Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que
medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de
estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos
iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo
abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas
estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi
desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no
interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São
Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o
papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes
estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de
reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino.
Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento
de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por
professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as
participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os
resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam
(ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da
constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura
problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the
collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group
and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of
mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading
and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research
was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the
São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated
students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator.
During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that
provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its
teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its
Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives
written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the
participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer
indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the
initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the
shared readings, of the questioning position of the educator and production of
narratives.
Description
Keywords
Formação de professores Narrativa como estratégia formativa Grupos colaborativos Séries iniciais do ensino fundamental
Citation
Toricelli,L. & Grando, R. (2011). Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais. Revista Interacções,18(7),204-228.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação