Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e criançasPublication . Ribeiro, Catarina Isabel Mendes; Uva, MartaNuma primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.
- A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativasPublication . Pereira, Andreia de Sousa; Piscalho, IsabelO presente estudo exploratório reflete acerca do percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a experiência e aprendizagem adquiridas ao longo deste período. Neste trabalho é estudada a influência da aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, procurando identificar as características da aprendizagem cooperativa no jardim de infância assim como na escola, o papel da aprendizagem cooperativa e o papel que o educador /professor tem na sua promoção. Neste sentido e para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou a entrevista individual e em grupo, nomeadamente a técnica de Focus Group. Estas foram desenvolvidas em contexto jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, sendo os participantes 12 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, duas educadoras de infância e duas professora de 1º ciclo do ensino básico. Foi possível retirar como conclusões do exercício investigativo: que tanto as educadoras e professoras, como as crianças demonstraram atribuir grande importância à aprendizagem cooperativa, tendo esta um grande impacto nas crianças a vários níveis; e que a aprendizagem cooperativa é muito mais do que trabalhar em grupo é uma estratégia que não deve ser trabalhada apenas num dia específico (sem continuidade educativa), e que não seja utilizada apenas na teoria, mas que seja prática diária de uma sala.
- O papel da aprendizagem cooperativa nas (des)continuidades educativasPublication . Santos, Inês; Piscalho, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e contempla duas partes. Uma primeira de dimensão reflexiva, onde são apresentadas reflexões acerca dos períodos de estágio, tendo em conta os aspetos mais relevantes. É também realçado o percurso de evolução com base na fundamentação teórica e SER educadora/professora, no fundo, o quer perspetivo para mim profissionalmente. Na segunda parte, dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo do tipo qualitativo/interpretativo que pretendeu conhecer as conceções de crianças frequentadoras da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e docentes na qual se conclui que a aprendizagem cooperativa pode ser facilitadora da transição.