Volume 7 - 2011 - nº18
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Browsing Volume 7 - 2011 - nº18 by Subject "Formação de professores"
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- Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professoresPublication . Gama, Renata; Sousa, MariaEste texto tem por objetivo apontar aprendizagens docentes, reveladas nas escritas narrativas dos futuros professores de Matemática, ao participarem do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil), em parceria com escolas públicas localizadas no interior do estado de São Paulo, desde março de 2009. A natureza do estudo é qualitativa e interpretativa. Inicialmente, apresentam-se as bases teóricas e metodológicas do Pibid-UFSCar, as quais fundamentam a parceria colaborativa entre escola e universidade. Em seguida, discorre-se sobre o papel da escrita narrativa no contexto do Projeto. Por último, analisam-se os saberes revelados, narrados por dois licenciandos bolsistas da área matemática, em portfólios elaborados em 2009 e 2010, compostos por narrativas escritas que se dividem em quatro perspectivas: descritiva, interpretativa, subjetiva e interpretativa com base teórica. Os saberes revelados explicitam que as aprendizagens dos futuros professores não se restringem aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Há aprendizagens relacionadas à visão de mundo, de escola e do homem que está sendo educado no cenário atual, onde ocorre a massificação do sujeito. Há ainda críticas, indignações e surpresas, quando futuros professores constatam que, muitas vezes, a própria universidade ainda forma pessoas acríticas no que diz respeito aos preconceitos e às exclusões de estudantes da Educação Básica do sistema público universitário brasileiro. - The objective of this text is to point out the learning of future mathematics teachers revealed through their written narratives when participating of the Institutional Program of Initiation to teaching (PIBID), developed in the Federal University of São Carlos (UFSCar-Brazil), in partnership with public schools located in the interior of the state of São Paulo, since March of 2009. The nature of the study is qualitative and interpretative. Initially it is presented the theoretical and methodological bases of the Pibid-UFSCar, which serve has foundation to the collaborative partnership between school and university. After that, the role of the written narrative in the context of the Project is approached. Finally we analyse the revealed knowledge, told by two graduate scholarship holders of the mathematical area, in portfolios elaborated in 2009 and 2010, which are composed by written narratives that are divided into four perspectives: descriptive, interpretative, subjective and interpretative with theoretical basis. The revealed knowledge explicit that future teachers learnings are not restricted to theoretical aspects, didactic or methodological related to the teaching of mathematical concepts. Some learnings area related to a point of view of the world, the school, and the men that are being educated in the current scene, characterized by the massification of the subject. There are still critics, indignation and surprises, when future teachers evidence that, many times, the University still forms non critical people in respect to the preconceptions and exclusions of students of Basic Education of the Brazilian university public system.
- Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciaisPublication . Toricelli, Luana; Grando, ReginaEsse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator. During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the shared readings, of the questioning position of the educator and production of narratives.
- Formação docente a partir de narrativas de aprendizagemPublication . Megid, Maria; Fiorentini, DarioO objetivo deste estudo é analisar o processo de aprendizagem da docência em matemática de alunas de um curso de Pedagogia (Curso pré-serviço de formação de professores dos anos iniciais). O foco da análise consistiu na busca de indícios de mudança de significado e de conhecimento dos futuros professores em relação às quatro operações aritméticas e ao seu ensino. Para isso, foi analisada uma experiência formativa que tinha por base atividades reflexivas e exploratórioinvestigativas, incluindo escrita de narrativas dos estudantes sobre seu processo de aprender. A escrita era, inicialmente, individual e, depois, coletiva em um grupo colaborativo. Essas escritas dos estudantes eram complementadas pela escrita reflexiva da formadora-pesquisadora. A reflexão dos estudantes incidia, primeiramente, sobre o modo como realizavam as operações aritméticas, utilizando cálculo mental e algoritmos. A seguir, os diferentes procedimentos e reflexões eram socializados com toda a classe, produzindo novas alternativas para o ensino de algoritmos. Os resultados mostraram que as narrativas de aprendizagem proporcionaram, ao futuro professor, conhecimento de si, tendo problematizado e reconstruído seus saberes sobre as operações com os números naturais e projetado outros modos de ensiná-las. Desenvolveu também autoconfiança e uma relação mais positiva com a matemática. - The aim of this study is to analyze mathematics education in a course of Pedagogy (pre-service teacher training for the first school years). The focus of analyse was to search for change evidences in future teachers' knowledge regarding the four arithmetic operations and the methodologies to teach these operations. For this, we analyzed a formative experience based on reflective and investigative activities, including students' written narratives on their learning process. The writing was done in two stages: first individually and second in a collaborative group. These writings were complemented by reflective writings of the educator-researcher. Students' reflection focused primarily on how the arithmetic operations were performed using mental calculation and algorithms. Next, different procedures and reflections were discussed with the whole class, producing new approaches to algorithms' teaching. The results showed that the learning narratives of future teachers developed their self-confidence, a more positive relationship with mathematics, and provided a better understanding of themselves, helping them to question and to reconstruct their knowledge about the operations with natural numbers and different methods to teach these operations.
- As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-sePublication . Passos, CármenEditorial
- Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágioPublication . Oliveira, RosaNeste trabalho analisamos as narrativas escritas de alunos do curso de Pedagogia1 sobre suas aprendizagens e experiências escolares com a matemática na trajetória enquanto estudante e como isso é retomado no momento de preparar e desenvolver atividades de regência de classes dessa disciplina para crianças (de 6 a 10 anos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio da Docência. Os resultados apontam que quando aparecem falas sobre as experiências com a matemática, no período vivido enquanto estudante o conteúdo versa sobre os sofrimentos vividos nas aulas ou na realização de exercícios e/ou provas ou, em menor número, sobre as lembranças felizes, uma aula, assunto ou um professor marcante. No momento do estágio retomam essas vivências, o que os leva, em muitos casos, a procurar fazer de forma diferente de seus professores. Procuram contextualizar o ensino por meio de referências ao cotidiano das crianças. Demonstram preocupação com o lúdico em oposição às aulas cansativas que trazem na memória e com o uso de materiais manipulativos em oposição ao ensino centrado nas conceituações. Por vezes repetem os modelos que tiveram e se dão conta disso. Ao narrar essas experiências, confrontando suas escolhas quando se colocam no papel de professores em um processo construção e de tomada de consciência de seus saberes, os futuros professores assumem uma postura de autonomia frente ao próprio processo formativo. - In this paper we analyzed the narratives written by Education students about their learning and school experiences with mathematics in their formation as students and how it is resumed in the moment of preparing and developing classroom teaching activities is this area for children (from 6 to 10 years old) from Elementary School on their Teaching Internship. The results point that when springs the speeches about experiences with mathematics during the course, the content is usually about the pain suffered in classroom or in the accomplishment of tasks or tests, or in a smaller number about the happy memories, a class, a subject or an important teacher. At internship period they revive those memories which lead them in many cases to strive for doing it differently than their own teachers. They try to contextualize the teaching through references to the children’s everyday life. They demonstrate care to the ludic aspect in opposite to the tiresome classes that they have in their memories, and with the use of manipulative materials in opposite to conceptualization focused teaching. Sometimes they repeat the models they have and don’t realize that. By narrating those experiences confronting their choices when they put themselves in the teacher’s role in a process of building and becoming aware of their knowledge, the future teachers assume an autonomous posture on their own formation process.