Browsing by Author "Pereira, M."
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Affording heading in preschool and club childrenPublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Pereira, M.; Teixeira, G.; Figueiredo, M.; Coelho, R.; Serrão-Arrais, Ana; Brígida, NancyHeading is an identitary skill of European football, that requires a balance between physical safety and acquisition, achievable through balloons with minimal impact and slow approach. This study aimed to investigate whether preschool children (P) (N=44, M=3.91±0.87 years, ♀=24) can perform self-heading using this educational solution and whether they demonstrate a performance similar to boys in football schools (F) (N=14, M=4,57±,65 years). They were asked to perform as many consecutive self-headings as possible with a balloon, in 3 trials, without attempt restrictions. The balloon afforded to head in 3-years-old, without gender differences, reinforcing the importance of equal gender opportunities for practice. A transition is observed from 3 to 4 years, with an increase in frequency and a reduction in the time between headings. At 4 and 5 years old, the F performs better than the P. In both groups, individualized motor competence occurred. The balloon should be used to explore heading in children aged 3, with advantages in P, compared to the limited recruitment capacity found in group F. The age of 3 years may be characterized as the beginning of the sensitive period for the acquisition of heading.
- Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundariaPublication . André, Clara; Amendoeira, José; Pereira, M.; Monteiro, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa
- Controlo estatístico do processo numa indústria de condimentos e temperosPublication . Esteves, A.R.; Mota de Oliveira, Maria Adelaide; Paulo, Ana; Pereira, M.A qualidade tem evoluído significativamente, ao longo das décadas, no sector alimentar, devido ao aumento das exigências por parte dos consumidores, à legislação no âmbito da saúde, da segurança alimentar e da proteção do ambiente, ao acelerado desenvolvimento dos mercados e ao aumento da concorrência. Como suporte às organizações, foram desenvolvidas diversas técnicas e metodologias de apoio à avaliação de melhoria da qualidade. As cartas de controlo seis sigma, ferramentas do Controlo Estatístico do Processo (CEP), desenvolvidas por Walter A. Shewhart, em 1924, com recurso a medidas estatísticas e métodos gráficos, permitem monitorizar o processo, prever as falhas e reduzir a sua variabilidade. Neste contexto a empresa Mendes Gonçalves, S.A., propôs-nos avaliar os intervalos estabelecidos para os parâmetros dos seus produtos e, caso se revelasse necessário, efetuar a sua atualização. Deste modo, utilizando dados históricos de mais de dois anos relativos a parâmetros de molhos e condimentos, recorreu-se à elaboração das cartas de controlo individuais e de amplitudes móveis. Até ao momento foram estudados diversos parâmetros relativos a 53 produtos, designadamente pH, viscosidade, ºbrix, consistência, cor, acidez, cloretos, densidade. A avaliação dos intervalos estabelecidos levou em muitos casos a propostas de atualização.
- A formação em proteção das plantas no Ensino Superior Politécnico em PortugalPublication . Godinho, Maria; Costa, C.A.; Pereira, M.A análise da situação atual do ensino e aprendizagem na área da proteção das plantas e proteção integrada no Ensino Superior Politécnico constitui grande interesse considerando a estratégia temática europeia sobre o uso sustentável dos pesticidas. O enriquecimento destas matérias nos curricula dos cursos de Licenciatura na área das Ciências Agrárias do Ensino Superior Politécnico e as novas apostas na formação, nomeadamente os Cursos de Especialização Tecnológica e, mais recentemente, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais pode permitir complementar e enriquecer a formação dos diplomados que optam por seguir estes percursos académicos. A adaptação dos cursos de Licenciatura à proposta de “Bolonha” impôs a diminuição do tempo de trabalho, traduzido num menor número de unidades curriculares ministradas nas licenciaturas, com prejuízo em algumas áreas temáticas. Em trabalhos anteriores, comprovou-se que os conteúdos relacionados com o estudo dos inimigos das culturas e meios de proteção representam, agora, menor tempo no conjunto das matérias, sendo que o ensino da fitofarmacologia está especialmente limitado. Por outro lado, a necessidade de melhoria e alargamento desta formação, presente na Lei e traduzida no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Pesticidas, que significará melhores práticas agronómicas através do cumprimento dos princípios da proteção integrada, deverá ser assegurada. Para isso, há que analisar as várias opções de formação, quer isoladamente quer como complemento aos graus de licenciatura e novas formações propostas. No presente trabalho analisam-se as soluções formativas no actual enquadramento educativo para o Ensino Superior, bem como para o reconhecimento profissional na área da proteção das plantas e dos sistemas de produção sustentáveis. Reforçase o papel destas instituições a nível regional, como centros de excelência de conhecimento e de transferência de tecnologias, fundamentais ao desenvolvimento sustentado das regiões.
- Respiração lenta abdominal ióguica e variabilidade da frequência cardíaca em crianças de 7-8 anos de idadePublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Borges, A.; Santos, B.; Pereira, M.; Gomes, M.; Esperança, R.; Santos, Júlia; Oliveira, JoanaA variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um indicador de saúde. Uma respiração lenta pode propiciar o seu aumento. Fomos verificar se crianças de 7 e 8 anos conseguiriam executar uma respiração predominantemente diafragmática, e qual o seu efeito agudo em parâmetros da VFC. Ocorreu uma redução significativa da frequência respiratória e um aumento da VFC. As crianças conseguiram executar esta técnica respiratória ióguica, com efeitos positivos agudos no seu sistema cardíaco.