Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O profissional de educação face a crianças em riscoPublication . Teodoro, Cristiana Isabel MorgadoO p re se n te re la tó rio f in a l d e e stá g io su rg e n o â mb ito d o Me st ra d o e m Ed u ca çã o Pré -Esco la r e En sin o d o 1 º Ciclo d o En sin o Bá sico (CEB) re a l iza d o n a Esco la Su p e rio r d e Edu ca çã o de Sa n ta ré m. A p ro b le má tica e stu d a da p re te nd e a b o rd a r o pa p e l do s p ro f issio n a is d e e d u ca ção ju n to da s f a mília s d e risco , co n h e ce nd o a s su a s e stra té g ia s e a f o rma co mo o bt ê m f o rma çã o . O e stu d o é d e ca ra cte r q u a lita tivo , e m q u e o s d a d o s f o ra m o b tid o s a tra vé s d e q u e stio n á rio s a q u atro e d u ca d o ra s, qu a tro d o ce n te s e d o ze f a mília s d e a mb a s as va lê n cia s, a ce d e nd o à s su a s co n ce çõ e s a ce rca d a te má tica e m q u estã o . Ap ó s a an á lise d o s d a do s, f o i re a liza d a u ma co mp a ra çã o e n tre o s me smo s e a re visã o d a lite ra tu ra , ch e g an d o a ssim, a vá ria s co n clu sõ e s re le va n te s . De sta ca -se , o s re su lta d o o b tid o s, que o s p ro f issio n a is d e ed u ca çã o a p e sa r de re co n h e ce re m o s sin a is q u e id e n tif i ca m u ma situ a çã o d e risco , m a n if e sta m a lg u ma n e ce ssid a d e a o n íve l d e f o rma çã o e spe cíf ica .
- A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Joana Alves; Tagarro, MartaO presente relatório final de estágio foi elaborado com objetivo na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), é um relatório de caracter informativo e investigativo, na medida em que apresenta primeiramente as práticas realizadas no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos: creche, jardim de infância, 2.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB. A segunda parte assenta na investigação realizada tendo como tema “A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo que a mesma é de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, possuindo como instrumentos de recolha de dados, entrevistas semi estruturadas a três educadoras de infância e a duas docentes, inquéritos realizados às crianças mais velhas de jardim de infância e a crianças de 3º e 4º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta investigação demonstram que crianças motivadas revelam aprendizagens mais significativas, que os interesses potenciam a motivação, que é importante os docentes encontrarem estratégias e que utilizem recursos que sejam do interesse e do gosto do seu grupo de crianças, para que as mesmas consigam focar a sua atenção e que posteriormente realizem as tarefas com gosto e vontade em aprender. Apresenta os fatores que influenciam a motivação, segundo a perspetiva das educadoras e docentes, reflete sobre o papel dos docentes na promoção da motivação nas crianças e sobre a forma como ambiente e a organização da sala promovem a motivação.
- Sinalizar e trabalhar com crianças em situações familiares de risco em contexto pedagógicoPublication . Terra, Luísa Alexandra Gaspar; Seixas, SóniaA temática do presente relatório teve origem nos estágios realizados durante a prática de ensino supervisionada, onde foram suscitadas dúvidas e questões que mereciam aprofundamento, nomeadamente quanto a uma situação de negligência e, por esse motivo, realizou-se o exercício investigativo que se apresenta. Os contextos de estágios englobaram as valências de Creche, Jardim de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, 1.º e 4.º ano de escolaridade. O estudo teve como objetivo conhecer quais as conceções dos profissionais de Educação, perceber se estes consideram existir repercussões na vida escolar das crianças envolvidas em situações familiares de risco e, ainda, se é possível atuar nestas situações. Este estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para tal, foram entrevistadas três educadoras de infância e três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi possível concluir que, como principais resultados, os profissionais consideram que é possível verificar a existência de situações de risco potencial ou real através do comportamento das crianças e de alterações emocionais que estas possam demonstrar em contexto pedagógico. Incluindo como sinais a observar, o desempenho escolar, a forma de se relacionar com os outros e eventuais sinais de negligência, para detetar ou identificar riscos associados à criança e à família. As repercussões apontadas pelas profissionais apontam para a dimensão psicológica, emocional e social, dependendo da celeridade de resposta e de intervenção, podem verificar-se ou não sequelas na criança. Para atuar junto de crianças em situações de risco, as docentes sugeriram a observação da criança em contexto pedagógico e a sinalização, bem como a articulação com outros profissionais, trabalhando através de redes de apoio.
