Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by Subject "Adolescencia"
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- Caminhar para o Bem-estar na adolescenciaPublication . Calado, Kathleen; Monterroso, Ligia; Rodrigues, JorselinaO presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no 2º ano curricular do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária com Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Com base no planeamento em saúde, e em linha com os objetivos de aprendizagem estipulados, pretende-se apresentar de forma descritiva e reflexiva, o percurso de aquisição de competências sustentadas na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública através da análise, do registo e da partilha dos processos de saúde/doença, da definição das estratégias de intervenção e do enquadramento da prática com a evidência científica. Enquanto metodologia, foi efetuada uma análise documental através de sites oficiais e de bases de dados científicos de acesso livre e gratuito, com primeira seriação através da leitura dos títulos, seguidamente dos resumos e por fim, do texto integral. Procedeu-se ainda à realização de um estudo através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, de forma a validar as necessidades da população-alvo e assim, delinear um projeto de intervenção ajustado. O estudo identificou a prevalência da ansiedade na fase da adolescência, sobretudo no sexo feminino. Os fatores de risco revelaram um aumento gradual ao longo da idade. Posto isto, foi delineado um projeto de intervenção direcionado aos adolescentes do 5º ano curricular em contexto escolar intitulado “Caminhar para o Bem-Estar” a fim de potenciar o seu bem-estar aumentando a literacia em saúde e fortificando as competências socioemocionais.
- Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolarPublication . PAPAI DA SILVA; Godinho, CelesteOs jovens são um grupo onde a prevalência e a incidência das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) é cada vez maior. Este facto parece dever-se a um grupo de fatores determinantes, entre os quais se destaca a literacia em saúde. Foi definido como objetivo geral promover o aumento da literacia sobre infeções sexualmente transmissíveis, em saúde escolar, através da implementação de um projeto de intervenção comunitária numa unidade, durante o período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Teve como fio condutor a Metodologia do Planeamento em Saúde, sustentado no referencial teórico de Nola Pender, o Modelo de Promoção da Saúde. A avaliação do projeto demonstrou um impacto positivo na literacia em saúde dos jovens da amostra estudada. A implementação deste projeto, juntamente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública