Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.07 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de
Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos
pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido,
constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de
ensino e aprendizagem digital avançado que aponte à transformação digital do IPSantarém, à luz da
exploração das potencialidades das tecnologias digitais inteligentes.
Este ecossistema de ensino e aprendizagem digital não se constituiu apenas como uma
modalidade alternativa de ensino. Representa também uma resposta a um ensino mais inclusivo
permitindo o acesso ao ensino superior a mais estudantes, incluindo aqueles que, por alguma razão,
possam não ter possibilidades frequentar o ensino presencial. Por outro lado, a maior diversidade, e
flexibilidade, das metodologias de ensino a distância estimula a personalização dos percursos
educativos e a adequação aos ritmos de aprendizagem e condicionantes de cada estudante,
essenciais para garantir a adesão dos públicos mais adultos a um processo contínuo de aprendizagem
ao longo da vida.
O modelo pedagógico para o ensino a distância foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do
eixo EaD do projeto SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do
IPSantarém, assente no mais atual conhecimento técnico, científico e pedagógico, implicando, desta
forma, uma política integrada de formação e capacitação docente para a educação digital. Este
processo de transformação digital no ensino será, sem dúvida, um grande desafio para toda a
comunidade académica do IPSantarém. No entanto, acredito que com toda a dedicação, vocação e
paixão do nosso corpo docente, juntamente com o comprometimento dos nossos estudantes e de
toda a comunidade académica, todos os desafios serão superados.
Agradeço ao grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento deste modelo, por toda a
persistência e pelo importante contributo que dão para o IPSantarém, assim como a todos os
quantos contribuíram para a sua melhoria através dos seus contributos e reflexões que fizeram
chegar durante o processo de consulta aos orgânicos das escolas superiores do IPSantarém.
Considerando que se trata de um processo integrado, envolvente e dinâmico, com fortes
implicações no desenvolvimento e aprofundamento da excelência que se pretende para o
IPSantarém, convido todos os membros da nossa comunidade académica a juntarem-se a esta
iniciativa, contribuindo para moldar o futuro do nosso Instituto e garantindo que o IPSantarém
continue a ser uma referência de inovação, inclusão e excelência no ensino superior.
Description
Keywords
modelo pedagógico ensino a distância EaD campus virtual
Citation
Loureiro,A., Messias,I. & Rocha,D. (2023). Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023). Santarém: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN 978-989-35287-3-0
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém