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- A Brief Review on Processes for Cartilage RepairPublication . Moura, Carla; Santos-Rocha, RA; Franco, Susana; Malça, Cândida; Galhano, Cristina; Henriques, Marta; Morouço, PedroThe aim of the present review was to highlight some of the available processes for cartilage repair and regeneration. Considering the high impact that cartilage degeneration has in the quality of life, in an aging society, efforts to promote better treatments are crucial. The current available processes have advantages and drawbacks, that should be further investigated, aiming to obtain tailored and successful repair. Finally, some suggestions for tissue engineering strategies are presented, so that the scientific community can debate pros and cons to be investigated.
- Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de GinásioPublication . Ramos, Liliana; Franco, Susana; Oliveira, Rafael; Carvalhinho, LuísO objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico. Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios. Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.
- Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizadaPublication . Franco, Susana; Rodrigues, José; Castañer i Balcells, MartaEste estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido, Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados: Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram; os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras, durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer. Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence; there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class, spend most of the time in exercise.
- Comportamento pedagógico dos instrutores de Fitness em aulas de grupo de localizada - Comportamento observado, percepção, preferência e satisfação dos praticantesPublication . Franco, SusanaO presente trabalho centrou-se no estudo do comportamento pedagógico dos instrutores da actividade de grupo de Fitness Localizada. Foi construído e validado um novo sistema de observação do comportamento dos instrutores de aulas de grupo de Fitness (SOCIF), o qual foi utilizado para codificar os comportamentos observados nos vídeos das aulas de Localizada de 62 instrutores, caracterizando a sua intervenção. Foi também construído e validado um questionário acerca da percepção e da preferência do comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de Fitness, com o qual foi possível aceder à percepção e à preferência dos praticantes de Localizada (n = 447) acerca do comportamento do instrutor. Foi ainda colocada uma questão acerca da satisfação global dos praticantes com o instrutor. A preferência, a satisfação específica (preferência - percepção) dos praticantes com cada um dos comportamentos e a satisfação global foram também caracterizadas. Foram colocadas 7 hipóteses de estudo, tendo-se concluído o seguinte. H1: Verificou-se existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos: Correcção Com Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Alunos Sem Exercício. No comportamento de Gestão Com Exercício verificou-se existir uma associação linear significativa, mas negativa, em vez de positiva. Não se verificou existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos de Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e de Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Constatou-se existirem também outras relações lineares significativas entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes: Informação Com Exercício, Informação Sem Exercício, Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Positiva Com Exercício; Afectividade Positiva Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Afectividade Negativa Sem Exercício; Pressão Com Exercício; Pressão Sem Exercício; Conversas Com Outros Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H2: Apenas se verificou existir associação linear significativa positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes em 7 dos 33 comportamentos, nomeadamente: Informação Com Exercício; Questionamento Com Exercício; Afectividade Positiva (Com e Sem Exercício); Afectividade Negativa Sem Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Outros Com Exercício. Constatou-se também existir uma relação linear significativa entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes, mas negativa, em vez de positiva, na Avaliação Positiva Sem Exercício. H3: Verificou-se existir associação linear significativa positiva entre a percepção e a preferência dos praticantes em todos os 33 comportamentos. H4: Não se verificou existir associação linear significativa entre a satisfação global e o comportamento observado, como era suposto, no caso da Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício) e Informação (Com e Sem Exercício), Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Correcção (Com e Sem Exercício), tendo-se encontrado uma associação linear significativa positiva na Pressão Com Exercício. Foram também encontradas outras associações lineares significativas, nomeadamente: Demonstração Sem Informação; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H5: Apesar de se ter constatado existir associação linear significativa negativa entre a satisfação global e a satisfação específica nos comportamentos de Informação (Com e Sem Exercício), Correcção Sem Exercício, Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Pressão (Com e Sem Exercício), foi também encontrada relação significativa negativa, em vez de positiva, na Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Foram também encontradas outras associações lineares significativas entre a satisfação global e a satisfação específica, designadamente nos comportamentos: Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Exercício Independente; Observação Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Outros Comportamentos. H6: No que concerne à influência dos comportamentos observados na satisfação global, dado que não foram verificados os pressupostos da regressão linear múltipla na testagem inicial, não se chegou a testar nenhum modelo. H7: Relativamente à influência das variáveis de satisfação específica na satisfação global, apesar de se ter chegado a um mesmo modelo de regressão linear múltipla com os diferentes métodos de procura (Stepwise, Forward e Backward), onde as variáveis Pressão Com Exercício, Outros Comportamentos, Observação Sem Exercício, Avaliação Positiva Sem Exercício e Afectividade Negativa Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor negativo e a Afectividade Negativa Com Exercício e a Gestão Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor positivo, este modelo não é válido pelo facto de não se verificarem alguns dos pressupostos do mesmo.
- Comportamento pedagógico dos instrutores de Fitness em aulas de grupo de Localizada. Comportamento observado, percepção, preferência e satisfação dos praticantes.Publication . Franco, SusanaO presente trabalho centrou-se no estudo do comportamento pedagógico dos instrutores da actividade de grupo de Fitness Localizada. Foi construído e validado um novo sistema de observação do comportamento dos instrutores de aulas de grupo de Fitness (SOCIF), o qual foi utilizado para codificar os comportamentos observados nos vídeos das aulas de Localizada de 62 instrutores, caracterizando a sua intervenção. Foi também construído e validado um questionário acerca da percepção e da preferência do comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de Fitness, com o qual foi possível aceder à percepção e à preferência dos praticantes de Localizada (n = 447) acerca do comportamento do instrutor. Foi ainda colocada uma questão acerca da satisfação global dos praticantes com o instrutor. A preferência, a satisfação específica (preferência - percepção) dos praticantes com cada um dos comportamentos e a satisfação global foram também caracterizadas. Foram colocadas 7 hipóteses de estudo, tendo-se concluído o seguinte. H1: Verificou-se existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos: Correcção Com Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Alunos Sem Exercício. No comportamento de Gestão Com Exercício verificou-se existir uma associação linear significativa, mas negativa, em vez de positiva. Não se verificou existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos de Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e de Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Constatou-se existirem também outras relações lineares significativas entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes: Informação Com Exercício, Informação Sem Exercício, Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Positiva Com Exercício; Afectividade Positiva Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Afectividade Negativa Sem Exercício; Pressão Com Exercício; Pressão Sem Exercício; Conversas Com Outros Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H2: Apenas se verificou existir associação linear significativa positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes em 7 dos 33 comportamentos, nomeadamente: Informação Com Exercício; Questionamento Com Exercício; Afectividade Positiva (Com e Sem Exercício); Afectividade Negativa Sem Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Outros Com Exercício. Constatou-se também existir uma relação linear significativa entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes, mas negativa, em vez de positiva, na Avaliação Positiva Sem Exercício. H3: Verificou-se existir associação linear significativa positiva entre a percepção e a preferência dos praticantes em todos os 33 comportamentos. H4: Não se verificou existir associação linear significativa entre a satisfação global e o comportamento observado, como era suposto, no caso da Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício) e Informação (Com e Sem Exercício), Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Correcção (Com e Sem Exercício), tendo-se encontrado uma associação linear significativa positiva na Pressão Com Exercício. Foram também encontradas outras associações lineares significativas, nomeadamente: Demonstração Sem Informação; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H5: Apesar de se ter constatado existir associação linear significativa negativa entre a satisfação global e a satisfação específica nos comportamentos de Informação (Com e Sem Exercício), Correcção Sem Exercício, Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Pressão (Com e Sem Exercício), foi também encontrada relação significativa negativa, em vez de positiva, na Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Foram também encontradas outras associações lineares significativas entre a satisfação global e a satisfação específica, designadamente nos comportamentos: Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Exercício Independente; Observação Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Outros Comportamentos. H6: No que concerne à influência dos comportamentos observados na satisfação global, dado que não foram verificados os pressupostos da regressão linear múltipla na testagem inicial, não se chegou a testar nenhum modelo. H7: Relativamente à influência das variáveis de satisfação específica na satisfação global, apesar de se ter chegado a um mesmo modelo de regressão linear múltipla com os diferentes métodos de procura (Stepwise, Forward e Backward), onde as variáveis Pressão Com Exercício, Outros Comportamentos, Observação Sem Exercício, Avaliação Positiva Sem Exercício e Afectividade Negativa Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor negativo e a Afectividade Negativa Com Exercício e a Gestão Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor positivo, este modelo não é válido pelo facto de não se verificarem alguns dos pressupostos do mesmo.
