Mestrados da ESDRM
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- Programa de Treino Mental aplicado no Remo: Remada a RemadaPublication . Negra, Catarina BarrigaRESUMO O sensacionalismo do espectáculo e a performance do desportista estão cada vez mais associados à necessidade de se ultrapassar os limites. Com este propósito, elaborou-se este estudo quantitativo e experimental com 18 remadores e três grupos. Dois Experimentais (com participação num Programa Treino Mental) e um de Controlo. O estudo baseou-se na análise dos resultados de dois testes de 2000 m no ergómetro de remo, realizados em dois dias consecutivos, por cada desportista. As variáveis analisadas foram o Tempo, Cadência, Potência, Tempos Parciais, Frequência Cardíaca, Concentração de Lactato e Percepção do Esforço. Faziam parte do Programa duas sessões individuais com o investigador especialista em Psicologia do Desporto, onde foram desenvolvidas técnicas psicológicas, para um dos grupos experimentais enquanto o outro grupo obteve as orientações psicológicas num folheto formativo, onde foram desenvolvidas as mesmas técnicas. Na apresentação dos resultados utilizou-se as médias como indicadores, uma vez que na análise inferencial não se obteve diferenças significativas. A performance melhorou nos Grupos Experimentais, como resultado do Programa de Treino Mental, bem como das aquisições ao nível das habilidades psicológicas. No Grupo onde se aplicou o Programa Remada a Remada, a melhoria foi mais evidente, do exercício 1 para o exercício 2, o tempo baixou 6,7 segundos em média por remador, contra 5,5 segundos do Grupo do Folheto e apenas 0,5 segundos do Grupo Controlo. Confirmou-se assim a eficácia do Programa pela diferença nos resultados. A Psicologia do Desporto, como fica demonstrado, está de parabéns também no Remo. São as pequenas diferenças no desporto de alto rendimento que fazem as vitórias.
- Relação entre a Coesão, o Clima Motivacional e a Satisfação em Modalidades ColectivasPublication . Alves, IsauraRESUMO Objectivos: O principal objectivo deste estudo centrou-se na análise das diferenças entre modalidade, escalão e género na coesão, no clima motivacional e satisfação, verificar se existia relação entre os três constructos em análise e, verificar se o clima motivacional assume-se como variável preditora na coesão de grupo. Metodologia: A população é composta por 979 atletas masculinos e femininos de basquetebol e andebol incluídos no escalão iniciados e juvenis, idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Foi aplicada a Escala Clima Motivacional no Desporto (MCSYS), Questionário de Ambiente de Grupo (QAG) e Questionário da Satisfação do Atleta (ASQ). Para verificar as diferenças foi utilizado o estudo inferencial comparativo através da técnica estatística paramétrica denominada “Coeficiente de Correlação de Pearson”. Para verificar a correlação entre as variáveis foi utilizada a técnica paramétrica de comparação “T de Student”. Por fim, para verificar a natureza dos factores e de que forma e sentido estes factores se influenciam, a análise de “Regressão Linear” As hipóteses testadas colocadas foram testadas para um p≤0,05. Resultados: Os resultados demonstraram variações de acordo com a modalidade, variações dentro de cada modalidade refentes ao escalão e ao género e, variações no escalão, em função de algumas subescalas da coesão, satisfação e clima motivacional. Foram verificadas correlações significativas entre todos os factores, nas quais o ego do clima motivacional relacionou-se negativamente e a tarefa relacionou-se positivamente com todas as outras dimensões. O factor ego prediz negativamente os factores da coesão e, a tarefa prediz positivamente. Conclusões: Existe a necessidade dos técnicos adaptarem os seus comportamentos em função das características da modalidade, do escalão, do género e do tipo de atletas que orientam para assim aumentarem a sua eficácia junto das equipas. As relações estabelecidas entre a coesão, a satisfação e o clima motivacional são a justificativa para a preocupação de desenvolvimento e promoção destas nos desportos colectivos nas camadas de formação. O clima motivacional promove uma melhor coesão de grupo, a importância da criação de climas motivacionais orientados para a tarefa nos treinos por parte dos treinadores.
