Browsing by Author "Silva, Pedro"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação interculturalPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José CARLOS; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui
- Editorial: escolas, familías e lares, um caleodoscópio de olharesPublication . Silva, Pedro
- Maximal swimming distance at anaerobic critical velocityPublication . Louro, Hugo; Silva, Pedro; Conceição, Ana; Neiva, Henrique; Marinho, Daniel; Costa, AldoThe aim of this study was to assess anaerobic critical velocity in swimming, its relationships with short distance performance and determine the maximal distance that can be performed at this assessed velocity. Nine male swimmers performed 15, 25 and 50 m maximal front-crawl swimming (30 min rest intervals) to calculate anaerobic critical velocity. Each swimmer also performed 100 m front-crawl at maximal velocity. Additionally, it was aimed to assess the maximal distance that could be performed at the previously assessed individual anaerobic critical velocity (up to 150 m). Capillary blood lactate concentrations and biomechanical variables were assessed on both swimming tests. Results show that anaerobic critical velocity and maximal 100 m front-crawl were highly correlated (r=0.88, P<0.01) and no differences were noted between them (1.61 ± 0.07 m.s-1 and 1.60 ± 0.08 m.s-1, respectively; P=0.34). The swimmers were able to perform 97.22 ± 20.51 m at anaerobic critical velocity. However, no relationship was found between the total distance achieved and anaerobic critical velocity (r=0.27, P=0.49) and 100m performance (r=0.49, P=0.19). Blood lactate concentration values were also different in the 3rd and 5th minutes of recovery between the two tests (P<0.05). Likewise, variations of the biomechanical variables were noted between the tests. Our results suggest that anaerobic critical velocity is a relevant tool related to the swimmer’s overall performance in short distances events. However, higher assessed velocities are not necessarily correspondent to more swimming distances without fatigue
- Pais-professores: reflexões em torno de um estranho objecto de estudoPublication . Silva, PedroPretendo, através do presente artigo, contribuir para o debate sobre o papel desempenhado pelos pais-professores, por mim definidos como os que integram o movimento associativo parental (por exemplo, líderes de associações de pais ou representantes dos pais em órgãos da escola) e que acontece serem profissionalmente docentes. A reflexão resulta de um estudo etnográfico por mim conduzido em três escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico, na região centro do país, onde me apercebo da importância desempenhada por este actor social no âmbito da relação escola-família. Na Primeira Parte procuro mostrar que a crescente visibilidade social dos pais-professores não constitui um acaso, mas antes se inscreve no cruzamento entre a sua condição de classe e a sua condição profissional. A pesquisa sugere que a condição híbrida dos pais-professores não os torna a priori nem em “mais pais” (“contra” os professores), nem em “mais professores” (“contra” os pais), mas que a sua condição possibilita uma melhor defesa dos interesses dos pais de meios socialmente desfavorecidos. A pesquisa sugere ainda que a correspondência entre graus de ensino de professores e de pais-professores facilita uma relação de maior cumplicidade entre ambos os grupos, enquanto que a não correspondência proporciona uma maior autonomia dos pais-professores face ao corpo docente. Na Segunda Parte procuro mostrar como os pais-professores se revelam constituir um grupo privilegiado para desempenhar o papel de pais-parceiros, aqueles que melhor interpretam a atitude pró-activa dos encarregados de educação no processo de reconfiguração da relação escola-família. - This paper aims to contribute to the debate on the role fulfilled by parentteachers, defined as those who integrate the parent associative movement (such as parents associations’ leaders or parents’ representatives in school boards) and who happen to be teachers. The current notes are the result of an ethnographic study, conducted by me in three public, elementary, schools in the centre of Portugal, where I realized the importance of the role carried out by this social actor in the context of school-family relationships. In Part One I try to argument that the growing social visibility of parent-teachers is not an accident. On the contrary, it is inscribed in the overlapping of their social class condition with their professional condition. The research suggests that the hybrid condition of parent-teachers does not turn them neither “more parents” (“against” teachers), nor more “teachers” (“against” parents), but that their condition makes easier for them to defend parents from a social disadvantaged background. The research also suggests that the correspondence between teachers and parent-teachers school levels facilitates a deeper complicity between both groups, while a non-correspondence promotes a larger autonomy of parent-teachers towards the school teachers. In Part Two I try to figure out as parent-teachers reveal themselves as a privileged group in order to play the role of “parent-partners”, those who better interpret the pro-active attitude of parents in the process of reconfiguration of school-family relationships.
- Velocidade Crítica Anaeróbia em Natação Pura DesportivaPublication . Silva, PedroRESUMO Diversos estudos têm sido realizados no sentido de determinar os fatores que melhor predizem a performance em natação pura desportiva (NPD). A literatura revela alguma divergência no conceito de velocidade crítica, explicada pelos diferentes métodos para a sua determinação, particularmente no que diz respeito às diferentes distâncias utilizadas. Com efeito, prevê-se igualmente essa inconsistência para o conceito emergente de velocidade crítica anaeróbia (VCAn), dado que o seu cálculo com distâncias mais curtas determinará um regime de esforço claramente superior. Deste modo, este trabalho terá como propósito estudar o significado do parâmetro VCAn na natação pura desportiva, explorando diferentes distâncias para a sua determinação. Será objetivo analisar a relação da VCAn com o desempenho do nadador em distâncias iminentemente curtas (entre os 50 e os 150 m), bem como a sua aplicabilidade como instrumento de avaliação e controlo anaeróbio. Foram analisados 10 nadadores portugueses do sexo masculino, de nível nacional, juniores e seniores (16,90 ± 2,56 anos), na técnica de crol. Para o cálculo da VCAn, os nadadores realizaram 15m, 25m e 50m à velocidade máxima de nado, em piscina longa. Foi avaliada a relação entre a VCAn e a velocidade de prova dos 100m livres e parciais de 50m. Os valores médios da VCAn subestimaram a velocidade de prova em 6,33%. Foram encontradas relações significativas entre a VCAn, a velocidade de prova nos 100 m livres, o 1º parcial de 50 m e 0 2º parcial de 50 m (r=0,83 e p≤0,05; r=0,89 e p≤0,05; r=0,86 e p≤0,05). Os valores elevados de concentração de lactato registados no teste de 150 m à VCAn (10,21 mm.mol.l -1 ), parecem indicar que estamos perante uma série de treino eminentemente anaeróbio. Para complementar analisámos o comportamento de parâmetros cinemáticos e a acumulação de lactato sanguíneo durante o nado à VCAn, pois o aumento da distância nadada à VCAn altera a técnica de nado (1º percurso: FG: 0,72±0,08; DC: 1,15±0,13; IN: 1,84±0,26; VN: 1,60±0,09; np: 26,65±3,18; 2º percurso: FG: 0,65±0,05; DC: 0,93±0,09; IN: 1,33±0,21; VN: 1,43±0,11; np: 25,87±2,69; 3º percurso: FG: 0,62±0,07; DC: 0,84±0,08; IN: 1,13±0,21; VN: 1,35±0,07; np: 25,46±4,46). Os resultados parecem indicar a VCAn como um parâmetro anaeróbio de controlo do treino e de predição do desempenho.