- Dançar – Vivências contemporâneas na comunidadePublication . Varregoso, Isabel; Monteiro, Elisabete; Rodrigues, José; Franco, Susana; Alves, SusanaA Dança na Comunidade constitui um conceito abrangente que evidencia uma diversidade de práticas, filosofias e abordagens que interessa estudar. Como atividade participativa e inclusiva, permite uma troca mútua, destacando a valorização individual e coletiva pela motivação, sentido de pertença e de conexão sem limites ou limitações. Na atualidade, são vivenciadas um conjunto de danças de inspiração tradicional miscigenadas com influências contemporâneas, as quais retomam a vivência dos bailes à antiga, onde as pessoas convivem e se divertem unidas pelo prazer de dançar. Pretendemos analisar o(s) contexto(s) em que decorre(m) estas danças, caraterizá-las de forma genérica, e perceber o que as pessoas encontram nestes contextos.
- Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula em aulas de grupo de fitness – aplicação piloto em idososPublication . Dias, Isabel; Franco, Susana; Ramos, Liliana; Simões, VeraO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF) bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Participaram no estudo 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por 2 dimensões, 36 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores de fitness, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento dos instrutores de fitness que influencia o clima em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo, no contexto do fitness, e em diferentes tipos de população.
- Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)Publication . Luís, Telma; Simões, Vera; Ramos, Liliana; Franco, SusanaConsiderando as especificidades e princípios do método Pilates, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução dos técnicos de exercício físico na atividade de Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após diversos procedimentos metodológicos para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dois critérios/dimensões (momento e conteúdo) e 15 categorias. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 técnicos de exercício físico na atividade de Pilates que permitiu caracterizar a sua intervenção assim como compará-la relativamente às fases da aula (aquecimento, parte fundamental e relaxamento/alongamento) e do exercício (antes, durante e após o exercício). Os resultados do estudo piloto demonstraram que a maioria das categorias referidas pelos técnicos de exercício físico estão de acordo com os princípios da modalidade de Pilates, o que pode justificar a sua elevada utilização. Foram encontradas diferenças no total da instrução nas diferentes fases da aula e entre as diferentes fases da aula e do exercício.
- Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Enhancing student well-being: the Impact of a mindfulness-based program (Mind7+) on stress, anxiety, sleep quality, and social Interactions in a sample of portuguese university studentsPublication . Pinto, Paula; Franco, Susana; Alves, Susana; Januário, Patrícia; Barroso, IsabelThere is an urgent need to promote mental health strategies in university students, and mindfulness-based interventions provide alternative and complementary approaches. The present study aimed to investigate the impact of a mind-fulness-based program (Mind7+) on Portuguese students from the Polytechnic University of Santarem, focusing on stress levels, depression, anxiety, and sleep quality. The intervention consisted of a 8 week mindfulness-based program, with six presential sessions and two online sessions. The participants completed self-filled validated questionnaires before and after intervention. The study revealed that Mind7+ program not only positively influenced stress levels, anxiety, and sleep quality among university students but also had a positive impact on their social interactions. A correlation between sleep quality and frequency of individual practices was observed. The observed medium effect size under-scores the practical relevance of Mind7+ program and the potential of mindfulness-based interventions in higher education to enhance both individual well-being and social connections.
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