Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-05"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criança pinta o céu de “verde”. Até que ponto lhe devemos dizer que o céu é azul?Publication . Pereira, Andreia Filipa Câmara; Brito, ClaraO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Pedagógica para a Educação de Infância, inerente ao Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo aborda a caracterização dos contextos de estágio em Jardim de Infância, 1.º Ciclo e Creche, a intervenção por mim levada a cabo e as reflexões daí decorrentes. A questão/dilema (A criança pinta o céu de verde. Até que ponto lhe devemos dizer que o céu é azul?) que deu origem à presente investigação surgiu no decorrer da intervenção em Jardim de Infância, numa situação de observação direta entre a Educadora e uma criança. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam as diferentes etapas do desenho da criança e o papel do Educador perante estas. Com base no resultado das pesquisas bibliográficas e na observação direta de três desenhos de crianças com 3, 4 e 5 anos, conclui-se que o desenho exprime a evolução da criança na construção dos significados e na interpretação do real. Neste sentido, a atuação do educador é fundamental no apoio ao processo, zelando pela condição de liberdade de expressão e sustentação da manifestação. Este estudo pretende refletir e dar respostas acerca do modo como a interpretação do desenho infantil é importante para a compreensão do desenvolvimento da criança, e como é importante este conhecimento por parte dos Educadores e Professores.