- Programa de Treino de Competência Psicológicas na Melhoria da Performance da Viragem de Crol na Natação Pura DesportivaPublication . Nogueira, ElianaEste estudo tem como propósito o estudo dos efeitos da aplicação de um Programa de Treino de Competências Psicológicas, com vista à melhoria da performance da Viragem de Crol, assim como o desenvolvimento de competências psicológicas. Numa fase inicial foram consideradas algumas das referências bibliográficas relacionadas com este tema, entre estas alguns dos mais recentes estudo efectuados, posteriormente foram tratados e analisados os resultados recolhidos na avaliação incial e final (antes e após) a aplicação do Programa de Treino de Competências Psicológicas. A amostra deste estudo é composta por 14 atletas (N=14). Os atletas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, foram divididos em dois grupos de estudo (Experimental e de Controlo). Para a avaliação dos resultados foram utilizados como principais instrumentos, a Escala de Avaliação de Competências Psicológicas, (OMSAT 3), uma Ficha de Avaliação/Observação da Viragem de Crol, construída especificamente para este estudo e foi utilizado o programa informático Quintic Sports 1.08 - Premier Sports Video Analysis Software para o registo cronométrico dos tempos de execução da Viragem de Crol. Da análise dos resultados obtidos, conclui-se que o treino de competências psicológicas pode melhorar a performance da Viragem de Crol, podemos concluir que os atletas sujeitos ao PTCP melhoraram as pontuações obtidas na avaliação da qualidade de execução da Viragem, bem como diminuiram a velocidade de execução da mesma, após a aplicação do Programa de Treino de Competências Psicológicas. Ao nível das competências psicológicas, é possível concluir que os atletas do Grupo Experimental apresentam algumas melhorias ainda que estas não sejam significativas.
- Escala Corporal – Comprimento do setique de Hóquei em Patins e Constrangimentos Intrínsecos em CriançasPublication . Simões, JoãoO conceito de escala corporal tem como pressuposto a existência de uma relação entre características do executante e características dos objectos do envolvimento (Gibson, 1979). Tentámos verificar se existe relação entre as características antropométricas do jovem jogador de hóquei em patins e um comprimento funcionalmente mais adequado do setique. A amostra foi constituída por crianças do sexo feminino e masculino, com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos com medidas antropométricas variadas, principiantes, em número de 62 elementos. Neste estudo, não experimental, cada praticante executou passe e condução com 6 setiques de tamanhos variados, numa sequência pseudo-aleatória. Foi realizada a análise dos comportamentos motores através de grelhas de observação, previamente validadas por um painel de especialistas, composto por treinadores de alta competição e seleccionadores nacionais; e, foi realizada a recolha de medidas antropométricas, por técnica qualificada pelo ISAK. No final dos ensaios, cada criança nomeou o seu setique preferido, para realização das técnicas motoras. Os resultados revelam moderada associação directa significativa entre comprimento do tronco e comprimento do setique onde ocorreu melhor prestação motora. Foram encontradas diversas associações entre ajustamentos posturais (afastamento das mãos na preensão do setique, inclinação do tronco e distância do corpo à bola) e comprimento do setique. Não houve associação entre setique escolhido e comprimento de setique onde ocorreu melhor pontuação. Ocorreu uma intensa associação directa significativa tempo de prática e pontuação obtida na execução das técnicas motoras. Os resultados obtidos suportam parcialmente o conceito de escala corporal e sustentam a hipótese de recalibração motora, em função dos constrangimentos da tarefa. A experiência influenciou os resultados de um modo mais intenso que as características antropométricas. As crianças não conseguem escolher o setique que lhes propicia melhor prestação motora. No geral, os resultados permitem afirmar que à medida que o tronco da criança se torna mais comprido e que ela adquire mais experiência motora, lhe deve ser atribuído um setique mais comprido, sendo que para a maioria das crianças estudadas, este deve encontrar-se entre os 100cm e os 110cm. Para apreciação da adequação do comprimento do setique a cada criança recomenda-se atenção especial à correcção da inclinação do tronco, do afastamento das mãos no setique e da distância da bola ao executante, principalmente na técnica de condução.
- Análise do padrão de marcha na gravidez no âmbito do comportamento motor e da biomecânicaPublication . Branco, MarcoAo longo da gravidez, as mulheres sofrem alterações anatómicas principalmente ao nível do peso corporal, distribuição do peso, laxidão articular e força músculo-tendinosa. É de considerar que estas alterações possam causar modificações no padrão locomotor da marcha e uma sobrecarga músculo-esquelética, que por sua vez, poderão contribuir para lesões, desconforto e dor. Com base no modelo teórico dos Sistemas Dinâmicos para os Sistemas de Acção e nos pressupostos dos constrangimentos na coordenação motora pretendemos verificar: 1) a influência dos constrangimentos orgânicos no comportamento locomotor; 2) Verificar se a grávida se auto-organiza de modo a manter um comportamento locomotor estável; 3) Comparar os comportamentos observados no final da gravidez, com outros períodos de gestação e pós-parto. Para atingir os objectivos recorremos a um sistema de captura digital do movimento (Qualisys) com 9 câmaras de infra-vermelhos a uma taxa de 200Hz e duas plataformas de forças com uma amostragem de 1000Hz. O erro máximo estabelecido na calibração do sistema foi de 1mm. A amostra foi constituída por 8 grávidas com 28,85±4,60 anos. A tarefa motora realizada foi a marcha, realizada em laboratório com os pés descalços. Foram realizadas recolhas no início do terceiro trimestre (29,74±2,04 semanas), final do terceiro trimestre (37,32±1,36 semanas) e pós-parto (7,43±0,79 meses). Foi colocado nos membros inferiores uma configuração específica de marcas através dos protocolos CODA e Visual3D. Foi realizado o cálculo da potência e momento articular através de dinâmica inversa. Foi relativizado o peso e posteriormente correlacionado com os parâmetros temporais, nos quais se verificou uma forte associação entre o peso relativo e os tempos do ciclo, do passo direito e esquerdo, apoio simples direito e esquerdo, fase de voo esquerda e duplo apoio. Não se verificaram diferenças significativas no comprimento e largura do ciclo de marcha. Os momentos de força, potência, distribuição do centro de pressão, forças de reacção do apoio e ângulos das articulações do membro inferior mostraram diferenças significativas entre os três momentos de recolha. Os dados analisados, demonstram que as participantes realizam explorações espontâneas necessárias, para adquirirem um comportamento mais estável e confortável no final da gravidez, características que suportam a “Auto-Organização”.
