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Abstract(s)
Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros.
Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos?
Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação.
O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins.
Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.
Description
Dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica apresentada à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sob orientação da Professora Doutora Conceição Madanelo e do Professor Mestre Luís Sarnadas
Keywords
ENFERMAGEM FORMAÇÃO INVESTIGAÇÃO-AÇÃO DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS