Browsing by Author "Santos, Fernando"
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- Comparação entre composição corporal e capacidades físicas em jogadores de basquetebol de diferentes faixas etáriasPublication . Santos, Fernando; Nunes, Paulo; Fernandes, Tiago; Figueiredo, Teresa; Figueira, Ana; Pereira, Ana; Ferreira, Cátia; Conceição, Ana; Louro, HugoO objetivo do presente estudo foi comparar a relação entre composição corporal e capacidades físicas em jogadores de basquetebol de 12-13 e 14-15 anos de idade. Foram envolvidos no estudo 24 jogadores de basquetebol de uma equipa da Península de Setúbal, doze pertencentes a cada faixa etária. Realizaram avaliações relacionadas com composição corporal e força dos membros inferiores e superiores. Observaramse correlações entre composição corporal e força de preensão manual e uma relação inversa entre grupos entre força de preensão manual e salto em contramovimento. A massa muscular, evidenciou uma relação estreita com força de preensão manual em ambas as faixas etárias. É fundamental decorrer avaliação e controlo do treino nas mais variadas faixas etárias no basquetebol no sentido de detetar talento, melhorar a prescrição do treino e ser procurado melhorar o desempenho desportivo.
- A Comunicação do treinador de futebol em competição análise comparativa do comportamento de instrução em treinadores de jovens e treinadores de senioresPublication . Santos, FernandoA comunicação, em futebol, durante a competição é a forma que o treinador utiliza para transmitir informação com o objectivo de optimizar o rendimento dos jogadores. A eficácia desta actividade pedagógica está dependente dos comportamentos de instrução do treinador. Desta forma, e tendo em conta o modelo de análise da relação pedagógica em competição, este estudo pretende caracterizar e comparar os comportamentos de instrução dos treinadores de seniores e jovens, bem como verificar a atenção dos jogadores ao jogo, informação emitida e correspondente comportamento motor reactivo. Para isso foram filmados 10 treinadores (5 de jovens e 5 de seniores) em 19 jogos. As equipas pertencem a campeonato nacional de iniciados e juvenis e campeonato nacional da III e II divisão nacional de seniores. O sistema de observação para a recolha de dados relativos ao comportamento de instrução é o SAIC, tendo sido validado o instrumento para a Atenção e o Comportamento Motor Reactivo. Globalmente os resultados obtidos demonstram que existe diferenças entre os treinadores de jovens e seniores no que respeita ao comportamento de instrução. Também encontramos diferenças relativamente às categorias das dimensões atenção e comportamento motor reactivo.
- Contemporary practices of portuguese and brazilian soccercoaches in designing and applying small-sided gamesPublication . Clemente, Filipe; Afonso, José; Silva, Rui Miguel; Aquino, Rodrigo; Vieira, Luiz Palucci; Santos, Fernando; Teoldo, Israel; Oliveira, Rafael; Praça, Gibson; Sarmento, HugoThis descriptive study aimed to investigate the current practices of Portuguese and Brazilian soccer coaches in the design and implementation of small-sided games (SSGs) in soccer. A total of 187 male coaches participated in the online survey, consisting of 82 Portuguese and 105 Brazilian individuals. These coaches held various positions within the technical staff, with 63 serving as head coaches, 38 as assistant coaches, 38 as physical trainers, and 48 in other roles related to the technical staff. Additionally, the participants represented both youth (n = 102) and adult competitive levels (n = 59), along with some who were not currently associated with a specific group. The survey consisted of 32 questions divided into three main sections: (i) the timing of SSG application, (ii) the methods used for applying SSGs, and (iii) the reasons for applying SSGs. The Chi-square test revealed a statistically significant association between nationality and the frequency of SSGs used in training sessions during the pre-season (p = 0.039) and in-season (p < 0.001). Moreover, significant association between nationality and the time allocated to employing SSGs for targeting aerobic training (p < 0.001) was found. There was a significant association between nationality and the weekly frequency of SSGs use for targeting sprint training (p = 0.019). The Chi-square test identified significant associations between nationality and the use of SSGs for targeting technical training (p = 0.002), as well as for tactical training (p = 0.002). In summary, this study underscores that SSGs are primarily employed to enhance aerobic fitness, change of direction, technical skills, and tactical behaviors. Coaches generally favor employing SSGs two to three times a week, with typical sessions lasting between 16 to 30 minutes. Notably, the major discrepancies between nationalities lie in the importance assigned to the use of SSGs. However, in practice, the formats and objectives for implementing SSGs remain relatively similar.
- Estudo observacional do golo no futebol: deteção de padrões temporaisPublication . Santos, Fernando; Louro, Hugo; Mendes, Bruno; Maurício, Nuno; Furtado, Bruno; Sousa, Paulo; Teixeira, Diogo; Pinheiro, ValterO estudo realizado pretende analisar os golos do Club Atlético de Madrid, equipa que na época 2013‑14 foi finalista da Super Taça de Espanha, Liga dos Campeões e vencedor da Liga Espanhola, recorrendo à deteção de T‑patterns. A amostra é constituída por 54 golos marcados na Liga Espanho‑ la, que foram codificados pelo Sistema de Observação do Golo no Futebol. O tratamento dos dados foi realizado utilizando o THEME® 5.0. Foram detetados T‑patterns em situações de rápida transição defesa‑ataque e esquemas táticos. A análise realizada permite a recolha de informações importantes para os treinadores que podem ser utilizadas na planificação do treino e da competição
- Relação entre expectativas e perceção de treinadores futebol sobre o conteúdo da instrução em competiçãoPublication . Santos, Fernando; Louro, Hugo; Lopes, Hélder; Rodrigues, JoséA presente investigação pretende estudar as expectativas e a perceção de treinadores sobre o conteúdo da instrução em competição e verificar de que forma se relacionam. Foram questionados antes e no fim da competição, 4 treinadores de futebol jovem que orientavam equipas que disputavam os campeonatos nacionais de Portugal. Utilizamos para o efeito questionários adaptados e validados para este estudo (Mesquita, Isidro, & Rosado, 2010; Hill & Hill, 2009; Tuckman, Manual of Research in Education, 2002). Os resultados demonstram que os treinadores têm expectativas e auto perceção de emissão durante a competição de instrução com conteúdo psicológico e tático. Apesar de terem sido registadas algumas correlações entre as variáveis estudadas, verifica-se pouca congruência ao nível do pensamento do treinador.
- Relação entre expectativas e perceções de treinadores de futebol jovem sobre a instrução em competiçãoPublication . Santos, Fernando; Louro, Hugo; Figueiredo, Teresa; Lopes, Hélder; Rodrigues, JoséO presente estudo pretendeu analisar as expectativas e a auto perceção de treinadores de jovens sobre o objetivo, forma e direção da instrução emitida em competição. Foram aplicados, em oito competições dos campeonatos nacionais de Portugal, o Questionário sobre as Expectativas da Instrução e Comportamento dos Atletas em Competição e o Questionário sobre a Auto Perceção da Instrução e Perceção do Comportamento dos Atletas em Competição. Participaram neste estudo quatro treinadores de futebol jovem, cujas equipas competiam no campeonato nacional — juniores A (17-18 anos) e B (15-16 anos). O tratamento estatístico foi feito através da análise descritiva e, tendo em conta o teste de normalidade, as correlações foram verificadas através dos coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Verificámos que os treinadores tinham expectativas e a perceção de emitirem instruções com um objetivo afetivo e avaliativo positivo, sob a forma auditiva-visual. Além disso, esperavam emitir mais instrução à equipa, enquanto que, ao nível da perceção, consideraram ter emitido mais instrução ao atleta. Registámos correlações positivas entre as expectativas e perceção nas categorias instrução, avaliativa positiva, descritiva, prescritiva e afetividade negativa. Concluímos que existia pouca congruência entre as expectativas e a perceção do treinador relativamente à instrução emitida durante a competição.