Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsávelPublication . Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves; Marques, RamiroO presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos.
- Cognitive and Motivational Monitoring during Enriched Sport Activities in a Sample of Children Living in Europe. The Esa ProgramPublication . Alesi, Marianna; Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, Carla Chicau; Monteiro, Diogo; Genchi, Rosario; Polizzi, Valentina; Kirkar, Musa; Demetriou, Yolanda; Brame, Judith; Sahin, Fatma; Kizilyalli, Meltem; Gómez-López, Manuel; López Sánchez, Guillermo Felipe; Pajaujiene, Simona; Indriuniene, Vinga; Rada, Ante; Bianco, Antonino
- Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.Publication . Lumbela, Narciso Amoroso Salomão; Loureiro, AnaO presente estudo tem como tema “Educação a distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio” e foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia e teve como objectivo a análise do modelo de educação a distância adotado pela Escola Superior Aberta, refletindo sobre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes relacionado com o uso de tecnologias educativas ajustadas à esta modalidade. Para a concretização do objectivo supracitado, privilegiámos a aplicação de um questionário e uma entrevista em profundidade como instrumentos de recolha de dados. Igualmente fez-se a revisão bibliográfica e documental. A amostra do estudo foi constituída por estudantes que frequentam cursos a distância oferecidos pela Escola Superior Aberta em Nampula. A principal conclusão a que chegamos foi a que, o modelo adotado por esta Escola se adequa a realidade e condições socioeconómicas e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação das tecnologias de informação e comunicação, necessitando apenas de alguns ajustes para responder a algumas necessidades específicas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem.