Browsing by Author "Marques, Ramiro"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Certo e errado na ética da virtude e na ética deontológica: implicações educativasPublication . Marques, RamiroHá vários níveis de certo e errado. A ética deontológica contemporânea tende a ignorar essas diferenças, remetendo todos os níveis para o campo da ética e substituindo o Deus legislador da ética cristã por uma razão universal legisladora. Os gregos tinham uma concepção totalmente diferente. O certo era o que as leis humanas e os costumes permitiam. O errado era o que as leis humanas e os costumes proibiam. E a obrigação ou dever era o que as leis humanas requeriam que se fizesse. A ética cristã, nascida sobre os escombros do Império Romano, e retomando a tradição judaica, encara o certo como o respeito pela lei divina, plasmada nos textos sagrados e o errado como a sua violação. Num caso e noutro, há coerência. Quando Kant procura imputar à razão a capacidade para criar leis morais de aplicação universal, está a substituir o Deus legislador pela razão universal e, com esse exercício, retira conteúdo e substância à ética, tornando-a uma coisa estéril e incapaz de ser aplicada nas questões importantes do dia-a-dia. Na ética kantiana não há legislador. É uma ética vazia de conteúdo. E, por isso, de escassa utilidade na nossa conduta quotidiana. É uma ética interessante para a discussão dos grandes princípios, mas incapaz de nos dar respostas concretas sobre como devemos deliberar e agir em situação contextual. - There are several levels of right and wrong. Contemporary deontological ethics ignores those differences. Virtue ethics, by the contrary, had a different conception. The Greeks knew that the right was what human laws allowed and the wrong was what was prohibited by law. And the duty was what was required. This article looks for the differences between these perspectives about the right and the wrong and specifies several educational applications of this distinction.
- Ciências naturais e sociais: manual do aluno - 5º anoPublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de ciências naturais e socias de apoio ao aluno do 5º ano, no sistema educativo de S. Tomé e Príncipe.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo. Obstáculos e soluções: introduçãoPublication . Cardona, Maria João; Marques, Ramiro
- EditorialPublication . Marques, Ramiro; Reis, Pedro
- A ética das virtudes na escolaPublication . Marques, RamiroQual é o contributo que a escola pode dar para a aquisição das virtudes intelectuais e das virtudes do caráter? Pode a escola, enquanto instituição, favorecer o desenvolvimento de práticas excelentes e, enquanto tal, permitir a realização de atividades com objetivos internos ao agente? Pode a escola ser um local de construção da eudaimonia pelo agente? Ou será que as escolas estatais dos nossos dias se afastaram dessa missão e já não são capazes de assegurar as condições propícias ao desenvolvimento do caráter dos agentes? Será que as escolas deixaram de ser comunidades onde se adquirem e praticam as virtudes intelectuais e as virtudes do caráter?
- Língua portuguesa: manual da 6ª classePublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, Ramiro
- Língua portuguesa: manual do aluno-5ºanoPublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, Ramiro
- Manual 1ªclasse e Caderno de AtividadesPublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual escolar 1ª classe em São Tomé e Princípe.
- Manual 2ªclasse e Caderno de AtividadesPublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Pagarete, Maria José; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual escolar 2ª classe em São Tomé e Príncipe.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »