Artigos em revistas nacionais_ESES
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Browsing Artigos em revistas nacionais_ESES by Subject "1º Ciclo"
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- Ensinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Anastácio, Inês; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal -Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.
- Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullyingPublication . Oliveira, Sara; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.