Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by Subject "ADOLESCENCIA"
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- Empowerment dos Adolescentes na promoção da saúdePublication . Vital, Isabel Ermelinda; Silva, Isabel Barroso daEste relatório insere-se no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e serve de suporte à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária. Pretende dar visibilidade às intervenções de enfermagem comunitária desenvolvidas no decorrer do estágio realizado na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo II, para a aquisição de conhecimentos e capacidades de compreensão, conferidas ao grau de Mestre, na área de especialização do conhecimento em enfermagem comunitária. Foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de 41 adolescentes do 8º ano de escolaridade da Escola Secundária Jácome Ratton em Tomar, de forma a promover o empowerment na promoção da saúde, deste grupo populacional, utilizando como estratégias principais a educação para a saúde e a criação de ambientes promotores de saúde, com recurso à teoria do empowerment. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem baseada na evidência com recurso à metodologia científica da Revisão Sistemática da Literatura, procurou-se a melhor evidência de forma a promover o empowerment dos adolescentes na promoção da sua saúde. A análise dos artigos revelou a importância da utilização de um modelo/teoria na promoção da saúde dos adolescentes, assim como da realização de sessões educacionais e de atividades paralelas promotoras de empowerment, neste grupo populacional, tais como a realização de sessões de atividade física e de registo diário dos progressos, de forma a estimularem o desenvolvimento de competências individuais que lhes permitam tomar decisões autónomas, genuínas, voluntárias e conscientes face à sua saúde. É como base nesta evidência que o enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública deve planear e desenvolver as intervenções de enfermagem com os adolescentes nas escolas. A evidência científica constitui um pré-requisito para a excelência, segurança e otimização dos cuidados de enfermagem. This report is part of the 2nd Masters in Community Nursing and supports the latter. Its aim is to enhance the various community nursing interventions which were developed within the apprenticeship that took place at the Public Health Unit belonging to the Health Center Group of Médio Tejo II. The afore mentioned apprenticeship’s aim was to develop knowledge and skills pertaining the Master’s Degree, specializing in community nursing. A community nursing project was developed within a group of 41 8th grade adolescents from Jácome Ratton Secondary School in Tomar. The aim was to promote this population group’s empowerment within the range of health promotion. The main strategies which were applied pertained health education and creating healthy environments resorting to the empowerment Theory. We aimed to include the clinical practice of nursing based on evidence by resorting to the scientific method of Systematic Literature Revision. Therefore, the best evidence was sought in order to promote adolescents empowerment towards the promotion of their own health. Analysing the articles revealed the importance of using a model/theory within adolescents health promotion. The educational sessions and parallel activities promoting empowerment which were held, were also of utmost importance. An example of this were the physical activity sessions together with daily progress reports, leading to the development of individual skills that allow the teenagers to make autonomous, genuine, voluntary and conscious decisions pertaining their health. It is through such evidence that Community Nursing specialized nurses should plan and develop further nursing interventions with adolescents at schools. The scientific evidence is a prerequisite for excellence, safety and optimization of nursing care.
- Enfermagem comunitária em contexto escolar: sexualidade na adolescênciaPublication . Nalha, Maria de Fátima; Barroso, Isabel; Spínola, AnaEste relatório pretende dar evidência à intervenção de enfermagem comunitária e descrever as estratégias desenvolvidas durante o Estágio no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária. O Estágio decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade para aquisição de competências de Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O relatório apresenta o desenvolvimento do projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano, para a promoção de saúde na área da educação sexual, utilizando como estratégia principal a educação pelos pares. Esta estratégia capacita membros de um grupo específico, experientes e treinados para estimularem a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo, o que leva a ganhos em saúde. A intervenção teve como enquadramento conceptual o Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender e o paradigma ecológico de Brofenbrenner. Privilegiou a complexidade do desenvolvimento humano dos adolescentes inseridos nos seus contextos naturais, mas também no ambiente ecológico que os rodeia, caracterizado por vários contextos e relações. Assentou ainda na promoção de saúde com o desenvolvimento de potencialidades que permitisse aos adolescentes melhorar o seu poder de decisão e o controle no determinante de saúde sexualidade. Através da metodologia científica da revisão sistemática da literatura e para enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, procurou-se a melhor evidência que permita, potenciar e incentivar o desenvolvimento de competências dos adolescentes na promoção da saúde na sexualidade. Os artigos científicos encontrados revelaram que projetos estruturados como o desenvolvido, estimulam o desenvolvimento de competências individuais e sociais nos adolescentes que permite tomarem decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. ABSTRACT The intention of this report is to provide evidence to the community nursing intervention and describe the strategies developed during an accomplished stage within the Master Course in Community Health Nursing. The stage was held in the Community Care Unit (a local service belonging to the National Health System) and was based on the acquisition of skills corresponding to the level of Nurse Specialist in Community Health and Public Health. The report presents the project of community nursing intervention for health promotion at the sexual area, regarding a 12th grade adolescent group, using a peer education as a primary strategy. This strategy enables experienced and trained members of a specific group of pairs to encourage changing behavior among the elements of that group, and this leads to health gains. The conceptual framework for this intervention was Nola J. Pender´s Health Promotion Model and Brofenbrenner´s ecological paradigm. Further it favored the complexity of human development among adolescents at their natural contexts but also at the surrounding ecological environment, which is characterized by several contexts and relationships. It was also based in promoting health to adolescents’ development of capabilities that can provide them with an improvement to their decision-making power and control in sexual health. Through the scientific methodology based on a systematic literature review and further to framing clinical practice of nursing inside the most current evidence, the authored seek for the best evidence that allows adolescents to find encouragement and incentive for developing skills and knowledge for health promotion in sexuality. Scientific articles revealed that structured projects, like the one it was developed, contributed to the development of adolescents’ individual and social competences by enabling them with the capacity to take informed decisions and take a positive point of view on their own health and at the one regarding their community.