Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
563.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Qual é o contributo que a escola pode dar para a aquisição das virtudes intelectuais e das virtudes
do caráter? Pode a escola, enquanto instituição, favorecer o desenvolvimento de práticas excelentes e,
enquanto tal, permitir a realização de atividades com objetivos internos ao agente? Pode a escola ser
um local de construção da eudaimonia pelo agente? Ou será que as escolas estatais dos nossos dias se
afastaram dessa missão e já não são capazes de assegurar as condições propícias ao desenvolvimento
do caráter dos agentes? Será que as escolas deixaram de ser comunidades onde se adquirem e
praticam as virtudes intelectuais e as virtudes do caráter?
Description
Keywords
ética escola ensino público
Citation
Marques, R. (2021). A ética das virtudes na escola. In Galinha, S. A. (Coord.) Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, Vol. I. (pp.61-68) Santarém: JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8