Mestrado em Enfermagem Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by Subject "ADOLESCENTES"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Empowerment dos adolescentes na alimentação saudavelPublication . Simões, Eva; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção estágio de natureza profissional objeto de relatório final. Pretende o mesmo, dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida e às estratégias mobilizadas durante o estágio na Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche para aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Dando cumprimento às etapas do processo de planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano da Escola Secundária de Coruche para promover o seu empowerment na alimentação saudável, utilizando como estratégias principais a educação pelos pares e a criação de ambientes favorecedores de escolhas alimentares saudáveis. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, e porque o percurso formativo se suporta na via indutiva, procurou-se, pela metodologia científica da revisão sistemática da literatura, procurar a melhor evidência para permitir, potenciar e incentivar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável. A análise dos artigos selecionados revelou a prática de conjugação de estratégias educacionais e ambientais em projetos de promoção do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável, através de intervenções que estimulem o desenvolvimento de competências individuais e sociais que lhes permitam tomar decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. São estas estratégias de eleição para o enfermeiro especialista desenvolver em parceria com os adolescentes. This report is part of the Master's Degree in Community Health Nursing, in the option of an internship with a final report. It intends to give visibility to the intervention of community nursing carried out and to the strategies used during the internship in Coruche’s Community Care Unit to acquire the skills of specialist nurse in community nursing and public health. To implement the stages of health planning, we developed an intervention project for community nursing in a group of adolescents in the 12th grade of Coruche’s Secondary school to promote their empowerment on healthy diet, using as main strategies peer education and the creation of environments that favor healthy food choices. In order to frame the clinical practice of nursing in the most current evidence, and because the training path supports itself in the inductive way, we sought, through the scientific methodology of systematic review of literature, the best evidence to enable, empower and encourage the development of empowerment of adolescents on healthy eating. The analysis of the selected articles revealed the practice of combining educational strategies and environmental projects for the promotion of empowerment of adolescents on healthy eating, through interventions that encourage the development of individual and social skills that enable them to make informed decisions and positive view of their health and of their community. These are the strategies of choice for the specialist nurse to develop in partnership with the adolescents.
- Empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsavelPublication . Apolinário, Ana; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO relatório que se apresenta, descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção da realização de um estágio profissional, cujo título é o empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsável, A sua estrutura pretende dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida na unidade de cuidados na comunidade de Coruche para a aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Descreve as oportunidades de aprendizagem, que favoreceram o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento em saúde, através da implementação de um projeto de intervenção de saúde comunitária num grupo de adolescentes que frequentavam o ensino profissional na escola profissional de Coruche. Prioriza a área da educação sexual como um determinante em saúde, desenvolve a promoção do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável, através de intervenções de enfermagem, utilizando metodologias dinâmicas centradas no adolescente e no grupo. O enquadramento teórico e metodológico utilizado teve por base o modelo ecológico de Bronfenbrenner, e o modelo de enfermagem de Betty Neuman. Para enquadrar a prática clinica de enfermagem desenvolvida na evidência mais atual, recorreu-se à metodologia científica da revisão sistemática da literatura, para assim permitir e potenciar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável. A análise dos artigos selecionados revelou que a educação sexual só é eficaz se os técnicos utilizarem estratégias inovadoras e dinâmicas, permitindo assim o desenvolvimento do pensamento crítico do adolescente, levando-o a escolher o comportamento mais seguro e responsável. Os programas educativos nesta área devem contemplar sempre a família e o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido, mas para serem eficazes devem respeitar as seguintes etapas: levantamento das necessidades de formação, planeamento, execução e avaliação. ABSTRACT The report shows that, describes the stage performed under the Master course in Community Health Nursing, the option of conducting a traineeship whose title is the empowerment of adolescent sexuality in a healthy and responsible The structure aims to give visibility to the intervention of community nursing care unit developed in Coruche community to acquire skills of nurse specialist in community nursing and public health. Describes learning opportunities, which favored the development of skills within the health planning, through implementation of a project of community health intervention in a group of adolescents attending vocational school professional Coruche. Prioritizes the area of sex education as a determinant in health, develops promoting empowerment of teens to healthy sexuality and responsible, through nursing interventions using dynamic methodologies focused on teen and the group. The theoretical and methodological framework used was based on the ecological model of Bronfenbrenner and nursing model of Betty Neuman. To frame the clinical practice of nursing developed in the most current evidence, appealed to the scientific methodology of the systematic literature review, thus enabling the development and enhance the empowerment of teens to healthy sexuality and responsible. The analysis of the selected articles revealed that sex education is only effective if the technicians use innovative strategies and dynamic, allowing the development of critical thinking teenager, leading him to choose the most safe and responsible behavior. Educational programs in this area should always include the family and socio-cultural environment in which the adolescent is inserted, but to be effective must comply with the following steps: training needs assessment, planning, implementation and evaluation.