Browsing by Author "Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial)"
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- Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PELPublication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- CUIDADOS DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA COM PESSOA IDOSA INSTITUCIONALIZADA: APLICAÇÃO DO MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIARPublication . Frazão, Inês; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Nunes, Ana; Pascoal, Dina; Jorge, MarianaIntrodução A institucionalização das pessoas idosas é tida como um processo muito complexo, que implica uma adaptação e reestruturação da vida da pessoa e da sua família, sendo um motivo de preocupação por parte destas. Os enfermeiros, especialmente os com competências em enfermagem familiar, estão capacitados para intervir nessas famílias, com o intuito de promover laços de proximidade entre os idosos institucionalizados e a família, bem como a estabilidade e funcionamento da família. O referencial teórico e operativo que norteou o desenvolvimento do estudo de caso e as ações implementadas teve a sua base no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF). Objetivos Este trabalho pretende dar visibilidade aos cuidados de enfermagem à família, quando a mesma experiencia a institucionalização de um dos seus elementos: pessoa idosa. Pretende-se ainda analisar a aplicabilidade do MDAIF nas suas dimensões: estrutural, de desenvolvimento e funcional. Metodologia Como opção metodológica recorreu-se ao estudo de caso. Para colheita de informação foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas à família, segundo o MDAIF, na instituição. Foram mobilizados instrumentos de avaliação familiar, de que são exemplo o genograma e ecomapa. Após análise dos dados obtidos com base no MDAIF, foram identificados os diagnósticos e propostas as intervenções de enfermagem. Resultados O estudo teve como alvo uma família com um dos seus membros idoso institucionalizado. De acordo com o MDAIF: na dimensão estrutural constatou-se rendimento familiar insuficiente e na dimensão funcional verificou-se que o processo familiar era disfuncional resultante de comunicação familiar não eficaz. Após avaliação familiar foi estabelecido o plano de intervenção, de forma colaborativa com a família, que permitiu uma transformação positiva dos diagnósticos e consequentes ganhos em saúde familiar sensíveis aos cuidados de enfermagem. Conclusões Este estudo permitiu identificar que os cuidados de enfermagem à família são fundamentais para a estabilidade e funcionamento desta, quando um dos seus membros, pessoa idosa, é institucionalizada. Da análise efetuada emergiu a importância do MDAIF, enquanto guia orientador na formulação de diagnósticos e intervenções familiares, perspetivando o equilíbrio dinâmico da unidade familiar. Referências Bibliográficas Braga, C., Koike, M. K., Saad, K. R., & Pitanga, F. (2019). Idoso institucionalizado: sentimentos dos familiares em relação a institucionalização. International Journal of Health Management Review, 5(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v5i1.153 Figueiredo, M. H. (2012). Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Uma Abordagem Colaborativa em enfermagem de Família. Lisboa: Lusociência. Figueiredo, M. H. (2009). Enfermagem de Família: Um contexto do cuidar. Dissertação de Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Sampaio, S. M. M. (2020). Relação entre idoso institucionalizado e família (Doctoral dissertation).
- Cuidados de Enfermagem centrados na família da pessoa idosa com diabetes: estudo de casoPublication . Frazão, Inês; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Pascoal, Dina; Jorge, Mariana; Fernandes-Jorge, MadalenaIntrodução: Na atualidade, o aumento da incidência e prevalência da diabetes a nível mundial é algo preocupante. Tem-se verificado que as pessoas com diabetes carecem, na maioria das vezes, de cuidados de enfermagem mais desafiadores e exigentes. Os cuidados tornam-se mais complexos quando a pessoa com diabetes é idosa, devido à sua vulnerabilidade. Os enfermeiros que prestam cuidados nas USF assumem, muitas das vezes, um papel privilegiado nos cuidados à pessoa idosa com diabetes e sua família. Pretende-se avaliar o impacto dos cuidados de enfermagem numa família com um membro idoso com diabetes, através da mobilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF). Metodologia: Trata-se de um caso clínico, de uma pessoa idosa com diabetes, com abordagem familiar. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas e familiares, tendo como base a grelha elaborada pela autora do MDAIF para o efeito, e analisada a informação dos aplicativos informáticos resultantes de registos do enfermeiro de família, durante o período de agosto a outubro de 2021. Com os dados obtidos foram elaborados os diagnósticos e propostas as intervenções de enfermagem, segundo o MDAIF. Resultados: Trata-se de uma família nuclear composta pelo casal idoso. Foram identificados diagnósticos de enfermagem que necessitaram de intervenção: Rendimento familiar insuficiente (dimensão estrutural); Satisfação conjugal não mantida (dimensão de desenvolvimento); e Processo familiar disfuncional (dimensão funcional). Após a intervenção verificaram-se ganhos em saúde familiar: rendimento familiar suficiente (com a intervenção da técnica de serviço social); satisfação conjugal mantida; e processo familiar não disfuncional. Estas alterações favoráveis destes diagnósticos contribuíram para o bem-estar da família e influenciaram