- A Formação do Treinador de Guarda-RedesPublication . Spínola, JoãoO presente Estágio centrou-se na formação do Treinador em contexto laboral, através da estratégia de formação Tutoria/Mentoring. A profissão visada foi a de Treinador de Guarda-Redes no contexto do Futebol de formação. Sendo eu Treinador de Guarda-Redes há nove anos, a opção para o meu Estágio foi formar Treinadores de Guarda-Redes numa fase inicial de aprendizagem. Assumi o papel de Tutor de três Treinadores em formação específica na área do Treino de Guarda-Redes, durante a época desportiva 2009-2010, num clube de futebol orientado para o futebol de formação. Com este Estágio pretendi aumentar as minhas competências como Treinador explorando uma área pouco familiar como era a formação de outros Treinadores através da Tutoria, desenvolver as competências específicas dos Treinadores em formação acerca do Treino de Guarda-Redes para jovens, e dar o primeiro passo para a elaboração de um perfil de competências do Treinador de Guarda-Redes de futebol de formação. A estratégia de formação utilizada foi a Tutoria. Foram criadas Etapas de Aprendizagem para o Treinador de Guarda-Redes jovens, bem como definidas estratégias dentro dos Modelos de Intervenção de Tutoria, com o objectivo de ir de encontro as necessidades de formação dos Treinadores. Estas etapas foram calendarizadas e aplicadas durante toda a época desportiva, num total de 20 sessões semanais, 12 sessões individuais, 6 mesociclos, 23 microciclos e 90 sessões de treino. A observação directa e indirecta foi o método privilegiado de avaliação dos Treinadores. As conclusões apontaram para a que este processo de formação em contexto laboral seja extremamente proveitoso para quem recebe a formação como também para quem a fornece, como resultado dois Treinadores formados ficaram vinculados ao clube. A produção e divulgação de conhecimentos por parte do Treinador mais experiente é muito proveitosa para fortalecer e ampliar esses conhecimentos. A Tutoria deve ser orientada de forma metódica aplicando Modelos de Intervenção distintos conforme a fase de desenvolvimento dos Treinadores. A análise e o diagnóstico constante das capacidades dos Treinadores são fundamentais para a escolha dos Modelos de Intervenção a serem utilizados. A criação de Etapas de Aprendizagem relacionada com, o aumento progressivo de complexidade, é essencial para o ganho de maturidade e competências por parte dos Treinadores. A. As acções técnico-tácticas do Guarda-Redes são o conteúdo mais importante a ser dominado pelo Treinador de Guarda-Redes. A capacidade de construção do exercício de treino para Guarda-Redes do futebol de formação está muito dependente da criatividade. A selecção de um Guarda-Redes foi o conteúdo mais difícil de ser assimilado, sendo caracterizado como muito complexo para quem se está a iniciar como Treinador de Guarda-Redes no contexto do futebol de formação.
- Relatório de EstágioPublication . Bento, AndreiaEste documento é desenvolvido no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo do Mestrado em Desporto, especialização em Educação Física Escolar decorrente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Tem como objectivo anunciar quais os compromissos e tarefas que o aluno estagiário desempenhou na entidade acolhedora discutido e aprovado pelos seus orientadores, Professor Daniel Ferreira da entidade acolhedora e o Professor Henrique Frazão da Escola Superior Desporto de Rio Maior. O Estágio realizou-se no Colégio Rainha D. Leonor situado na cidade de Caldas da Rainha, e foi constituído pelo trabalho do estudante, orientação tutorial e estágio propriamente dito. A turma de trabalho foi principalmente o 9ºD que contou com 27 alunos, 17 raparigas e 10 rapazes, havendo também por vezes outras turmas de trabalho devido à substituição de alguns docentes. Este teve como principal função habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico.
