Browsing by Author "Loureiro, Nuno"
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- As bolas paradas no futebol jovem – A opinião dos treinadoresPublication . Loureiro, Nuno; Teixeira, Eduardo; Costa, João; Sequeira, Pedro; Prudente, JoãoAs bolas paradas têm ganho importância no futebol nas últimas décadas devido à sua influência no resultado final dos jogos. No entanto no futebol jovem ainda são poucos os estudos neste âmbito. O objetivo deste estudo foi auscultar a opinião dos treinadores acerca da importância das bolas paradas no futebol jovem, nomeadamente as diferenças relativamente ao futebol profissional, os exercícios utilizados no treino, a importância do lado estratégico e como potenciar o aparecimento de especialistas nestes lances. Foram entrevistados seis treinadores com experiência na primeira liga portuguesa de futebol, tendo sido utilizada a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados. A análise e interpretação do conteúdo das entrevistas permitiu identificar que os treinadores consideram que o treino destes lances no futebol jovem deve ter características diferentes do futebol profissional, que os exercícios de treino no futebol jovem devam ser direcionados para a aprendizagem do jogo e dos seus princípios. Quanto ao lado estratégico indicaram que é mais relevante nos escalões mais avançados e nas competições nacionais. Para a potenciação do talento existe a necessidade de maior volume de treino destes lances específicos e também treino individual.
- Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradasPublication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, Nuno; Sequeira, PedroTendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP), como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol, o objetivo do estudo foi construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), de acordo com a metodologia observacional e suportado por um software de análise de jogo (VideObserver). O estudo foi constituído por uma amostra de 80 ações de bolas paradas observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A metodologia de desenvolvimento do sistema de observação adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. O Sistema de Observação em Competição de Futebol de Bola Paradas (SOCFutBP) foi construído e validado apresentando dez critérios adequados e ajustados para a recolha e análise de dados no âmbito da investigação focada nas bolas paradas no Futebol, uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75 na fiabilidade intra-observador e inter-observadores.
- Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradas: estudo piloto nos campeonatos nacionais de Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15Publication . Teixeira, Eduardo; Coito, Nuno; Loureiro, Nuno; Sequeira, PedroTendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP) como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol (Borrás & Baranda, 2005; Borrás & Baranda, 2012; Siegle & Lames, 2012), procuramos construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), sustentado pela metodologia observacional (Anguera & Mendo, 2013) e suportado por um software técnico de análise de jogo (Videobserver). Metodologia O estudo foi constituído por dois tipos de amostra: a primeira, referente à validação do sistema, foi constituída por 80 ações de BP observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A segunda, referente à aplicação do estudo piloto, foi constituída por 1723 ações de BP registadas na observação de 12 equipas dos Campeonatos Nacionais dos diferentes escalões de formação (Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15), organizados pela FPF na época desportiva de 2012-2013. A metodologia de desenvolvimento do SOCFutBP adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema por experts; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. Resultados Os resultados demonstraram que o SOCFutBP mostrou-se coerente em relação aos objetivos para o qual foi concebido uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75. Por outro lado, a aplicabilidade do sistema de observação, direcionada para o futebol de formação, permitiu uma análise global ao nível da ocorrência e tipos de BP, ao nível da incidência que as BP adquirem na finalização e ao nível das tendências específicas que as mesmas assumem na competição. Conclusões Como conclusão, podemos afirmar que o SOCFutBP permite, de forma consistente, analisar as Bolas Paradas no futebol.
- Construction, validation and application of an observation system in footballPublication . Cruz, Lara; Loureiro, Nuno; Costa, Paulo; Teixeira, EduardoThe football game emerges from the nature of the confrontation between two teams, characterized by the successive alternation of states of high order, disorder, stability and variability (1). Considering the natural development of football, new challenges emerge for the coach in terms of team preparation (2). The evolution and development of the football game requires coaches to constantly update their knowledge about the players and the teams where they work (3). The analysis of the football game, based on the observation of the activity of players and teams, assumes enormous importance in sports preparation (4). Along with game analysis, a topic that has gained a lot of relevance in today's football is women's football. It’s possible to observe this growth in popularity at UEFA Women’s Euro 2017 held in the Netherlands were there was an increase of 20.7 million spectators compared to the same competition in 2013. The stadiums at the home team's games were always sold out, with the total attendance of the competition being 240,045 spectators, record numbers for this sport (5). The observational methodology was used in this study because of its closely relation to sports analysis. It favors the description and analysis between the observed object and the observer in this logic of scientific investigation, due to the great interaction of the characteristics of the conducts between them and the difficulty in controlling contextual constraints (6).
- A coordenação técnica de um departamento de futebol de formação: da conceptualidade à operacionalidadePublication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, NunoIntrodução É consensual que a formação desportiva prestada pelos clubes deve responder a um processo exigente de preparação, desenvolvimento e consolidação de âmbito metodológico e pedagógico. Neste sentido, há uma preocupação crescente na organização de modelos de formação que visam direcionar os clubes (independentemente da sua dimensão e vocação) para um paradigma de organização adaptado às exigências do futebol de formação atual (Weinberg & Gould, 2003 e Wein, 2004). O processo de organização e intervenção nos clubes deve interligar as competências técnicas da modalidade com as da gestão do desporto (Stafford, 2015; Teixeira, 2013). Assim, parece-nos pertinente o desenvolvimento de um trabalho de índole técnica que vá ao encontro das necessidades de organização de um departamento de futebol de formação e, em especificidade, de toda a dinâmica e funcionalidade da sua coordenação técnica. Objetivo Propor um modelo de organização capaz de enquadrar e conceptualizar a coordenação técnica de um departamento de futebol de formação, objetivando a promoção de estratégias e práticas potenciadoras, adaptadas e ajustadas ao contexto específico dos clubes. Metodologia Considerando que o conceito de “Coordenação Técnica” visa a integração/inter-relação da gestão com o know-how técnico, sustentamos a nossa metodologia com base na exploração dos pontos salientados por Mintzberg (1992) e Locha & Ashley (2008): i) situar estrutura e promover a devida (re)organização; ii) estabelecer mecanismos que visem a construção, implementação e avaliação do departamento; iii) viabilizar o trabalho técnico-pedagógico coletivo e facilitar o processo de comunicação; iv) estabelecer a partilha e integração no departamento; bem como na experiência adquirida e refletida, dos autores, no desenvolvimento de práticas no âmbito da coordenação de estruturas de futebol de formação. Assim, e através de um modelo de organização quadrimensional para a potenciação da coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil, estabelecemos uma metodologia que visa a sugestão de estratégias que vão da dinamização à operacionalização de quatro dimensões de organização, nomeadamente: na conceptualização da coordenação; na organização estrutural da coordenação; no modelo de formação técnico e na planificação técnica. Implicações teóricas e práticas O desenvolvimento de um modelo de coordenação tem implicações que vão desde a conceptualização à operacionalização de quatro dimensões que nos parecem cruciais na gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Identificamos cada uma das dimensões: 1) Conceptualização da Coordenação Técnica: Dimensão que estabelece o enquadramento inicial de liderança de uma estrutura de coordenação ajudando ao delinear de objetivos, funcionalidade, enquadramento e adaptação da mesma ao contexto social em que o clube está inserido. Concomitantemente, baliza a responsabilidade da coordenação técnica (perfil, funções e normas de atuação) e estabelece linhas orientadoras para a sua preparação. 2) Organização Estrutural da Coordenação Técnica: Definidos os pressupostos conceptuais propõe-se uma metodologia de organização de um departamento de futebol de formação seguindo três eixos de gestão: i) organização geral com definição de estrutura, lógica funcional e organização dos escalões de formação; ii) criação de linhas orientadoras para todos os gabinetes, possíveis de serem promovidos num departamento; e iii) organização funcional que baliza toda a gestão dos recursos e de atividade do departamento. 3) Organização do Modelo de Formação Técnico: Estabelecimento de uma identidade na definição do modelo de ensino/aprendizagem do departamento. Desta forma, são elencadas estratégias que visam a criação de um modelo de preparação (etapas do modelo de preparação, orientações pedagógicas e metodológicas e lógica de organização dos conteúdos em função dos objetivos) e de um modelo de jogo adaptado que assegurem o desenvolvimento do processo em consonância com os princípios conceptuais estabelecidos pela coordenação. 4) Organização da Planificação Técnica A última dimensão do modelo propõe um conjunto de estratégias de planificação técnica e tático-estratégica que estão intimamente ligadas à operacionalidade dos elementos que constituem o departamento. Discussão com implicações para a gestão do desporto O modelo pretende contribuir para uma conceptualização/operacionalização de uma cultura organizacional de clube. Assim, o modelo de coordenação técnica pretende funcionar como um guia técnico/pedagógico capaz de responder às exigências cada vez maiores da dinâmica de gestão de um departamento específico dos clubes. Concomitantemente, pretende proporcionar uma multiplicidade de estratégias de intervenção que visem conceber, planear, organizar e operacionalizar a liderança de gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil. Bibliografia Locha, M & Ashley, P. (2008). Gestão por competências. Um estudo e proposta de modelo alinhado à gestão do conhecimento e objetivos estratégicos organizacionais, in IV congresso Nacional de Excelência em Gestão. Mintzberg, T. (1992). The strategy process: concepts and contexts. Englewood Cliffs. Stafford, I. (2005). Coaching for long-term athlete development: to improve participation and performance in sport. Leeds: Sports Coach UK. Teixeira, E. (2013). Futebol: Coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Trabalho enquadrado no âmbito da defesa do Título de Especialista na área de Desporto, modalidade desportiva de futebol (não publicado). Wein, H. Fútbol. (2004). A la medida del niño (vol. 1 e 2). Centro de estúdios, desarrollo e investigation del fútbol. Weinberg, R. & Gould, D. (2003). Foudations of sport and exercise psychology. Human Kineticks. USA.
- Does the distribution of the weekly training load account for the match results of elite professional soccer players?Publication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Loureiro, Nuno; Padinha, Vítor; Ferreira, Bruno; Mendes, BrunoThe aim of the study was to compare training load (TL) of the days preceding a win, draw or defeat in asample of elite professional soccer players across the in-season 2015/16.Methods.:Twenty elite soccer players participated in this study. Total distance covered, high-speed running distance(HSRD), average speed, session rate of perceived exertion (s-RPE) and Hooper index scores (HI) were collected. Datafrom 24 weeks with one match were analysed through the match-day (MD-5, 4, 3, 2, 1) and MD+1.Results.:The main finding emerges in MD-1, where a longer training duration preceding draws(95.1 ± 1.5 min) > defeats (91.5 ± 1.6 min) > wins (84.7 ± 0.5 min) was found, while total distance andaverage speed were higher in wins (3628.6 ± 57.2 m) > draws (3391.3 ± 153.3 m) > defeats(3236.1 ± 113.7 m) and draws (130.7 ± 17.6 m/min) > wins (86.0 ± 6.9 m/min) > defeats(54.8 ± 7.1 m/min), respectively. HSRD was higher in draws (42.8 ± 0.6 m) > wins (36.1 ± 1.7 m) >defeats (35.8 ± 1.7 m). In MD+1, there were differences in HI between wins vs draws (p<0.01).Conclusions.:The results are drawn from one team that participated in UEFA Champions League. It was observedthat different TL applied in training sessions can influence match result. Our findings can be considered in futuresoccer planning and periodization to win matches. This study emphasizes the use of HI especially in the dayfollowing the match
- Effects of match location, match result and the quality of opposition in training load on a two-matches week in a top-class elite European soccer teamPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Loureiro, Nuno; Padinha, Vitor; Ferreira, Bruno; Mendes, BrunoThe aim of this study is to analyse effects of match location, match result and level of opponents in training load on the two following days of the match (MD+1; MD+2) in a top-class elite soccer European team. Nine players participated in this study. Total distance covered, distances of different exercise training zones (1–5) and average speed (AvS) were analysed. The session rating of perceived exertion (s-RPE) and Hooper Index scores (fatigue, stress, sleep quality, delayed onset muscle soreness-DOMS) were also analysed. Data was analysedregarding the two following days of a match. All weeks analysed included two matches. The results showed lower values of DOMS, effect size (ES)= 1.69, and fatigue ES=1.25, on the day following an away-win match than a home-defeat match against a bottom level opponent (all, p<0.05). It was also observed higher values of sleep quality ES=1.44, zone 1, ES=-4.35, and AvS, ES=-12.65, but lower values of s-RPE, ES=3.52, on the day following away-win match against a national top-level opponent (TLO). Finally, higher values for zone 3, ES=1.71, and lower value for AvS, ES=-6.06 were observed on the day following away-win match than a home-defeat match against champions league opponent number 1 (all, p<0.05). Total distance, AvS and zone 4 were higher after playing national opponents and/or champions league opponents in MD+1 than MD+2. The pattern of training load seems to be affected by situational variables. In general, the higher the quality of the opponents, the higher Hooper index in MD+1. S-RPE seems to be higher after playing a bottom level opponent when compared with the other opponents. Also, after playing national opponents, total distance, zones 1 and 4 were higher than against international opponents.
- Effects of match location, match result and the quality of opposition in training load on a two-matches week in a top-class elite European soccer teamPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Loureiro, Nuno; Padinha, Vítor; Ferreira, Bruno; Mendes, Bruno: It is well known that soccer and performance can be affected by situational variables. Thus, the purpose of this study is to analyse effects of match location, match result and level of opponents in training load on the two following days of the match (match-day [MD] plus [+], MD+1; MD+2) in a top-class elite soccer European team that played in UEFA Champions League during in-season 2015/16. Nine players participated in this study. A global positioning system (GPS) was used to measure total distance covered, distances of different exercise training zones (1–5) and average speed (AvS). The session rating of perceived exertion (s-RPE) and Hooper Index scores (fatigue, stress, sleep quality, delayed onset muscle soreness-DOMS) were also collected. Data was analysed regarding the two following days of a match. All weeks analysed included two matches. The main results showed higher values of DOMS, ES= 1.69, and fatigue ES=1.25, on the day following an away-win match. It was also observed higher values of sleep quality ES=1.44, zone 1, ES=-4.35, and AvS, ES=-12.65, but lower values of s RPE, ES=3.52, on the day following away-win match against a national top-level opponent (TLO). Finally, higher values for zone 3, ES=1.71, and lower value for AvS, ES=-6.06 were observed on the day following away-win match. Total distance, AvS and zone 4 were higher after playing national opponents in MD+1 than MD+2 and/or champions league opponents. The pattern of training load seems to be affected by situational variables. In general, the higher the quality of the opponents, the higher Hooper index in MD+1. S-RPE seems to be higher after playing a bottom level opponent when compared with the other opponents. Also, after playing national opponents, total distance, zone 1 and zone 4 were higher than against international opponents.
- External match load in amateur soccer: the influence of match location and championship phasePublication . Miguel, Mauro; Oliveira, Rafael; Brito, João; Loureiro, Nuno; García-Rubio, Javier; Ibáñez, Sergio JoseAssessment of the physical dimension implicit in the soccer match is crucial for the improvement and individualization of training load management. This study aims to: (a) describe the external match load at the amateur level, (b) analyze the differences between playing positions, (c) verify whether the home/away matches and if (d) the phase (first or second) of the championship influence the external load. Twenty amateur soccer players (21.5 ± 1.9 years) were monitored using the global positioning system. The external load was assessed in 23 matches, where 13 were part of the first phase of the competition (seven home and six away matches) and the other 10 matches belonged to the second (and final) phase of the championship (five home and five away matches). A total of 173 individual match observations were analyzed. The results showed significant differences between playing positions for all the external load measures (p < 0.001). There were higher values observed in the total distance covered for central defenders (p = 0.037; ES = 0.70) and in high-intensity decelerations for forwards (p = 0.022; ES = 1.77) in home matches than in away matches. There were higher values observed in the total distance (p = 0.026; ES = 0.76), relative distance (p = 0.016; ES = 0.85), and moderate-intensity accelerations (p = 0.008; ES = 0.93) for central defenders, in very high-speed running distance for forwards (p = 0.011; ES = 1.97), and in high-intensity accelerations (p = 0.036; ES = 0.89) and moderate-intensity decelerations (p = 0.006; ES = 1.11) for wide midfielders in the first phase than in the second phase of the championship. Match location and championship phase do not appear to be major contributing factors to influence the external load while the playing position should be used as the major reference for planning the external training load.
- Field-based tests for the assessment of physical fitness in children and adolescents practicing sport: a systematic review within the ESA programPublication . Tabacchi, Garden; Lopez Sanchez, Guillermo F.; Nese Sahin, Fatma; Kizilyalli, Meltem; Genchi, Rosario; Basile, Michele; Kirkar, Musa; Silva, Carlos Manuel Marques; Loureiro, Nuno; Teixeira, Eduardo; Demetriou, Yolanda; Sturm, David Joseph; Pajaujene, Simona; Zuoziene, Ilona J.; Gómez-López, Manuel; Rada, Ante; Pausic, Jelena; Lakicevic, Nemanja; Petrigna, Luca; Feka, Kaltrina; Ribeiro, Ana; Alesi, Marianna; Bianco, AntoninoHigh levels of physical fitness (PF) can positively affect both health and cognitive function, thus monitoring its levels in youth can help increase health and quality of life in adult populations later on. This systematic review aims to identify PF field-based tests used in young European populations practicing sport to find tools that are adequate for the considered target involving a new battery within the Enriched Sport Activities (ESA) project. The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) statement was followed. In the 83 identified articles, the main tests used were: vertical/horizontal jumps (for muscular strength/power); pushups, running at maximum effort, sit-ups (for muscular strength/endurance); multistage nonintermittent and intermittent tests (for aerobic endurance); sit and reach (for flexibility); sprinting and agility T-tests (for speed and agility, respectively); 10 × 5 m shuttle run (SR) (for both speed and agility). Few studies assessed coordination, reaction time, power, and balance. Although the selected tests are widely used and validated, they do not determine all PF aspects and do not reflect sport-specific features.A final decision was made for the inclusion of the following tests: standing broad jump, seated medicine ball throw, 20 m SR test, 30 m sprint, Illinois test, and a new test, i.e., the crunning test, to assess different skill-related components at once. The use of this combination of tests allows for the assessment of all PF components and can help planning effective training programs and cultivate sporting talent.