positivamente a saúde da pessoa idosa com diabetes. Conclusões: O MDAIF, ao ser mobilizado pelo enfermeiro da USF, permitiu dar resposta aos diagnósticos familiares de enfermagem identificados. Mostrou ser sensível às necessidades da família, como unidade de cuidados, tendo contribuído para a melhoria do funcionamento familiar. Para além disso, e visto que o sistema familiar é o alvo de cuidados de enfermagem - que se focalizam tanto na família como um todo, quanto nos seus membros individualmente, respondeu, simultaneamente, às necessidades individuais da pessoa idosa com diabetes, perspetivando-se ganhos na sua saúde. Referências Bibliográficas • Figueiredo, M. H. (2009). Enfermagem de Família: Um contexto do cuidar. [Tese de Doutoramento, Universidade do Porto/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/20569 • Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Lusociência. • Santos, A. R. P. D. (2019). Intervenções de Enfermagem no autocuidado da pessoa idosa com diabetes mellitus tipo II. [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa/Escola Superior de Enfermagem de Lisboa]. Repositório Comum. http://hdl.handle.net/10400.26/32051 • Raposo, J. F. (2020). Diabetes: Factos e Números 2016, 2017 e 2018. Revista Portuguesa de Diabetes, 15(1), 19–27.
- DIAGNÓSTICO DE SAÚDE EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA: CRIANÇAS DO 1.º CICLO COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADEPublication . Frazão, Inês; Nunes, Ana; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Pascoal, Dina; Jorge, MarianaA Obesidade Infantil é considerada uma doença pediátrica, que apresenta uma enorme prevalência no Mundo e na Europa, seguindo Portugal a mesma tendência. É primordial diagnosticar e intervir precocemente pois a obesidade infantil é preditiva de obesidade na idade adulta, e das comorbilidades que daí possam advir. Torna-se essencial modificar comportamentos e hábitos de vida das crianças, responsabilizando e capacitando precocemente os pais, alertando que estamos perante um grave problema de saúde pública. Objetivos: Avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, inscritas na unidade de saúde. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal com a recolha de dados das crianças em seguimento no Programa de Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil numa Unidade de Saúde. O período de recolha de dados foi de março de 2022 a junho de 2022. Posteriormente, foram analisadas as variáveis da idade, sexo, peso, estatura e IMC. Foram incluídas no estudo um total de 252 crianças, sendo 130 (52,6%) do sexo masculino e 133 (48,4%) do sexo feminino. Após a recolha e análise dos dados, verificou-se que a maioria, ou seja, 174 (69%) crianças apresentavam um peso normal. Destacou-se ainda que 9 (3,6%) crianças apresentavam baixo-peso e 69 (27,4%) crianças apresentavam excesso de peso. Destas, 45 (17,9%) crianças apresentaram pré-obesidade e 24 (9,5%) eram obesas. Não se verificou diferença significativa no variável sexo. Conclusões: A prevalência de crianças, nesta amostra, com excesso de peso foi elevada. A promoção da saúde sobre a temática deverá ser iniciada o mais precocemente possível, em que a capacitação da criança e da família é fundamental, de forma a permitir-lhes fazer escolhas saudáveis ao longo da vida. Com o presente estudo verificou-se a necessidade de elaborar, na unidade de saúde, um projeto de intervenção de enfermagem comunitária para as crianças com excesso de peso ou em situação de obesidade, e para as suas famílias. Perspetiva-se, a longo prazo, promover, através da estratégia da educação para a saúde, uma mudança nos hábitos alimentares das crianças e suas famílias e melhorar a sua qualidade de vida
- Enfermagem e hipertensão arterial - Um projeto de intervenção comunitáriaPublication . Nóbrega, Tercio; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial)A hipertensão arterial é uma doença crónica, sendo o principal fator de risco de doença cardiovascular, causando elevada mortalidade a nível mundial. Pretende-se analisar a experiência realizada no estágio de Enfermagem Comunitária. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: quais as intervenções de enfermagem no empowerment aos idosos com hipertensão arterial? Nas evidências obtidas identificou-se o empowerment como intervenção de enfermagem aos idosos com hipertensão arterial. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, e como estrutura de abordagem comunitária para as intervenções, o modelo sistémico de Betty Neuman, elaborou-se o diagnóstico de enfermagem, que levou à intervenção comunitária “Hiper(A)tensão ao seu Coração” com o objetivo de aumentar os conhecimentos face à hipertensão arterial e a potencial adoção de comportamentos saudáveis, nos idosos com 65 ou mais anos de um bairro social. Os resultados apontam um aumento de conhecimentos médio de 22%, demonstrando o impacto positivo do projeto
- Impact of confinement resulting from Covid 19 on Quality of Life, Mental Health and Psychological Well Being in Higher Education Students in Santarém and LeiriaPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiBackground: The coronavirus context in higher education disrupted students' lives. Restrictions on social mobility and the consequent reduction in interpersonal contacts brought unprecedented stressful situations, as well as marked changes in their daily lives, challenging the feeling of loneliness and the very perception of social isolation, with consequences on their quality of life. Methods: A cross-sectional descriptive study was carried out. Participants were 775 students, aged between 17 and 55 years, aiming to describe the self-perception of the evaluated mental health dimensions by the Anxiety, Depression and Stress Scales; the Psychological Well-Being by the Manifestation of Psychological Well-Being Measure Scale and to evaluate the quality of students' lives by WOOQOL-Bref. Collected data were analyzed with IBM SPSS Statistics for Windows software, Version 27.0. Results: The results obtained, in the global sample considered, revealed that the lowest average corresponds to anxiety (0,52 ± 0.76), followed by depression (0,67 ± 0,96) and stress (0,90 ± 0,87). Regarding psychological well-being, the lowest average corresponds to social involvement (2,39 ± 1,10), followed by happiness (2,91 ± 1,22), self-esteem (2,9 5 ± 0,91), control of self and events (2,96 ± 0,97), mental balance (2,97±1,14) and sociability (3,21±1,13). Regarding the quality of life, between the social relationship’s domain (52,71 ± 19,10) and the environment domain (53,92±10,48), there were no statistically significant differences. The highest mean value occurred in the physical domain (64,87±12,54) and the lowest in the psychological one (49,60 ±16,18). We also found significant differences in terms of polytechnic institute attended and gender. Conclusion: The obtained results provide the basis to design and develop a targeted intervention main program focused on the empowerment of higher education students. Build a literacy program with health education strategies, starting from their own perceptions and responses to the experienced situations.
- IMPACT OF COVID 19 LOCKDOWN IN DEPRESSION, ANXIETY, STRESS AMONG STUDENTS IN POLYTECHNIC OF SANTAREM AND LEIRIAPublication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Gonzaga, Luis; Silva, Mário Ribeiro da; Rosa, Marta; Matos, Rui; Amendoeira, JoséAbstract Background: The context of coronavirus on higher education caused upsetting consequences on students’ lives. The restrictions on social mobility and the consequent reduction of interpersonal contacts brought them unprecedented stressful situations. The extent and quality of adaptation to these situations, due to the uniqueness of each person's resources, needs to be early known preventing eventual and serious psychological disorders. This study aimed to assess stress, anxiety, and depression among undergraduate students from both Santarém and Leiria Polytechnic Institutes. Methods: A descriptive cross-sectional correlational study was performed in the period immediately after the first lockdown. Participants were 775 students (females = 73.5%), aged between 17 and 55 years. All of them completed measures of the Depression Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21; in the Portuguese version EADS, by Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004). Collected data were analyzed with IBM SPSS Statistics for Windows software, Version 27.0. Results: According to DASS-21 scoring instructions (Lovibond & Lovibond, 1995), results showed that most participants had experienced a normal level of depression (72.5%), anxiety (79.7%) and stress (87.6%). However, about 4.7% and 1.8% of respondents, respectively, report a severe or extremely severe level of anxiety or depression. We also found significant differences for the three dimensions in terms of polytechnic institute attended, gender, age categories, and marital status. Conclusion: The findings suggest that higher education institutions must understand this phenomenon experienced and develop strategies for improving students' mental health, especially in vulnerable groups. The importance of a transdisciplinary approach is emphasized and the involvement of all educational stakeholders is encouraged.
- IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTARÉM E LEIRIAPublication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui; Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Coelho, Teresa; Borrego, C.Background: Estudar o Impacto da pandemia Covid-19 nos estudantes do ensino superior torna-se evidente, já que é uma doença infeciosa, que tem consequências não só ao nível da saúde física, mas também da saúde mental, do bem-estar psicológico e qualidade de vida. A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais com impacto em 99,4% da população estudantil do mundo. O ensino a distância apresentou-se como a solução. Esta situação veio trazer alterações significativas na vida das escolas e principalmente na vida dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e posteriormente identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. A população é constituída pelos estudantes que frequentam o ensino superior, dos dois Institutos. Aplica-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da OMS. O tratamento e análise dos dados será realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: a relação entre os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente permitirá caraterizar a qualidade de vida dos estudantes. Conclusão: Com a avaliação do impacto da pandemia Covid-19, pretendemos desenvolver um programa on-line de promoção da qualidade de vida.
- Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e LeiriaPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiIntrodução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.
- Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiria.Publication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiIntrodução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.
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