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Contributos da educação não-formal em projetos de intervenção socioeducativa juvenis da residência estudantil do IFB : análise da prática lúdica e recreativa da JUMP

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Abstract(s)

Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades não-formais nos espaços escolares, em específico do uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades esportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio residentes na escola, enquadradas num projeto de intervenção socioeducativa promovido pela autora, chamado “Jump Interação”. O público a que se refere o estudo é o de jovens que se veem obrigados a residir na instituição de ensino, Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que oferece cursos que atribuem a certificação do Ensino Médio, em particular o curso técnico em agropecuária. Assim, pelo período mínimo de três anos a escola será seu quase exclusivo ambiente de socialização. O público atendido, em sua maioria, apresenta-se na adolescência, passando pelo desafio da transitoriedade identitária, ao mesmo tempo em que está distante dos seus familiares e quadros de referência afetiva. Acresce que muitos têm uma origem familiar desfavorecida, o que, somado aos restantes desafios, sugere ações interventivas específicas. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o recurso da entrevista semi-estruturada a participantes do projeto Jump Interação. A análise permitiu perceber os desafios enfrentados pelos jovens residentes e a forma como a atividade proposta, mediada por um interventor social, trouxe contribuições para o bem estar individual e social. Notam-se ganhos no aprender a lidar com novas experimentações; maior motivação na educação formal, decorrente do sentimento de pertença alcançado; desenvolvimento do processo criativo e consequente de valorização pessoal; além dos benefícios da saúde, autoestima, relaxamento e de atendimento de uma demanda almejada pelos próprios estudantes: atividades esportivas e de lazer que façam da estadia na escola uma experiência mais significativa e prazerosa.
This thesis presents the results of an investigation on non-formal education activities in school spaces, in particular, through the use of trampolines, popularly called << jump >> , in sports / artistic activities with high school pupils living at school, framed by a project called "Jump Interaction", promoted by the author The public object of the study is the young people who are forced to reside in the educational institution, Campus Planaltina the Federal Institute of Brasilia (IFB), which offers courses that give secondary education certification, namely in the area of agriculture. Thus, for a minimum period of three years, school is their almost exclusive socialization environment. The public attended, mostly are in adolescence, experiencing the challenge of identity construction while being away from their families and affective frameworks. In addition, many have a disadvantaged family background, which, added to the remaining challenges, suggests specific interventional actions. Methodologically, a qualitative approach was used, using semi-structured interviews with the participants of Jump Interaction project. The analysis allowed us to understand the challenges faced by young people living in school and how the proposed activity, mediated by a social intervention professional, brought contributions to young people individual and social well being. there were gains in learning to deal with new challenges; greater motivation in formal education due to the acquired feeling of belonging; development of the creative process and consequent personal recovery; and the benefits to health, self-esteem, relaxation and meeting a demand desired by the students: sports and leisure activities to do in school, making it a more meaningful and enjoyable experience.

Description

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária

Keywords

educação não-formal adolescentes intervenção socioeducativa residência estudantil Jump non formal education adolescents socioeducative Intervention student's residence JUMP

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