos e eventos que foram organizados ao longo deste ano lectivo e evidencia o planeamento e a avaliação realizadas.
- Portuguese Cucurbita spp. and Citrullus lanatus: conservation, evaluation and breedingPublication . Rocha, A. F.; Barata, A. M.; Lopes, F.; Marreiros, A.; Leitão, J.Cucurbitaceae is one of the most important families of vascular plants. This family includes 118 genera and 825 species. The five major cucurbit crops are Citrullus lanatus Thumb Mansf. (watermelon), Cucurbita maxima Duchesne (pumpkin), Cucurbita pepo L. (squash), Cucumis sativus L. (cucumber) and Cucumis melo L. (melon). Citrullus lanatus and Cucurbita spp. are very important in the Portuguese agro-ecosystems, associated with maize, beans and cabbage. Due to the importance of Citrullus and Cucurbita spp., the Portuguese National Genebank (BPGV) has done systematic collecting missions in Portugal (Mainland and Madeira Island). Since 2001, BPGV in partnership with other National Institutions, Escola Superior Agraria de Santarem, Direccao Regional de Agricultura e Pescas do Algarve and Universidade do Algarve, has been carrying out activities related to preservation, characterization, evaluation and pre-breeding. In Portugal, in BPGV, the Curcubitaceae collection preserved in ex situ conditions (medium and long term) totals 573 accessions. The collection of Citrullus lanatus and Cucurbita spp. has a total of 355 accessions, representing 62% of the whole collection: (37 of Citrullus lanatus, 19 of Cucurbita ficifolia, 74 of Cucurbita maxima and 224 of Cucurbita pepo). Based upon the diagnosis of the preserved collection, further germplasm collecting missions were recommended in Algarve Region. AFLP and RAPDs markers were used to check the assignment of accessions to Cucurbita species: C. pepo, C. maxima and C. moshata. The morphological characterization followed the Curcubita spp. and Citrullus descriptors, elaborated by Bioversity International, integrated in the European Cooperative Program for Genetic Resources, Cucurbits Working Group. Characterization data are reported herein. Departing from the most homogeneous accessions of Citrullus lanatus, Cucurbita maxima and C. moschata, three cultivars, one of each species, have already been selected and registered in the National Catalogue of Varieties.