- Exercícios de Treino Para as Situações Fixas de Jogo: Cantos Defensivos Caracterização dos Exercícios de treinoPublication . Faria, FilipeEste relatório descreve a experiência do treinador-estagiário durante o seu ano de estágio em que planeou e operacionalizou o processo de treino na equipa Júnior “A” (Sub 19) do Ginásio Clube de Alcobaça, em Alcobaça. Nele estão expressas todas as decisões e estratégias de planeamento, condução e operacionalização do processo de treino sustentadas e fundamentadas na bibliografia de autores de referência. Neste estágio o treinador-estagiário analisou oito momentos competitivos (de cariz oficial) em dois momentos diferentes do período competitivo. Assim, foi realizada uma análise a quatro jogos observando um conjunto de variáveis numa das Situações Fixas de Jogo: Cantos Defensivos. Posteriormente, foi aplicado um programa contínuo de treino durante oito microciclos para implementação de conteúdos técnico – tácticos relacionados com esta temática, com o objectivo de promover uma melhoria do rendimento desportivo da equipa. De seguida, foram realizadas novas filmagens a quatro jogos (contra os mesmos adversários da 1 a volta) para verificar se existiram, ou não, melhorias nesse aspecto específico do jogo. Destaca-se, relativamente aos Cantos Defensivos, que em todos os jogos da 2ª volta, a equipa analisada obteve maior sucesso quando comparado o resultado da acção com a 1ª volta. Assim, parece claro, que comparando os resultados, o GCA conseguiu “ganhar” mais vezes a bola na 2ª volta o que pode comprovar o sucesso do programa contínuo de treino. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como referência a taxonomia definida por Castelo (2008) para a categorização dos exercícios de treino. Analisaram-se 109 fichas de treino, num total de 687 exercícios de treino. Foi concluído que os EEPG e os EEP, exercícios que têm como objectivo desenvolver as relações do jogador com a bola e com os objectivos do jogo, respectivamente, e que possuem maior proximidade e identidade com o jogo, ocupam, em conjunto, 78,2% do tempo total do volume de treino, em minutos. O tipo de exercícios mais utilizado ao longo dos períodos em análise, foram os exercícios de treino competitivos e os exercícios para concretização do objectivo de jogo (finalização), exercícios cujas características se aproximam mais da realidade do jogo.
- Especialização em Educação Física EscolarPublication . Bento, AndreiaO Estágio foi realizado no Colégio Rainha D. Leonor (entidade privada) que está integrado na cidade de Caldas da Rainha. Crescer para ingressar uma sociedade em constante mudança, extremamente exigente, é o seu objectivo. Traçam, para isso, objectivos ambiciosos e, em cada dia que passa, novas metas são definidas. Querer formar cidadãos críticos, exigentes, que saibam procurar e seleccionar a informação que necessitam para crescer, capazes de raciocinar, ser autónomos e responsáveis são as principais finalidades deste Colégio.
- Avaliação da Performance Desportiva Individual em Competição – Comparação entre Jogadores Internos e Externos a um Processo de Treino de uma Equipa de Topo Nacional, Sub-13Publication . Pinheiro, EmanuelEste Relatório insere-se no segundo ano do Mestrado em Desporto do Curso de Especialização em Treino Desportivo. Como objectivo teve a realização de um estágio inserido num clube de topo nacional, escalão sub 13 de futebol 11. Este relatório teve como trabalho prático a minha inserção como treinador adjunto realizando o estágio em campo, (três treinos semanais, as competições semanais realizadas ao Sábado e Domingo, torneios nacionais e internacionais, captações nacionais e por fim a constante troca de experiencias com os restantes profissionais da área), bem como a realização em simultâneo de um projecto de investigação na seguinte temática: - Avaliação da performance desportiva individual em competição O Objectivo principal desta investigação foi criar um instrumento de avaliação adaptado às características do escalão a que se destina (Sub 13). Este instrumento visa avaliar o rendimento individual dos jogadores quando se apresentam em competição Para apresentar os dados obtidos deste instrumento de avaliação foi escolhida uma amostra (de jogadores) com base numa característica referente ao processo treino. Por um lado tivemos uma amostra de jogadores que realizou os treinos e as competições no clube de topo nacional, por outro lado tivemos outra amostra de jogadores a realizar treinos em clubes externos mas a realizar as competições no clube de topo nacional. Assim ao longo da época desportiva/estagio pude através do instrumento de avaliação analisar o rendimento destas duas amostras de jogadores e verificar a longo prazo se o processo treino tinha influencia ou não, no rendimento obtida entre os dois grupos.