Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
workingpaper | 2.41 MB | Adobe PDF | ||
Poster | 1.49 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Aprender matemática é um direito básico de todas as pessoas, em especial de todas as crianças e jovens, e uma resposta a necessidades individuais e sociais.
Segundo o Departamento de Educação Básica, a matemática “constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar, sendo a sua apropriação, um direito de todos”1. Todas as crianças e jovens devem desenvolver a sua capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, bem como a auto-confiança necessária para o fazer.
O Math4All – Atreve-te na Matemática é um site desenvolvido com o principal objetivo de ajudar todas as pessoas, em especial crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, a aprender matemática de um modo significativo, através de actividades lúdicas e dinâmicas.
A literacia matemática das/os alunas/os é determinada pelo modo como usam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes na resolução de problemas. Assim, é necessário propor-lhes experiências diversificadas que permitam desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas, de modo a poderem tirar partido da Matemática ao longo da vida.
Este projeto aborda o tema Números e operações e respeita os objetivos gerais de aprendizagem, bem como as indicações metodológicas previstas no novo Programa de Matemática do Ensino Básico.
O site Math4All – Atreve-te na Matemática pretende ser um desafio, e contribuir para a construção de uma Matemática com sentido.
ATREVE-TE.
Description
Keywords
matemática matemática para todos números jogo de números
Citation
Barbas,M., Búzio, A., Durão, C.& Boryslav, J. (2010).Math4All : atreve-te na matemática. XI Congresso da AEPEC- Exclusão à Excelência. Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, Universidade de Évora -
Publisher
Barbas,M., Búzio, A., Durão, C., Boryslav, J. (2010).Math4All : atreve-te na matemática